A inserção das tecnologias digitais na vida cotidiana
tem gerado grandes e rápidas mudanças nas formas de
interação e comunicação das pessoas. Uma consequência
dessas mudanças se faz notar nas práticas de leitura, com a
emergência de textos híbridos, que associam sons, ícones,
imagens estáticas e em movimento, leiautes multissemióticos,
alterando os gestos dos leitores, o processamento de
informação e a construção de significados.
COSCARELLI, Carla Viana (org). Tecnologias para aprender.
São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 16.
Com relação ao letramento digital, assinale a
alternativa incorreta.
a) Diante de um texto, os leitores precisam desenvolver
habilidades de reconhecimento de letras e sons,
mesclar sons construindo sílabas e palavras,
compreender o significado de palavras, parágrafos
e dos diferentes tipos de textos.
b) Recentemente, a participação na cultura letrada
passou a ser mediada por vários dispositivos e
por maneiras diferentes das já conhecidas como
tradicionais. As redes sociais, por exemplo,
interferem diretamente no processo de criação e
recepção dos textos, explorando a multimodalidade
e a interatividade.
c) A expansão das tecnologias da informação e
comunicação vem transformando a vida em
sociedade, com o crescimento da educação a
distância, a facilidade de transações bancárias,
de realizar pesquisas, mas isso não altera nossa
relação com os textos.
d) O letramento digital parte do pluralismo de espaços,
mecanismos de produção, reprodução e difusão
da mensagem, sendo exigido tanto a apropriação
tecnológica, quanto a habilidade de produzir e
reproduzir associações e compreensões diversos
das diferentes mídias.