Questões de Concursos: O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância

Prepare-se para a prova com questões de O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

12 Q905818 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

O RIO CAPIBARIBE
FOI DESCAPIBARIZADO
QUEM DESCAPIBARIZOU
FOI O DESCAPIBARIZADOR.
(Domínio Público)

Para desenvolver as habilidades pertencentes ao eixo da oralidade no 1º ano dos anos iniciais, o professor deve trabalhar com a leitura e a escrita de textos como o trava-línguas “O rio Capibaribe”. Dessa forma, a realização do trabalho pedagógico com a oralidade na escola permite o desenvolvimento de algumas habilidades importantes, como:

I. identificar e (re)produzir, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
II. ler palavras novas em pequenos textos, com precisão na decodificação e compreensão, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização em práticas de linguagem que proporcionem a reflexão sobre o sistema de escrita.
III. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos e gráficos visuais, em textos multissemióticos e multimodais.

Dessas habilidades, a(s) que pode(m) ser utilizada(s) com o trabalho de trava-línguas no 1º ano do ensino fundamental, é (são):

13 Q867970 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

De acordo com os pressupostos legais vigentes, a creche engloba as diferentes etapas do desenvolvimento da criança:

14 Q893379 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Os conceitos matemáticos estão presentes no dia a dia da criança bem pequena e pequena. Na Escola da Infância, faz-se necessário o planejamento e a vivência dessas primeiras noções conceituais, desde seu ingresso na creche e na pré-escola. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

15 Q886506 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Qual das seguintes afirmativas é correta sobre o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo na primeira infância?

16 Q896642 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor, Prefeitura de Rancho Queimado SC, Instituto Fênix, 2024

O desenvolvimento infantil e as teorias sobre o processo de aprendizagem são temas essenciais para o professor. Com base nas teorias de desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta:

17 Q867975 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Glória é auxiliar de creche e uma de suas atribuições é auxiliar o educador quanto:

18 Q895983 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O atendimento a crianças na educação infantil que provém de ambientes pouco estimuladores do seu desenvolvimento cultural requer uma abordagem pedagógica especializada. Esta abordagem deve considerar a necessidade de enriquecer o ambiente educacional para compensar as possíveis deficiências do ambiente doméstico ou comunitário. Analise as seguintes afirmativas sobre o atendimento a estas crianças na Educação Infantil.

I. O ambiente educacional deve ser estruturado para oferecer estímulos culturais diversos, compensando a falta de estímulo no ambiente doméstico.
II. Crianças de ambientes pouco estimuladores não podem se beneficiar de atividades educacionais enriquecedoras, devido às limitações do seu contexto inicial.
III. A intervenção pedagógica deve incluir a colaboração com as famílias, visando promover práticas estimuladoras, também, no ambiente doméstico.
IV. A inclusão de recursos como livros, jogos e atividades artísticas é desnecessária para crianças provenientes de ambientes pouco estimuladores.
V. O papel do educador inclui a observação atenta para identificar as necessidades individuais de cada criança e adaptar as práticas pedagógicas de acordo.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

19 Q895994 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O desenvolvimento do conceito de número nas crianças é um processo complexo que envolve a compreensão de quantidades, a habilidade de contar e o reconhecimento de números. Na Educação Infantil, é crucial adotar estratégias didáticas que promovam esse desenvolvimento de maneira lúdica e significativa. Qual das seguintes atividades é mais eficaz para promover a compreensão e o desenvolvimento do conceito de número em crianças na Educação Infantil?

20 Q882661 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

No que se refere às características observadas durante a fase do desenvolvimento infantil entre 0 e 5 anos, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.