Questões de Concursos: Microeconomia

Prepare-se para a prova com questões de Microeconomia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q848376 | Economia, MICROECONOMIA, AL AP Analista Legislativo Economista, FCC, 2020

As falhas de mercado impedem que se obtenha a máxima eficiência na alocação dos recursos da economia. Nesse sentido,

112 Q249107 | Economia, Microeconomia, Técnico de Nível Superior Economista, BNB, ACEP

A respeito das Curvas de Engel, é CORRETO afirmar que:

113 Q740972 | Economia, MICROECONOMIA, Analista prova, MPOG, FUNRIO

O giro do ativo total é um índice financeiro que indica a eficiência com que a empresa utiliza seus ativos para gerar vendas (receita). Uma determinada empresa comparou seu giro do ativo total de dois anos consecutivos. O diretor financeiro verificou que o total de vendas (receita) triplicou de um ano para o outro, e o ativo total apenas duplicou. Qual é a relação entre estes índices do segundo e do primeiro ano?

114 Q748286 | Economia, MICROECONOMIA, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se aí consumidores e produtores. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Supondo-se que empregadas domésticas e eletrodomésticos, tais como máquinas de lavar roupas e louças, são substitutos imperfeitos na produção de serviços domésticos, é correto afirmar que as isoquantas entre esses fatores produtivos são representadas por uma linha reta.

115 Q739397 | Economia, MICROECONOMIA, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Sobre a teoria dos bens públicos, considere as afirmativas abaixo.

I. O provimento privado de bens públicos resulta em um equilíbrio ineficiente, devido ao problema do carona, isto é, à tentação das pessoas em deixar de contribuir para o provimento do bem público, esperando que os demais o façam.

II. A principal distinção entre bens privados e bens públicos é que os agentes sempre derivam o mesmo grau de utilidade com relação a este último.

III. Bens públicos são considerados não rivais pois o consumo por um agente não esgota o bem, mantendo- o disponível para que outro consumidor o consuma.

IV. Por definição, bens públicos só podem ser ofertados pelo governo, já que mecanismos privados de provimento são ineficientes.

É correto o que se afirma APENAS em

116 Q745560 | Economia, MICROECONOMIA, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se aí consumidores e produtores. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Quando a tecnologia apresenta retornos decrescentes de escala, para qualquer nível dos preços dos insumos, os custos por unidade se elevam com o aumento da produção.

118 Q746941 | Economia, MICROECONOMIA, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A análise das interações entre vendedores e compradores em uma economia de mercado constitui o cerne do estudo dos fenômenos econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

O aumento da renda dos consumidores, ao contribuir para expandir a demanda por serviços hoteleiros, pode levar ao aumento dos preços e da quantidade demandada desses serviços.

119 Q249467 | Economia, Microeconomia, Técnico de Nível Superior Economista, BNB, ACEP

A respeito do equilíbrio geral é INCORRETO afirmar que:

120 Q166732 | Economia, Microeconomia, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FCC

O princípio da transparência fiscal

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.