Questões de Concursos: Linguagem e Fala

Prepare-se para a prova com questões de Linguagem e Fala de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q840370 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
É importante verificar alterações neuromusculares, ou mesmo anomalias craniofaciais, que possam justificar a fraqueza muscular para a mastigação e a alteração de postura do sistema estomatognático.

42 Q846042 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os distúrbios de desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como a deficiência mental, a paralisia cerebral e as deficiências auditivas.

II. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita, da voz e da audição.


Marque a alternativa CORRETA:

43 Q840890 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como: deficiência mental, paralisia cerebral, deficiências auditivas e outras. Tais distúrbios, idiopáticos ou secundários, podem ser tratados apenas por influências externas, como, por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada. II. O risco de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) aumenta muito quando a média da exposição está acima de 85dB(A) por oito horas diárias. As exposições contínuas são piores do que as intermitentes, porém curtas exposições a ruído intenso também podem desencadear perdas auditivas. Quando o histórico identificar o uso de protetores auditivos, deve ser considerada a atenuação real dele, assim como a variabilidade individual durante o seu uso. Marque a alternativa CORRETA:

44 Q842909 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. As vogais geralmente apresentam 4 formantes (ressonâncias) - F1, F2, F3, F4. Mas, é possível caracterizar todas as vogais com os dois primeiros formantes, uma vez que o primeiro (F1) corresponde à altura da língua; e o segundo (F2), ao movimento horizontal da língua. Com relação à altura da língua, F1 é inversamente proporcional a ela, assim sendo, as vogais altas têm F1 baixo, e as vogais baixas F1 alto. Quanto ao eixo horizontal, as vogais mais anteriores apresentam F2 mais alto e as posteriores mais baixo. II. O processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de três sistemas interdependentes: o semântico, que se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social; o pragmático, envolvendo a percepção e a produção de sons para formar palavras; o fonológico, respeitando as palavras e seu significado. Marque a alternativa CORRETA:

45 Q843857 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
Lábio evertido é esperado, justificado por estreitamento de vias aéreas, exigindo que se faça a respiração oral durante o dia e à noite, durante o sono.

46 Q844786 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Muitas pessoas têm a percepção que um fonoaudiólogo deve ser procurado apenas quando há um problema de fala, mas o tratamento fonoaudiológico é muito mais do que isso, englobando tratamentos para todos os órgãos do corpo humano, desde o sistema nervoso ao esquelético. II. Quando uma criança cresce com habilidades de comunicação limitada, ou não tem fala funcional, um fonoaudiólogo em nada poderá contribuir para o desenvolvimento das suas habilidades sociais. Nesse caso, essa criança apenas poderá se comunicar com o uso de comunicação auxiliada na vida adulta. Marque a alternativa CORRETA:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.