Questões de Concursos: Imunofarmacologia

Prepare-se para a prova com questões de Imunofarmacologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q476521 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Vários métodos imunoquímicos estão disponíveis para a determinação sérica de imunoglobulinas. Incluem:

I- Radioimunoensaio de deslocamento de fase sólida.

II- Radioimunoensaio de duplo anticorpo.

III- Radioimunoensaio sanduíche de fase sólida.

IV- Enzima imunoensaio sanduíche de fase sólida.

V- Nefelometria.

Para a determinação de IgE, podem ser utilizados

12 Q475087 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Um determinado método pode ser usado para a quantificação de antígenos ou anticorpos em amostras de pacientes e tem como base a ligação covalente de uma enzima a um antígeno ou anticorpo conhecido. O material marcado com a enzima reage com a amostra do paciente e, então, é feito o ensaio da atividade enzimática pela adição do substrato da enzima. É um método sensível e não requer marcadores radioativos e nenhum equipamento especial. Esse método é o:

13 Q478984 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Recentemente, foi aprovado nos Estados Unidos da América o medicamento mvasi (bevacizumabe-awwb), um biossimilar ao avastin (bevacizumabe), já registrado no Brasil para o tratamento do câncer. A respeito desses medicamentos, julgue os seguintes itens. O bevacizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado que neutraliza seletivamente a atividade biológica do fator de crescimento do endotélio vascular humano (VEGF), reduzindo a vascularização e inibindo o crescimento tumoral.

14 Q476216 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A utilização das diversas tecnologias laboratoriais é reconhecida como instrumento imprescindível para a definição diagnóstica e a prevenção de doenças hematológicas. As diferentes metodologias adotadas pela hematologia laboratorial sensibilizam os profissionais hematologistas para a necessidade de constante evolução. Considerando as análises laboratoriais aplicadas na hemoterapia, julgue os itens a seguir.

Os sistemas de grupos sanguíneos denominados sistema ABO demonstram a individualidade dos antígenos eritrocitários presentes na membrana do eritrócito e, apesar de terem sido descobertos em 1900, por Karl Landsteiner, ainda hoje são considerados como os sistemas de maior importância dentro da prática transfusional. As discrepâncias nos resultados da fenotipagem ABO, além das causas de natureza técnica, podem estar relacionadas a condições genéticas, imunológicas e patológicas e ao uso de medicamentos.

15 Q477457 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Este tipo de anticorpo foi desenvolvido por infusão de células somáticas, seleção do hibridoma resultante e diluição limitada para a sua obtenção. As moléculas são definidas como anticorpos homogêneos uniformes dirigidos a epítopos e não a moléculas antigênicas totais. São eles:

16 Q477859 | Farmácia, Imunofarmacologia, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Em relação às doenças passíveis de transmissão e aos agentes contaminantes do sangue, plasma e demais hemocomponentes, julgue os itens que se seguem.

Entre os herpes-vírus, somente o citomegalovírus (CMV) e o vírus de Epstein-Barr (EBV) possuem importância transfucional, pois o EBV permanece latente em linfócitos B e o CMV pode permanecer viável em linfócitos a 4 ºC por até 48 h.

17 Q475910 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Na luta contra as infecções, os anticorpos agem de variadas maneiras, exceto:

18 Q475528 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Um agente químico antimicrobiano "ideal" deve possuir características que apresentam eficiências sob todas as condições. Analise as afirmativas abaixo:

1. O composto químico, em baixas concentrações, deve ter um amplo espectro de atividade antimicrobiana.

2. O composto químico, deve ser solúvel em água ou em outros solventes, como o álcool, em quantidades necessárias ao seu uso efetivo.

3. O composto químico deve apresentar estabilidade para longos períodos de armazenamento.

4. O composto químico não deve apresentar toxicidade para o homem, animais e meio ambiente.

5. O composto químico não deve corroer ou desfigurar metais nem corar ou danificar os tecidos.

São verdadeiras as afirmativas:

19 Q478879 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

A rubéola continua a se manifestar na população, apesar das campanhas de vacinação. É uma doença normalmente moderada e o contágio ocorre por via respiratória, com um período de incubação variando entre 2 a 3 semanas. Os sintomas constituem-se de um rash cutâneo maculopapular, com linfadenopatia suboccipital. Os anticorpos antirrubéola são detectáveis logo após o desaparecimento do fenômeno cutâneo. Os primeiros a aparecer são da classe IgM, detectáveis cerca de 4 a 5 semanas após a infecção (ou vacinação). Atualmente, métodos ultrassensíveis possibilitam sua detecção por mais tempo (6 meses ou mais). A seguir, aparecem os da classe IgG, que, quer por infecção natural ou por vacinação, persistem pelo resto da vida. A infecção quase sempre confere imunidade permanente. Entretanto, a reinfecção pode ocorrer, especialmente nos indivíduos vacinados, apresentando aumento da concentração de anticorpos da classe IgG. A resposta de anticorpos da classe IgM está tipicamente ausente ou baixa, mas pode acontecer, embora raramente, o que dificulta significativamente sua interpretação.

Assinale a alternativa que contém o agente causador da rubéola:

20 Q476429 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Os anticorpos antiimunoglobulinas foram desenvolvidos inicialmente por Robin Coombs. O teste de Coombs é utilizado para detectar anticorpos que causam a doença hemolítica do recém-nascido chamada:

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.