Questões de Concursos: Modalidades da Avaliação

Prepare-se para a prova com questões de Modalidades da Avaliação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q901624 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Correlacione as colunas abaixo de acordo com os testes para avaliação psicopedagógica.


(1) Habilidades acadêmicas.

(2) Funções cognitivas.

(3) Estratégias de aprendizagem.


(__) Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas.

(__) Avaliação Neuropsicológica Cognitiva leitura escrita aritmetica (Memnom).

(__) PROADE − Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

(__) Teste de processamento mental de dupla escolha(DMCPT).

Qual a ordem CORRETA?

22 Q892553 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Séries Iniciais, Prefeitura de Vila Lângaro RS, FUNDATEC, 2024

Vasconcellos (2019) enfatiza que, para que a avaliação seja encarada como um processo, ela precisa assumir as seguintes características:

I. Contínua.
II. Global.
III. Seletiva.

Quais estão corretas?

23 Q898991 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Após analisar os resultados das avaliações semestrais, o supervisor escolar percebeu a necessidade de adaptar o currículo de matemática para atender às dificuldades identificadas em grande parte dos alunos. Acerca do que essa prática caracteriza, marque a alternativa CORRETA.

24 Q911537 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre os tipos de avaliação escolar, analise os itens a seguir.

I. Realizada ao longo do processo de ensino-aprendizagem para monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback contínuo. Ajuda os alunos a identificar suas áreas de melhoria e promove a autorregulação do aprendizado.

II. Costuma ser feita ao final de um período específico para verificar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos estabelecidos. Ela fornece uma visão geral do desempenho acadêmico e auxilia na tomada de decisões sobre promoção ou retenção.

III. Uma ferramenta poderosa que permite aos alunos refletirem sobre seu próprio aprendizado,identificarem suas forças e áreas de melhoria e assumirem responsabilidade pelo seu progresso acadêmico.

Os itens abordam os tipos de avaliação, respectivamente nomeados de:

25 Q899014 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Na literatura sobre avaliação educacional, existem diferentes enfoques sobre o papel das avaliações. Qual alternativa descreve mais precisamente a distinção entre avaliação diagnóstica e avaliação somativa?

26 Q899020 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Ao utilizar a autoavaliação como uma ferramenta de avaliação educacional, o professor espera alcançar objetivos específicos com os alunos. Qual das alternativas descreve corretamente um benefício pedagógico da autoavaliação?

27 Q898526 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Através da avaliação escolar, pode-se averiguar os resultados do processo ensino-aprendizagem. Por meio da avaliação, sabemos se os alunos aprenderam o conteúdo e desenvolveram as habilidades esperadas. Sobre a avaliação diagnóstica, avalie as alternativas e complete com V para Verdadeiro e F para Falso:

(__)Têm o propósito de diagnosticar o nível de aprendizagem para corrigir erros e melhorar as estratégias de ensino.
(__)Não é possível, com essa avaliação, mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, já que funciona de fato como um diagnóstico.
(__)Costuma ser aplicada no início do ano, bimestre ou semestre letivo para preencher lacunas de aprendizagem logo no início.
(__)É possível analisar o conhecimento prévio dos alunos em relação aos pontos a serem trabalhados e embasar as abordagens adotadas pelo professor, que consegue dar ênfase àqueles pontos que os alunos menos dominam.
(__)Não ter um caráter preventivo é das características mais importantes da avaliação diagnóstica.

Marque a alternativa que corresponde à sequência correta:

28 Q902633 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFG, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
D.J. é professor de matemática em uma escola de ensino fundamental na qual leciona para turmas de quinto e sexto ano. Ele acaba de aplicar uma prova que é a segunda e última prova do trimestre, fechando o ciclo avaliativo trimestral por ele elaborado, composto por duas avaliações no valor de dez pontos cada uma. Na correção das provas, o professor D.J. age e raciocina do seguinte modo: ele realiza uma primeira leitura das provas e observa o desempenho do conjunto da turma, em seguida, identifica os alunos com os melhores desempenhos. Depois, com base nesses referidos desempenhos, ele avalia comparativamente alunos e atribui notas para cada um deles.

O caso descreve uma situação própria do trabalho docente na escola e que envolve concepções e critérios de avaliação da aprendizagem. Com base no que foi descrito, o professor D.J. realiza uma avaliação do tipo
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.