Questões de Concursos: História da Geografia

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11 Q851710 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

“O conceito de paisagem esteve quase que ausente da geografia física moderna e não suscitou estudos específicos, sendo qualquer tentativa neste sentido um motivo para uma reflexão metodológica e de desenvolvimento de uma pesquisa que, em parte, supere os limites da geografia física tradicional”. O sistema taxonômico de classificação da paisagem, criado por Bertrand (1968) possui seis níveis, os elementos climáticos e estruturais ocupam as unidades superiores e os elementos biogeográficos e antrópicos as unidades inferiores” (BERTRNAD, 1968, p.461 - 464. tradução nossa). Fonte: BERTRAND, G. (1968). Paisaje y Geografia Física Global. In: MENDOZA, J. G. et. al.(2002) El Pensamiento Geográfico. Ed. Alianza. Madrid.
Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das unidades da paisagem superiores e inferiores:

12 Q851145 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Geografia, AMEOSC, 2020

No que se refere ao ensino fundamental, é importante considerar quais são as categorias mais adequadas da Geografia para os alunos, juntamente com os objetivos de aprendizagem nesta etapa da escolaridade. Assim, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia, o objeto central de estudo deve ser:

13 Q851224 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de São Francisco MG Professor Geografia, COTEC, 2020

“Os estudos culturais, utilizados em pesquisas do campo das ciências humanas, entre as quais a Geografia, contribui para o entendimento e a interpretação das práticas dos pequenos grupos, das minorias e dos excluídos da sociedade globalizada, e nos apontam que existe uma série de grupos organizados, de fóruns, de ONG organizadas e articuladas internacionalmente, em uma onda transnacional. Dentro desse contexto, a tecnologia social desenvolvida por esses grupos hoje é vendida como know-how”.

Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240454>. Acesso em: 5 fev. 2020. Adaptado.

A sentença que apresenta a ideia central do texto é

14 Q849886 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Geografia, AMEOSC, 2020

Leia o trecho e responda: “Na história do pensamento geográfico, o pensador ___________, responsável por definir a concepção que seria posteriormente conhecida como Determinismo Geográfico, defendia que o homem é resultado de suas relações com o meio, ou seja, seu lugar no espaço determinaria suas relações da vida em sociedade.” A lacuna se refere à:

15 Q848337 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Geografia, FURB, 2020

Sobre o conceito de espaço e as correntes da Geografia, assinale a correta:

16 Q850071 | Geografia, História da Geografia, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Professor de Geografia 6 ao 9 ano, AV MOREIRA, 2020

Segundo Cavalcanti (2011), as categorias de análise da geografia em sala de aula servem ao pensar. Neste sentido, a categoria de análise a ser trabalhada em uma aula que valorize o cotidiano, as relações de proximidade, ou seja, a subjetividade do aluno é a categoria:

17 Q944557 | Geografia, História da Geografia, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

O excerto a seguir apresenta alguns dos efeitos de um conjunto de medidas econômicas implementadas no Brasil no século passado.
“De fato, nesta época, o país conseguiu crescer exponencialmente, cerca de 10% ao ano, e atingiu, em 1973, uma marca recorde do Produto Interno Bruto (PIB), que aumentou 14%. O avanço veio acompanhado também de uma forte queda de inflação. A taxa, medida na época pelo Índice Geral de Preço (IGP), caiu de 25,5% para 15,6% no período. O que não se explica diante desse número, entretanto, é o fato de o crescimento ter sido muito bom para empresários, e ruim para os trabalhadores. Para que o plano de crescimento funcionasse, os militares resolveram conter os salários, mudando a fórmula que previa o reajuste da remuneração pela inflação, o que levou a perdas reais para os trabalhadores.”
Extraído de: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/29/economia/1506721812_344807.html#?rel=lom
Com base no excerto, o fenômeno de significativo crescimento econômico ficou conhecido como

18 Q944554 | Geografia, História da Geografia, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

A cultura da juventude é um dos fenômenos mais interessantes dos últimos quarenta anos do século XX. A juventude passou a ser associada a duas ideias centrais da modernidade: primeiro, à ideia de que representava a novidade; segundo, à ideia de que a novidade era melhor do que aquilo que até então havia sido experimentado. A partir do final dos anos de 1960, é formada toda uma cultura jovem urbana, que compartilhava valores, formas de se vestir, práticas de lazer e gostos. Esse fenômeno está diretamente associado à expansão da indústria cultural de massas, com a hegemonia esmagadora do American Way of Life e o poderio econômico, político e cultural dos EUA no pós-guerra. São exemplos dessa nova cultura jovem nas sociedades urbanas Ocidentais da década de 1960:

19 Q944553 | Geografia, História da Geografia, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

A separação do mundo em dois espaços geográficos bem definidos e radicalmente distintos, o Ocidente e o Oriente, foi uma ação também realizada por intelectuais e cientistas europeus, especialmente, durante o processo de colonização dos povos africanos e asiáticos no século XIX. A partir de então, construiu-se, segundo Edward Said, um imperialismo que não é exclusivamente econômico e político, mas também cultural. Para a estética cultural imperialista, afirma-se que
I. intelectuais e cientistas europeus definem o Oriente a partir do olhar da cultura ocidental. II. o conhecimento científico do século XIX considera a pluralidade dos saberes e povos, incluindo as tradições não-escritas. III. o Ocidente e o Oriente são considerados como blocos antagônicos e homogêneos. IV. a neutralidade do conhecimento científico é defendida, embora esse pensamento esteja alicerçado na crença da superioridade europeia sobre os demais povos.
Estão corretas as afirmativas

20 Q914461 | Geografia, História da Geografia, Cocalzinho, MPEGO, MPE GO, 2023

Qual é o principal fator que levou à expansão territorial do Brasil para além dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas?
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