Questões de Concursos: Interdisciplinaridade e Contextualização

Prepare-se para a prova com questões de Interdisciplinaridade e Contextualização de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q897878 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A interdisciplinaridade é uma abordagem que busca a integração de diferentes disciplinas para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Considerando essa perspectiva, qual das alternativas a seguir melhor exemplifica a aplicação da interdisciplinaridade através do trabalho com projetos no cotidiano escolar?

42 Q898918 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° ano, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A interação entre disciplinas distintas permite complementar os saberes e contextualizar o objeto de estudo, utilizando outras áreas do conhecimento para aprender.

Acesse: https://sae.digital/interdisciplinaridade-na-educacao/

A interdisciplinaridade, no contexto educacional, busca estabelecer conexões entre duas ou mais áreas do conhecimento para que:

43 Q888688 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a integração entre diferentes áreas de estudo?

44 Q897407 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Pedagogia / Normal Superior, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual a principal diferença entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?

45 Q899229 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A interdisciplinaridade se constitui como uma abordagem teórico-prática que orienta tanto pesquisadores quanto docentes a analisarem os fenômenos a partir de diferentes perspectivas. Isso não significa, contudo, acreditar que “tudo tem relação com tudo”, mas ter consciência de que há uma imensa rede de conexões entre diferentes disciplinas que precisam ser consideradas para o sucesso de uma análise mais profunda e integral.
A partir das explicações apresentadas no enunciado, marque a alternativa que apresenta a ideia das ações interdisciplinares.

46 Q911528 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O conceito fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos (BRASIL, 2000, p.75).

O referido conceito é de:

47 Q890830 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Analise o excerto a seguir.

“É considerada como uma área interdisciplinar do conhecimento, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, para lhes proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão em todos os âmbitos da sociedade.”
(VARELA e OLIVER, 2013, p.1773)

O excerto traz elementos que expressam a definição de

48 Q907219 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

É característica para a interdisciplinaridade, segundo o Modelo de Jantsch:

49 Q894182 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

A partir da perspectiva da interdisciplinaridade, reconhece-se que o conhecimento não é algo fragmentado, mas que se conecta com outros conhecimentos, estabelecendo relações de proximidade e possibilitando que os sujeitos, com os quais o conhecimento interage, possam questionar as certezas até então encontradas.

(Souza; Fazenda, 2017, p. 712.)


Analise as afirmativas a seguir.

I. A interdisciplinaridade pressupõe que todo conteúdo ou tema trabalhado na escola considere aspectos epistemológicos, metodológicos e ontológicos, necessários à compreensão do todo que envolve o próprio conhecimento e que, consequentemente, interfere na formação do aluno.
II. A interdisciplinaridade apresenta possibilidades de convergência entre as disciplinas a partir de seus pontos de intersecção; tais pontos se apresentam tanto na estrutura conceitual e metodológica das disciplinas quanto em sua estrutura relacional e socializadora, na qual estão inseridos os temas que permeiam o cotidiano dos alunos e o mundo no qual estão inseridos.
III. A interdisciplinaridade pressupõe invenção, descoberta, pesquisa, produção científica; porém, decifrada em um ato de vontade, em um desejo planejado e construído em liberdade e coletivamente.
IV. Para que haja interdisciplinaridade, a escola precisa de um novo modelo curricular e novos componentes curriculares, pois é preciso romper com o tradicional, visto que o modelo atual continua fragmentando o conhecimento.

Está correto o que se afirma apenas em

50 Q907376 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

É importante abordar temas transversais com o uso de TICs para:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.