Questões de Concursos: Modalidades da Avaliação

Prepare-se para a prova com questões de Modalidades da Avaliação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q902488 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“Para ver o aluno no grupo e de acordo com sua própria medida, considerando sua capacidade pessoal e seu esforço, é preciso pensar a avaliação como um procedimento referente não apenas ao aluno como indivíduo; é preciso levar em conta todo o processo escolar e em particular todos os aspectos do currículo.”

(SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? como avaliar? critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.)


À respeito da avaliação escolar, é iniciada geralmente no início do período letivo para identificar os conhecimentos prévios, as dificuldades e as necessidades de cada aluno buscando investigar o desenvolvimento ao longo do processo educativo, assinale a alternativa que apresenta essa avaliação.

12 Q898942 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No processo ensino-aprendizagem, as estratégias de avaliação formativa e somativa são fundamentais para acompanhar e medir o progresso dos alunos de forma contínua e ao final do processo educativo. Sobre essas estratégias, assinale a alternativa correta:

13 Q910899 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

O objetivo dessa avaliação é informar e verificar a aprendizagem dos alunos, da turma e da escola como um todo ao final de um processo de aprendizagem. A partir dessa informação, assinale a alternativa que apresenta a avaliação descrita nesse conceito.

14 Q890229 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Disciplina: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue os itens que se seguem, a respeito do conceito e da importância da avaliação no processo de escolarização.

I A avaliação promovida em sala de aula não se refere apenas a momentos formais, como uma prova.
II Embora a avaliação da aprendizagem em sala de aula seja o nível mais conhecido da avaliação educacional, este não pode ser concebido como o único nível de avaliação existente.
III Existem três níveis integrados de avaliação da qualidade de ensino: avaliação em larga escala em redes de ensino, avaliação institucional da escola e avaliação da aprendizagem em sala de aula.

Assinale a opção correta.

15 Q898165 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Assinale a alternativa que não corresponde à concepção da avaliação formativa.

16 Q904351 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Pedagogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A avaliação pode ser dividida em diferentes tipos, cada um com seu propósito específico dentro do processo educacional. A partir dessa informação, assinale a alternativa correta.

17 Q892560 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Séries Iniciais, Prefeitura de Vila Lângaro RS, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de avaliações às suas descrições.
Coluna 1
1. Avaliação diagnóstica.
2. Avaliação formativa.
3. Avaliação somativa.
Coluna 2
( ) Sua principal característica no processo de ensino-aprendizagem é demonstrar o sucesso de assimilação (ou não) dos conteúdos pelos alunos, por meio da associação de notas ou conceitos como forma de classificação.
( ) O objetivo dessa avaliação é conhecer melhor os estudantes, identificando e compreendendo suas necessidades.
( ) Essa modalidade de avaliação busca medir o desempenho escolar dos estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

18 Q904352 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Pedagogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A avaliação formativa é uma abordagem que tem implicações pedagógicas significativas, pois ajuda a ajustar estratégias de ensino e promover a melhoria contínua. Acerca da avaliação formativa, assinale a alternativa que apresenta a característica da avaliação.

19 Q900033 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Durante uma avaliação, um professor percebe que umaluno apresenta dificuldades em compreender conceitos básicos de matemática. O professor decide utilizar portfólios para ajudar o aluno a refletir sobre seu processo de aprendizagem. Qual é a principal vantagem do uso de portfólios nesse contexto?

20 Q906691 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Brailista, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

É um tipo de avaliação, realizada no início de um período, que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. Por meio deste, é possível identificar se o aluno aprendeu aquilo que lhe foi ensinado, podendo assim mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico.
O texto acima refere-se ao conceito de
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.