Questões de Concursos: História da Arte no Brasil

Prepare-se para a prova com questões de História da Arte no Brasil de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q351996 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.

A Folia de Reis é uma das várias comemorações de caráter religioso que se repetem há séculos no Brasil. Grupos de cantadores e músicos percorrem as ruas de pequenas cidades no mês de agosto.

12 Q351793 | Artes, História da Arte no Brasil, Instrutor de Artes Plásticas e Artesanato, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

São nomes de obras de Anita Malfatti:

13 Q352013 | Artes, História da Arte no Brasil, Projetista, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Dois projetistas de valores conversavam sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 para o desenvolvimento das artes no Brasil. Um dos profissionais afirmou que aquela semana foi um marco para a modernidade da pintura no país, pois rompeu com a tradição acadêmica e estimulou artistas tímidos e hesitantes. Foi um verdadeiro festival dadaísta que chocou o conservadorismo burguês. O outro projetista aquiesceu, complementando enfaticamente que, naquele acontecimento cultural, os seus idealizadores, na verdade, pretendiam

14 Q352016 | Artes, História da Arte no Brasil, Instrutor de Artes Plásticas e Artesanato, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

O movimento antropofágico, que propunha a deglutição da cultura européia, transformando-a em algo bem brasileiro, foi liderado por Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, em 1928. A obra de Tarsila do Amaral, que deu início a essa fase, junto com o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, foi:

15 Q352015 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCE

Quando analisamos obras de arte devemos sempre lembrar que elas participam ativamente das ambiências e manifestações estéticas de nossa vida quotidiana, tanto direta, quanto indiretamente. Nesse sentido, ao longo dos estudos escolares, não devemos esquecer dos componentes que se inter-relacionam no processo artístico, para que possamos entender e refletir convenientemente sobre o fazer artístico: os autores/artistas, os produtos artísticos/obras de arte. Nesse processo, o papel do público/audiência/espectadores:

17 Q351762 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à arte e ao folclore brasileiro, julgue os itens a seguir.

O folclore é um meio que o povo tem para compreender o mundo. Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, os objetos de cerâmica, madeira e couro, e ainda os tecidos, as rendas, os adornos e as miçangas.

18 Q351534 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

A Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, foi uma homenagem a diversos artistas que apresentavam em suas obras uma estética conservadora.

19 Q351560 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Sérgio Milliet refere-se a José Ferraz de Almeida Júnior, pintor de origem paulista, como um artista:

20 Q352235 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A história da arte no Brasil é fundamental para a formação de nossa identidade cultural. Nessa história, um elemento social foi importante para a solidificação dos saberes artísticos e para o ensino das artes visuais pintura, desenho, escultura, instalação, performance, fotografia e cinema), tendo colocado o Brasil no roteiro das grandes ações mundiais em artes visuais. Trata-se do (da)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.