Questões de Concursos: Morfologia

Prepare-se para a prova com questões de Morfologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q684882 | Português, Morfologia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP

Assinale a frase incorreta.

42 Q173832 | Português, Morfologia, Contador Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A frase em que o complemento verbal destacado NÃO admite a sua substituição pelo pronome pessoal oblíquo átono lhe é:

43 Q238832 | Português, Morfologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Texto associado.

Texto I
Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.
 (Rui Barbosa)

Considerando o aumentativo dos substantivos, assinale a alternativa INCORRETA.

44 Q116965 | Português, Morfologia, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Texto associado.

Imagem 001.jpg

Trata-se da construção de uma alternativa à lógica dominante, ao ajustamento de todas as sociedades... (L.32-33)
No trecho acima há:

45 Q836777 | Português, Morfologia, FSPSS Médico Especialista, FSPSS, 2021

Na frase: Mãe e filha procuravam emprego e, agora, ambas, já estão trabalhando. A palavra destacada corresponde a:

46 Q164017 | Português, Morfologia, Auditor Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O verbo destacado NÃO é impessoal em:

47 Q691748 | Português, Morfologia, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica

Assinale a frase em que o grau do adjetivo em destaque está incorretamente mencionado.

48 Q701952 | Português, Morfologia, Assistente Administrativo, CRF TO, IADES

Texto associado.
Leia atentamente o texto abaixo e responda a questão. 
Texto: A Sopa 
Quando o criado, humilde e delicado, procurava despejar a primeira colherada de sopa no prato de sua majestade, uma gota, arredondada e gordurosa, soltando-se inesperadamente da rica e trabalhada concha, foi cair e manchar levemente o punho de seda do soberano. Vermelho, com raiva, ergueu-se o rei Olderico, dando murros formidáveis na mesa: - Inferno! Com mil bombas! Este cão não sabe servir uma sopa. E gritando para o comandante da guarda ordenou: - Enforquem imediatamente este desastrado!!! O rapaz, que ficara no meio da sala, pálido, imóvel, ao ouvir aquela sentença de morte por uma falta insignificante e ridícula, não se conteve - atirou com a sopeira na cara do rei. Essa agressão brutal na pessoa sagrada do rei causou indescritível espanto. Fidalgos, nobres e cavalheiros correram em auxílio do soberano, que apertava nas mãos a testa fenda, enquanto o autor daquele crime era preso e algemado, como se fora um bandido sanguinário e perigoso. - Quero ouvir esse homem! - gritou o rei, enquanto uma dama da corte limpava-lhe o rosto e as barbas com uma toalha perfumada. O criado criminoso foi trazido à presença do rei. Perguntou-lhe o rei: - Homem! Porque fizeste isso? - Eu queria morrer com a consciência tranquila, Senhor - respondeu o infeliz. - Se eu fosse enforcado pela primeira falta praticada, Vossa Majestade havia de ser tido, para o resto da vida, como um rei cruel e injusto. Diriam todos: “o rei Olderico é um malvado. Mandou matar um pobre criado por causa de uma gota de sopa”. Agora não. Depois que eu atirei a sopeira em Vossa Majestade, ninguém mais poderá acusar o meu soberano de injusto e perverso. Pelo contrário - a minha condenação é justa, dado o crime insultuoso que pratiquei. Reconheceu o rei que o jovem tinha razão, e resolveu perdoar-lhe. E desse dia em diante não mais castigava os culpados senão de acordo com as faltas praticadas. E, ainda hoje, no glorioso país do rei Olderico, quando um juiz julga sem critério, usando do excessivo rigor para com os pobres e fracos, dizem logo: - Esse juiz está precisando que lhe atirem uma sopeira na cara. (Malba Tahan - adaptação)
Assinale o verbo que completa a seguinte frase no tempo presente: “A porta _____ devagar”.

49 Q833392 | Português, Morfologia, Prefeitura de Irati SC Agente Administrativo, GS Assessoria e Concursos, 2021

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.
I.Os substantivos: "festa"; "templo" e "loja" são dissílabos paroxítonos. II.A preposição da expressão: "muda de lugar" é imposta pela regência verbal. III.A frase exclamativa: "Logo, tua casa é uma Festa!" exemplifica uso de metáfora. IV.A repetição da expressão: "Faz da tua casa" exemplifica uso da figura de linguagem identificada por: "anáfora".
Após análise, marque a alternativa CORRETA.

50 Q180373 | Português, Morfologia, Delegado de Polícia, PC PR, UFPR

A velhice desacelera o crescimento das unhas, que finalmente se detém na morte. Qual das alternativas abaixo apresenta um termo que pode substituir corretamente a palavra que sem exigir alterações no restante da frase?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.