Questões de Concursos: Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro

Prepare-se para a prova com questões de Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q806696 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Promotor de Justiça Substituto, MPE MG, FUNDEP UFMG

Analise as seguintes afirmativas sobre as normas penais previstas no Código Brasileiro de Trânsito (Lei n. 9.503/97) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Em qualquer fase da persecução penal, a pedido do Ministério Público ou da polícia, poderá o juiz decretar a suspensão da habilitação para dirigir veículo automotor, vedada a concessão de ofício da cautelar.

( ) Se o Ministério Público não oferecer a denúncia no prazo legal, o ofendido poderá oferecer queixa em qualquer Delegacia de Polícia com atribuição para apuração de delitos de trânsito, a fim de impedir a extinção da punibilidade pela decadência.

( ) A proibição de se obter a permissão para dirigir veículo automotor pode ser imposta cumulativamente com outras penalidades, mas não isoladamente, como penalidade principal.

( ) A penalidade de suspensão da habilitação para dirigir veículo automotor terá a mesma duração da pena privativa de liberdade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

52 Q806596 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Motorista, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos combustíveis normalmente utilizados em veículos automotores, julgue os itens seguintes. Os veículos movidos a dísel, comparados aos veículos movidos à gasolina, poluem mais a atmosfera com as emissões de particulados, cinzas (carvão) e CO.

53 Q816436 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Fiscal de Transportes, Prefeitura de Guarapari ES, CONSULPLAN

Primeiros Socorros é um conjunto de procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo de vida. Considera(m)-se como atitude(s) emergencial(is) em caso de acidente, a fim de evitar o agravamento da situação:

54 Q812702 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Inspetor, Polícia Civil RJ, FGV

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), não constitui crime o seguinte procedimento:

55 Q819976 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Avalie as infrações a seguir.

I. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes.

II. Forçar passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro ao realizar operação de ultrapassagem.

III. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, gramados e jardins públicos.

Assinale:

56 Q819819 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Auxiliar Motorista, MPE GO, IADES

A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária. Seu meio de comunicação (sinal) está na posição vertical, normalmente em placas, fixado ao lado da via ou suspenso sobre a pista. Transmite mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variável, por meio de símbolo e (ou) legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as placas de sinais verticais são subdivididas em

57 Q819658 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Auxiliar Motorista, MPE GO, IADES

A ultrapassagem de outro veículo

58 Q815420 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Condutor de Veículo de Urgência, Secretaria de Estado da Administração SE, CESPE CEBRASPE

A sinalização horizontal e vertical precisa ser completamente entendida e seguida, sob pena de determinado transporte de emergência sofrer descontinuidade, implicando em tempo adicional, que é prejudicial ao atendimento da emergência configurada. Julgue os itens a seguir com relação a esse tipo de sinalização. É permitido aos veículos destinados ao atendimento de emergência que estejam sendo utilizados em atendimento de emergência parar em locais em que haja sinalização horizontal, com pinturas no pavimento das vias, indicadora de proibição de parada de veículos.

59 Q815698 | Legislação Federal, Lei n 9503 1997 Código de Trânsito Brasileiro, Condutor de Veículo de Urgência, Secretaria de Estado da Administração SE, CESPE CEBRASPE

O conhecimento das normas gerais de circulação e de conduta é fundamental para que o condutor de um veículo de emergência execute seu trabalho com eficiência e sem transgredir o disposto na legislação de trânsito. Considerando as normas de circulação existentes, julgue os itens que se seguem. Além das luzes vermelhas intermitentes, o condutor poderá utilizar a alternância rápida entre as luzes alta e baixa, e por curto período de tempo, de forma a advertir os demais motoristas acerca de uma situação de risco ou emergência.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.