Questões de Concursos: Marketing

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31 Q191769 | Administração Geral, Marketing, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

32 Q159584 | Administração Geral, Marketing, Assistente Administrativo, UFF, UFF

A técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, que façam algo de maneira particularmente bem feita se chama:

33 Q203119 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a atendimento, especialmente no tocante à relevância de aspectos como direitos do consumidor, marketing, satisfação dos clientes, propaganda e promoção, venda, telemarketing e etiqueta empresarial para as empresas, julgue os itens seguintes.

O preço é o único elemento do composto de marketing que produz receita; os demais elementos geram custos.

34 Q114163 | Administração Geral, Marketing , Analista de Processos Organizacionais Administração, BAHIAGÁS, FCC

Os dois principais direcionadores estratégicos da criação de ambientes hipercompetitivos e que influenciam a natureza do cenário competitivo do século XXI são: a) o surgimento da economia e tecnologia globalizada, e b) mudanças tecnológicas rápidas.

Analise:

I. As tecnologias disruptivas surgem frequentemente nos mercados competitivos de hoje.

II. Uma tecnologia disruptiva pode criar algo que é essencialmente uma nova indústria ou prejudicar os incumbents das indústrias.

III. Em um mercado hipercompetitivo, as empresas geralmente desafiam agressivamente seus concorrentes na esperança de manter sua posição competitiva e seu desempenho.

IV. Uma das oportunidades que surge ao se entrar no mercado globalizado é que normalmente as empresas têm um tempo razoável para aprender como competir em mercados novos para elas.

V. Na economia globalizada, os concorrentes às vezes imitam as ações competitivas bem sucedidas de uma empresa em apenas alguns dias e a fonte de vantagem competitiva que a empresa possuía por meio das patentes do produto é extinta pela velocidade atual da difusão tecnológica.

É correto o que consta APENAS em

35 Q107060 | Administração Geral, Marketing , Analista de Controle, TCE PR, FCC

Cada organização pertence a um estágio particular de seu mercado ou ambiente global. Análise setorial é uma ferramenta para avaliar a rentabilidade desse estágio ao considerar

36 Q189401 | Administração Geral, Marketing, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Uma distribuidora de combustíveis instalou sistemas de controle de gastos. Os procedimentos de manutenção e limpeza dos veículos deixaram de ser feitos semanalmente e passaram a ser feitos mensalmente. Os caminhões passaram a rodar apenas com o motorista (antes havia dois ajudantes) e os horários de deslocamento foram reprogramados para que fossem evitados congestionamentos que elevassem os gastos de combustível por quilômetro rodado. O objetivo dos gerentes era fazer com que a empresa pudesse oferecer preços mais competitivos. A estratégia de marketing dessa empresa é classificada como

37 Q186687 | Administração Geral, Marketing, Administrador Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Se um caminhão ficar no pátio de uma montadora por uma semana ou um mês, alguém poderá comprá-lo na semana seguinte, por exemplo. Entretanto, se o caminhão ficar parado no pátio de uma distribuidora, os serviços de transporte deixarão de ser vendidos e se perderão. Há uma característica que distingue os serviços e que está sendo referida nesse texto comparativo, conhecida como

38 Q192570 | Administração Geral, Marketing, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Foi observado que uma loja de departamentos recebe, por hora, cerca de 250 clientes. Destes,

. 120 se dirigem ao setor de vestuário;
. 90, ao setor de cosméticos;
. 80, ao setor de cinevídeo;
. 50, se dirigem aos setores de vestuário e de cosméticos;
. 30, aos setores de cosméticos e de cinevídeo e
. 30, aos setores de vestuário e cinevídeo.

Observou-se, ainda, que 50 clientes se dirigem a outros setores que não vestuário ou cosméticos ou cinevídeo. Qual a probabilidade de um cliente entrar nessa loja de departamentos e se dirigir aos setores de vestuário, de cosméticos e de cinevídeo ?

39 Q199725 | Administração Geral, Marketing, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O conjunto de ferramentas de marketing que as empresas utilizam para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo denomina-se:

40 Q205702 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

Ao final do século XX, o foco da satisfação e atração de clientes, em termos de marketing, foi pautado no compromisso com a clientela, que passou a ser o objeto de estudo, no intuito de se traçar o seu perfil, bem como na preocupação em agregar valor a produtos e serviços.

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