Questões de Concursos: Máquinas Elétricas

Prepare-se para a prova com questões de Máquinas Elétricas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q789694 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro Engenharia de Equipamentos, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Um conjunto de máquinas síncronas de uma usina opera em paralelo, gerando energia elétrica, que é transmitida para cargas localizadas remotamente. Para essa finalidade, existe um sistema de transmissão associado. Próximo às cargas, há um adequado sistema de distribuição que permite o suprimento de energia em níveis de tensão reduzidos. Na usina, a tensão terminal de cada gerador é controlada visando atender a um perfil de tensão apropriado no sistema de transmissão. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Os reguladores de velocidade das máquinas síncronas são amplamente utilizados para regular o fluxo de potência reativa e, por conseqüência, também o fator de potência nos terminais de saída da máquina.

12 Q784281 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro Elétrico, MJ, FUNRIO

Um gerador trifásico, simétrico, conectado em estrela, tensão de fase 120 V(eficaz), alimenta duas cargas equilibradas, puramente resistivas, em paralelo, ambas conectadas em estrela de resistências 20 ohms e 60 ohms por fase. A potência média trifásica gerada é

13 Q787970 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro de Equipamentos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A velocidade de rotação do eixo de um motor de corrente contínua operando a vazio é 1.200 r.p.m. Quando o motor opera a plena carga, a velocidade de rotação do eixo passa a ser de 1.000 r.p.m. A regulação de velocidade desse motor, em valor percentual, é

14 Q785152 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Técnico em Manutenção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere o seguinte relatório sobre a manutenção de um motor de indução trifásico feito por um técnico em manutenção elétrica:

• Após 700 horas de operação desde o início do seu uso na fábrica, o motor parou de funcionar devido a um curto-circuito entre duas fases do enrolamento do estator.

• Reparo realizado em 20 horas.

• Após 500 horas de operação, foi verificado um aumento expressivo na corrente do enrolamento, mas o motor continuou funcionando.

• Após mais 100 horas de operação, a elevada corrente causou um curto-circuito nas bobinas do estator e o motor parou de funcionar.

• Reparo realizado em 10 horas.

• Após 400 horas de operação, o motor apresentou muito ruído nos rolamentos do rotor, mas continuou funcionando.

• Após mais 100 horas, o motor parou de funcionar em virtude de um travamento do rotor.

Com base nesse relatório, o MTBF (Mean Time Between Failures) do motor em questão pode ser estimado em

16 Q789105 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro Engenharia de Equipamentos, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Considere que uma máquina de corrente contínua de 4 pólos tenha enrolamento imbricado na armadura, com 600 condutores ativos, que a armadura seja acionada a uma velocidade igual a 1.800 rpm e que o fluxo por pólo na máquina seja igual a 50 mWb. Em face dessas considerações, julgue os itens a seguir.

A tensão induzida no enrolamento de armadura é inferior a 600 V.

17 Q786287 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Um gerador síncrono trifásico, conectado em Y com potência nominal de 250 kVA e tensão terminal de 440 V, é submetido aos ensaios em vazio e de curto-circuito com sua corrente de campo nominal de 10 A. Desses ensaios são obtidos os seguintes resultados:

• tensão terminal em vazio (VT) igual a 500 V;

• corrente de linha em curto-circuito (IL) igual à corrente nominal.

Considerando o exposto e desprezando a resistência de armadura, a reatância síncrona do gerador, em ohms, é, aproximadamente,

18 Q787448 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista de Engenharia Elétrica, MPU, CESPE CEBRASPE

Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.

Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.

O motor em tela tem uma perda elétrica ativa no circuito do rotor igual a 5 kW.

19 Q785573 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista Técnico, CELG GO, UFGO

As funções básicas de um transformador de potencial (TP) são a isolação contra altas tensões e o fornecimento no secundário de uma tensão proporcional à tensão primária. Os TP são divididos em TP para medição e TP para proteção. Dessa forma, os TP de

20 Q788750 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista Legislativo, SF, FGV

Considere as afirmativas a seguir, a respeito da partida de motores de indução:

I. As chaves estrela-triângulo são dispositivos que reduzem a corrente de partida do motor de indução, mas apresentam a desvantagem de reduzir também o conjugado de partida.

II. A chave magnética de partida é eficiente para proteger o motor contra sobrecarga de corrente e curtos-circuitos.

III. O “soft-starter” (ou partida suave) é um dispositivo eletrônico, constituído de diodos em antiparalelo, utilizado para a redução da corrente de partida.

IV. Chaves de partida direta podem ser usadas para motores até 5 cv.

Assinale:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.