Questões de Concursos: Migrações

Prepare-se para a prova com questões de Migrações de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q483407 | Geografia, Migrações, Geógrafo, VALEC, FEMPERJ

Nas últimas décadas, as migrações internas no Brasil vêm passando por expressivas alterações em sua dinâmica: nos volumes, nas direções e nas distâncias.

As alternativas a seguir apresentam alguns aspectos dessas migrações, à exceção de uma. Assinale-a.

12 Q482858 | Geografia, Migrações, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Observe o mapa do ANEXO I:

Sabendo que saldo migratório é a diferença entre o número de imigrantes e o de emigrantes, analise as proposições abaixo:

I- Excluindo-se São Paulo e Rio de Janeiro, os estados com saldos migratórios positivos mais significativos encontram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte, o que reflete as direções das fronteiras agrícolas nacionais.

II- Os estados com os mais elevados saldos migratórios negativos encontram-se na Região Nordeste, o que reflete o longo ciclo histórico de repulsão demográfica regional que acompanhou o declínio relativo da economia nordestina.

III- Os saldos migratórios negativos do Paraná e do Rio Grande do Sul resultam, principalmente, dos fluxos de saída de agricultores desses estados em direção às novas fronteiras agrícolas do Centro-Oeste e da Amazônia.

Está (ão) correta (s):

13 Q485284 | Geografia, Migrações, Estudantes do CIL da SEE DF, SECTI, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à população brasileira, julgue os itens seguintes. Na década de 80 do século passado, em consequência das frequentes crises econômicas, diversos brasileiros migraram para outros países, em especial para os Estados Unidos da América (EUA), o Paraguai e o Japão. Atualmente, esse processo migratório ocorre mais em direção à Europa que aos EUA.

14 Q480817 | Geografia, Migrações, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A grande mobilidade espacial da América Latina compreende um número de movimentos internos e internacionais que remontam a séculos, sendo que a única real diferença ao longo do tempo tem sido a direção e o tamanho dos fluxos migratórios.

O Brasil não foge às características apontadas para a América Latina no tocante às correntes migratórias, embora tenha suas especificidades. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

Paralelamente ao crescimento das atividades extrativas e agropastoris, a região Norte assistiu a um aumento do número de cidades em seu território.

15 Q482675 | Geografia, Migrações, Analista Jurídico, TJSC SC, TJ SC

Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade.

Sobre os movimentos migratórios mundiais e aqueles que ocorrem no Brasil, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

16 Q480947 | Geografia, Migrações, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

As migrações como elementos constitutivos do espaço geográfico são essencialmente dinâmicas e apresentam-se, a cada momento histórico, como condição para a realização de diversos processos sociais. Sobres isso, analise as afirmações abaixo.

I. As migrações causadas pelos fatores estruturais que resultam de situações circunstanciais, como crises políticas e econômicas, revoluções e perseguições atingem tanto países desenvolvidos como subdesenvolvidos.

II. O processo de desterritorialização implica no desenraizamento de povos do seu antigo território com perda das referências culturais e dos vínculos afetivos com o lugar.

III. A desintegração do bloco socialista deu origem na Alemanha a uma corrente migratória de retorno, pessoas que viviam fora do país por motivos políticos se reterritorializaram, obtendo melhores empregos e maior qualidade de vida.

IV. As minorias étnicas, grupos minoritários de uma mesma origem, que migraram para outros países e se adaptaram ao novo território e à nova cultura, formaram comunidades chamadas diásporas.

V. O aumento de imigrantes em busca de emprego nas cidades dos países desenvolvidos tem originado: "guetos", espaços pobres, marginais diferenciados etnicamente e xenofobia.

Estão incorretas

17 Q483038 | Geografia, Migrações, Professor II, SEE SP, FCC

Sobre os processos migratórios atuais, é correto afirmar que

18 Q481954 | Geografia, Migrações, Geógrafo, MI, NCE

Sempre existiram numerosas migrações internas no país. As migrações nordestinas para as grandes cidades da região Sudeste devem-se principalmente à:

19 Q482761 | Geografia, Migrações, Professor, SEE SP, VUNESP

Na segunda metade do século XX, acentua-se a movimentação interna da população brasileira. Em 1940, 3,4 milhões de brasileiros viviam ausentes do seu local de origem. Em 1980, esse número foi de 46,3 milhões. Nesse período, as migrações

20 Q482891 | Geografia, Migrações, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

A grande mobilidade espacial da América Latina compreende um número de movimentos internos e internacionais que remontam a séculos, sendo que a única real diferença ao longo do tempo tem sido a direção e o tamanho dos fluxos migratórios.

O Brasil não foge às características apontadas para a América Latina no tocante às correntes migratórias, embora tenha suas especificidades. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

No Nordeste, observa-se uma reversão na tradicional situação de evasão de população com o saldo migratório positivo, isto é, com maior entrada do que perda de migrantes na região.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.