Através da avaliação escolar, pode-se averiguar os
resultados do processo ensino-aprendizagem. Por meio
da avaliação, sabemos se os alunos aprenderam o
conteúdo e desenvolveram as habilidades esperadas.
Sobre a avaliação diagnóstica, avalie as alternativas e
complete com V para Verdadeiro e F para Falso:
(__)Têm o propósito de diagnosticar o nível de
aprendizagem para corrigir erros e melhorar as
estratégias de ensino.
(__)Não é possível, com essa avaliação, mapear os
pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno,
em específico, já que funciona de fato como um
diagnóstico.
(__)Costuma ser aplicada no início do ano, bimestre ou
semestre letivo para preencher lacunas de aprendizagem
logo no início.
(__)É possível analisar o conhecimento prévio dos
alunos em relação aos pontos a serem trabalhados e
embasar as abordagens adotadas pelo professor, que
consegue dar ênfase àqueles pontos que os alunos
menos dominam.
(__)Não ter um caráter preventivo é das características
mais importantes da avaliação diagnóstica. Marque a alternativa que corresponde à sequência
correta:
a) V, F, V, F, V.
b) V, F, V, V, F.
c) F, V, F, F, V.
d) F, F, V, V, V.