Questões de Concursos Públicos: Movimentos Sociais

Encontre aqui questões Movimentos Sociais de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O racismo é o ato de discriminar, isto é, fazer distinção de uma pessoa ou grupo por associar suas características físicas e étnicas a estigmas, estereótipos, preconceitos. Essa distinção implica um tratamento diferenciado, que resulta em exclusão, segregação, opressão, acontecendo em diversos níveis, como o espacial, o cultural, o social.
Com relação ao racismo no Brasil é correto afirmar:
As estatísticas de violência doméstica no Brasil, e em diversos lugares, apontam que as mulheres são mais comumente vítimas desse tipo de violência, sendo os agressores predominantemente homens. Embora não seja uma regra universal, essa tendência é observada em diversos estudos. A legislação brasileira voltada para a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica é conhecida como:
Desde a implementação da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, novas leis foram surgindo no intuito de fornecer maior amparo às mulheres. Sendo assim, são direitos das mulheres, EXCETO: 
No século dezoito, foram criadas as Intendências das Minas, que tinham várias funções: estimular a produção, distribuir terras para exploração dos metais, fiscalizar o trabalho dos mineradores, evitar o contrabando e cobrar impostos. Considerando o período da mineração em Minas Gerais, analise as sentenças a seguir:

I- Casas de fundição eram locais onde acordos entre as fazendas eram registrados perante o rei de Portugal.
II- Contrator era a pessoa responsável pela exploração dos diamantes e entrega de parte deles à fazenda real.
III- Capitação foi um imposto oficial criado pelo governo português para impedir a sonegação e o contrabando.
IV- Escravo de mina era nativo do Brasil, nascido na mineração, especialmente as de Ouro Preto e Diamantina.

Estão CORRETAS as afirmativas
Uma das contribuições mais importantes aos nossos hábitos alimentares, durante todo o período de colonização, foi aquela que veio da África. Se os comerciantes de escravos traziam os ingredientes (especiarias), os escravos traziam na memória os usos e os gostos de sua terra. Era aí que estava o segredo. Sobre esse tema, leia o texto que segue:

Alguns _______________ conseguiam criar algum animal ou cultivar uma horta, talvez por isso o tempero e o uso de uma grande variedade de pimentas deram um sabor especial aos seus pratos, como a _____________, que também se originou nas senzalas. Enquanto as melhores _______________ iam para a mesa dos senhores, os escravos ficavam com as _____________: pés e orelhas de porco, linguiça, carne-seca, que eram misturados com feijão e cozidos num grande caldeirão.

As palavras que completam coerentemente as lacunas do texto são, respectivamente,
Atualmente, a sociedade teve acesso a uma síndrome que afeta uma parte da população com a divulgação de vários vídeos de pessoas famosas e anônimos, em meio a crises, que podem se manifestar por meio de tiques múltiplos e ações curtas irregulares que se apresentam na forma, por exemplo, de caretas, movimentos motores e sonorizações – ações involuntárias compulsivas de músculos agonistas e antagonistas. No Brasil, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que classifica o portador desta síndrome como Pessoa com Deficiência (PcD) para todos os efeitos legais, buscando, assim, a garantia de seus direitos. O exposto diz respeito à síndrome de:
“Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Projeto de Lei que institui o ‘vale _____________ capixaba’ calculado, aproximadamente, em R$ 103,10 a cada dois meses. Para ter acesso ao benefício, a família deverá, cumulativamente, ser inscrita no CadÚnico, receber o Bolsa Família, ter filhos de até 5 anos de idade, e estar na extrema pobreza (renda familiar per capita mensal igual ou menor de R$ 218,00). A expectativa é que comece a ser o pagamento em janeiro de 2024.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Em 2022, foi instituído por lei o Agosto Lilás, que tem como objetivo:
Antissemitismo cresce quase 1.000% no Brasil desde o início da guerra entre Israel e Hamas, diz levantamento
Salto nas denúncias ocorre por conta da guerra entre Israel e Hamas, iniciada em outubro; desde janeiro o aumento acumulado do antissemitismo no país é de 133%.

O antissemitismo está em alta no Brasil, com aumento de quase 1.000% após o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, no dia 7 de outubro. Os dados são de um levantamento conjunto da Confederação Israelita do Brasil (Conibe) e da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).
(Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-hoje/. Acesso em: 09/11/2023.)

A pessoa que comete ações antissemitas é aquela que realiza atitudes preconceituosas contra: