Questões de Concursos: Imunologia

Prepare-se para a prova com questões de Imunologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q386088 | Biologia, Imunologia, Agente Técnico de Assistência a Saúde, ILSL SP, IBFC

Joana, 23 anos, gestante de 15 semanas, realizou sorologia para toxoplasmose cujo resultado revelou IgM positivo e IgG positivo. A interpretação diagnóstica deste resultado laboratorial revela:

12 Q383995 | Biologia, Imunologia, Biólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Considerando as características biológicas das bactérias e as respostas imunológicas envolvidas no reconhecimento bacteriano, julgue os itens que se seguem.

Receptores do tipo Toll (toll like receptors – TLRS) estão presentes apenas na superfície de células da resposta imune inata e participam do reconhecimento de padrões moleculares associados às bactérias.

13 Q384911 | Biologia, Imunologia, Biólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O sistema composto de proteínas que funcionam de maneira integrada na defesa do organismo contra infecções e na produção de quadros inflamatórios, apresentando como funções principais a indução e a liberação de mediadores inflamatórios, opsonização, promoção de fagocitose e lise bacteriana é denominado

14 Q385219 | Biologia, Imunologia, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC

Em dois tubos de coleta de sangue (1 e 2), foram colocadas quantidades iguais de sangue humano de um mesmo paciente saudável. Após terem sido tratados diferentemente, do tubo 1 é possível obter o soro, e do tubo 2, o plasma.

Nesse caso é correto afirmar que

15 Q381670 | Biologia, Imunologia, Pesquisador, INPI, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos de imunologia e doenças a ela associadas, assinale a opção correta.

16 Q60404 | Medicina, Imunologia

Assinale a alternativa correta. Os leitores de tiras ou placas de ELISA (Enzyme Linked ImmunoSorbent Assay) utilizam como método de análise a:

17 Q383845 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue os itens a seguir.

A rejeição ao enxerto é mediada somente por células T CD8+ citotóxicas, que são as células capazes de destruir o tecido enxertado.

18 Q383268 | Biologia, Imunologia, Analista, MPE MS, FGV

A produção de anticorpos monoclonais (AMC) é feita por meio da formação de hibridomas a partir de células produtoras de anticorpos e células provenientes de mielomas.

Nesse processo, é correto afirmar que

19 Q385796 | Biologia, Imunologia, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Uma onça pintada foi capturada e verificou-se que ela apresentava febre e ferimentos em uma das patas traseiras, que estava inchada e com pequenos cortes. Considerando essa situação hipotética, conhecimentos imunológicos e as respostas sistêmicas aos danos e inflamações teciduais, julgue os itens que se seguem.

A inflamação na pata da onça induz o organismo desta a fabricar novas proteínas e, consequentemente, a produzir uma série de respostas imunológicas que ajudam a proteger o corpo como um todo.

20 Q60408 | Medicina, Imunologia

A estreptolisina O, produzida por quase todas as cepas de Streptococus pyogenes é uma hemolisina oxigênio-lábil (inativada pelo oxigênio), com potente antigenicidade. O anticorpo formulado contra ela, o antiestreptolisina O, tem se tornado o indicador de infecções estreptocócicas e suas complicações, tais como a febre reumática e a glomerulonefrite aguda. Em relação à pesquisa de antiestreptolisina O (ASLO) em amostras de soro, assinale a alternativa incorreta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.