Questões de Concursos: Microeconomia

Prepare-se para a prova com questões de Microeconomia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

221 Q268979 | Economia, Microeconomia, Analista Economia, CEAGESP, VUNESP

Uma empresa, atuando em concorrência perfeita, tem função custo dada por CT = 10 + 0,25Q2, em que Q representa as quantidades produzidas. Se o preço do bem é $ 4, a empresa produzirá

222 Q741494 | Economia, MICROECONOMIA, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos aos princípios de economia da inovação e da tecnologia.

O desenvolvimento experimental abrange desde a concepção inicial do projeto do produto, processo ou serviço, até a sua colocação em operação ou entrada no mercado.

223 Q742204 | Economia, MICROECONOMIA, Analista de Plajenamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos de estratégia empresarial e competitividade relacionados a inovação e patentes, julgue os itens subsecutivos.

A dimensão da patente para uma firma assume papel de destaque, uma vez que está associada à criação de valor, de forma que se torna um ativo patrimonial tangível, capaz de ser aplicado como instrumento competitivo e de gerar benefícios econômicos.

224 Q738588 | Economia, MICROECONOMIA, Analista de Plajenamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos de estratégia empresarial e competitividade relacionados a inovação e patentes, julgue os itens subsecutivos.

Mesmo que não exista análise de custos de imitação, a estratégia de criação de tecnologia patenteada implica vantagem competitiva sustentável para a firma inovadora, que não pode ser quebrada a curto prazo.

225 Q241003 | Economia, Microeconomia, Técnico Bancário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A demanda D por um produto que custa p reais é definida como
a quantidade do produto que será vendida quando se praticar o
preço p. A oferta O de um produto ao preço de p reais é a
quantidade do produto que o produtor está disposto e apto a
vender pelo preço p. O preço de equilíbrio de mercado ocorre
quando a demanda e a oferta coincidem, e a quantidade vendida
é chamada quantidade de equilíbrio. Com base nesses
conceitos, considerando que a demanda por um produto seja dada
pela função D(p) = 49 - p2 e que a oferta desse produto seja dada
pela função O(p) = 11p - 11, julgue os itens seguintes.

Existem valores de p para os quais há mais demanda que oferta.

226 Q746439 | Economia, MICROECONOMIA, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, de acordo com a teoria econômica proposta por Schumpeter.

De acordo com a teoria de Shumpeter, são considerados conservadores os empresários que evitam assumir riscos na conquista de novos mercados.

227 Q739543 | Economia, MICROECONOMIA, Analista, MPE MS, FGV

A respeito da tragédia do uso comum, assinale a afirmativa correta.

228 Q740831 | Economia, MICROECONOMIA, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos correntes em microeconomia.

A economia é o estudo de como a sociedade toma suas decisões em relação aos recursos escassos, decidindo sobre a produção dos bens e a forma de distribuí-los entre o consumo presente ou futuro.

229 Q245543 | Economia, Microeconomia, Técnico Científico Economia, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o item seguinte acerca das formas e de regulação de
mercados.

Devido à heterogeneidade dos demandantes de crédito bancário, é lucrativo para um banco monopolista praticar discriminação perfeita de preços com juros diferentes para cada tipo de cliente.

230 Q745112 | Economia, MICROECONOMIA, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A análise das estruturas de mercado e dos padrões de competitividade são temas importantes para o estudo da economia industrial. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Acordos colusivos têm maior chance de serem bem-sucedidos, quando envolvem setores em que existe um grande número de firmas que comercializam um produto heterogêneo, e cujo poder de mercado é limitado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.