Questões de Concursos: Interdisciplinaridade e Contextualização

Prepare-se para a prova com questões de Interdisciplinaridade e Contextualização de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q890672 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.” (VARELA e OLIVER, 2013, p.1773). O excerto traz elementos que expressam a definição de

32 Q898357 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas”.

Disponível em:

https://fia.com.br/blog/interdisciplinaridade/#:~:text=Interdi sciplinaridade%20%C3%A9%20um%20conceito%20que,a mpla%20a%20respeito%20dessas%20tem%C3%A1ticas.


Analise as assertivas abaixo que tratam sobre Interdisciplinaridade e a seguir aponte a alteernativa CORRETA.


I - Auxilia na formação de cidadãos bem informados e empáticos, pois desafia as pessoas a se colocarem no lugar umas das outras para entender o que está por trás de uma crença.


II - Procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto.


III - É um conceito novo e revolucionário que está sendo aplicado em todas as instituições de ensino e em todos os níveis educacionais, muito embora seja notório o enfrentamento de barreiras na sua aplicação.

33 Q901194 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Um grupo de professores em Queimadas, PB, iniciou um projeto pedagógico que visa integrar diversas disciplinas para abordar o tema da sustentabilidade. O projeto inclui atividades práticas, como hortas escolares, reciclagem e campanhas de conscientização ambiental. No entanto, alguns professores relataram dificuldades em adaptar os conteúdos de suas disciplinas para este projeto interdisciplinar. Diante desse cenário, avalie as assertivas a seguir:

1. A metodologia de projetos permite que os conteúdos de diferentes disciplinas sejam integrados de forma coerente, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla e aplicada do conhecimento.

2. A adaptação dos conteúdos para projetos interdisciplinares pode exigir a reformulação de planos de aula e a criação de novos materiais didáticos que dialoguem com os objetivos do projeto.

3. A avaliação em projetos interdisciplinares deve considerar tanto o desenvolvimento de competências específicas de cada disciplina quanto a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento de forma integrada e contextualizada.

4. Projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

5. A integração de disciplinas em um projeto pode ser desafiadora, mas é uma prática que favorece o aprendizado significativo, pois conecta os conteúdos escolares à realidade dos alunos e às questões sociais contemporâneas.


Alternativas:

34 Q904065 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

A implementação de projetos de trabalho interdisciplinares na escola é uma prática pedagógica que visa integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa. Qual das seguintes estratégias melhor exemplifica a aplicação efetiva de um projeto de trabalho interdisciplinar e qual é o principal benefício dessa abordagem?

35 Q900238 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor em Atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

“A interdisciplinaridade é considerada uma nova ________ diante da questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos ocultos do ___________ e dos aparentemente expressos, ou seja, uma nova maneira de olhar as questões de ordem epistemológica, _____________ e axiológica vivenciada pelos professores no seu cotidiano nas escolas, pois a interdisciplinaridade é essencialmente um ________ que precisa ser vivido e exercido na sala de aula.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior, tendo em vista a citação de Ivani Fazenda sobre o conceito de interdisciplinaridade na educação.

36 Q905953 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Analise o desenvolvimento de uma aula proposta, no âmbito de um projeto interdisciplinar intitulado “Museus e memórias”.
Observe as estratégias e metodologia adotadas pelo professor e responda à questão.
Aula - Inicia-se com uma roda de conversa, em que o professor lança perguntas sequenciais: Vocês sabem o que são museus e para que servem? Já visitaram algum museu? Como foi a visita? Depois de levantados conhecimentos, hipóteses e experiências, são oferecidos aos estudantes fotos e roteiros de diferentes museus pernambucanos (Instituto Ricardo Brennand, Museu Cais do Sertão, dentre outros). Individualmente, a partir de um roteiro oferecido pelo professor, os estudantes observam as fotos e roteiros e fazem registros sobre: para que servem cada um dos museus, o que oferecem e de que forma se ligam às memórias da comunidade. Sequencialmente, o professor solicita que escrevam uma redação sobre a importância dos museus, para que sirva como único instrumento de avaliação do projeto.

Sobre a organização do trabalho didático-pedagógico escolar proposto, no âmbito do projeto, analisar as afirmações abaixo.

I. No início da aula, o professor parece conhecer a importância do processo de construção do conhecimento, ao levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, para que estabeleçam conexões entre os conceitos já conhecidos e os novos conteúdos.
II. Ao solicitar que os estudantes façam análise e registros individuais sobre os museus, o professor perde a oportunidade de desenvolver importantes habilidades com eles, por meio do trabalho em grupos: atitudes colaborativas, comunicação, aprender com o outro etc.
III. Em função do contexto em que se insere a aula (no âmbito de um projeto) o professor utiliza a forma mais adequada de avaliação, já que poderá aferir os conhecimentos de cada estudante sobre o conteúdo trabalhado.

É correto o que se afirma:

37 Q903138 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Boaventura de Sousa Santos (2018) discute a fragmentação do conhecimento e a promoção da interdisciplinaridade na era da globalização, utilizando o(a):

38 Q893677 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Com base nos estudos de Nunes e Bryant, a melhor definição para o conceito de numeralização seria:

39 Q897583 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Nível I, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas.

I- A interdisciplinaridade surge da necessidade de responder à fragmentação das disciplinas, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, de forma a trabalhar o saber de maneira integrada.
II- O trabalho interdisciplinar só é viável a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É com base nelas que se constrói a investigação de problemas que exigem a relação entre diversos conceitos, superando a fragmentação das estruturas curriculares.
III- Os projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

40 Q901702 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Para Ivani Fazenda “Aprender a pesquisar, fazendo pesquisa, é próprio de uma educação interdisciplinar” (Fazenda, 2003). Esta cientista e a maioria dos investigadores da interdisciplinaridade recomendam que a pesquisa como elemento necessário à interdisciplinaridade deve se iniciar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.