Questões de Concursos: História das vacinas e dos antibióticos

Prepare-se para a prova com questões de História das vacinas e dos antibióticos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q223701 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

É muito importante conhecer as diferenças entre vacinas e antibióticos, considerando-se seus mecanismos de ação. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. I. As vacinas têm o propósito de estimular o corpo a produzir substâncias de defesa (anticorpos). II. Os antibióticos são substâncias que agem diretamente contra os agentes causadores de doenças, com o objetivo de destruí-los. III. Pode-se dizer que as vacinas têm efeito mais duradouro que os antibióticos.

12 Q225073 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

Ao observar que bactérias não cresciam no mesmo meio de cultura onde estavam os fungos do gênero Penicillium, o escocês Alexander Fleming deduziu que:

13 Q224866 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

A história do desenvolvimento de vacinas está intimamente ligada à compreensão do seu mecanismo de funcionamento. Ao longo dos séculos, essa compreensão evoluiu com a ciência. Com base nessa evolução histórica e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor se enquadra com o conceito moderno de vacina:

14 Q227646 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

Quando o médico inglês Edward Jenner, em 1796, pôs em contato a secreção de feridas da varíola de bovinos com arranhões no braço do filho de seu jardineiro, inoculando uma forma mais branda da doença, tinha como objetivo:

15 Q224063 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

Ao observar que bactérias não cresciam no mesmo meio de cultura onde estavam os fungos do gênero Penicillium, o escocês Alexander Fleming deduziu que:

16 Q226001 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

A história do desenvolvimento de vacinas está intimamente ligada à compreensão do seu mecanismo de funcionamento. Ao longo historiados séculos, essa compreensão evoluiu com a ciência. Com base nessa evolução histórica e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor se enquadra com o conceito moderno de vacina:

17 Q224961 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

Quando o médico inglês Edward Jenner, em 1796, pôs em contato a secreção de feridas da varíola de bovinos com arranhões no braço do filho de seu jardineiro, inoculando uma forma mais branda da doença, tinha como objetivo:

18 Q224406 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

É comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros.

19 Q221693 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

É comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros.

20 Q223829 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

Ao receber uma certa vacina, o organismo reage da seguinte forma:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.