Questões de Concursos: O II PND e os Choques Externos

Prepare-se para a prova com questões de O II PND e os Choques Externos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q744880 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O estudo da economia brasileira contemporânea é importante para entender os desafios e as restrições a que ela está sujeita. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A descentralização espacial dos projetos de investimentos e o financiamento dos investimentos das empresas estatais por meio do endividamento externo caracterizaram o II Plano Nacional de Desenvolvimento, dando-lhe, assim, o suporte político financeiro para a sua implementação.

22 Q742778 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Economista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

O estudo da evolução da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os investimentos realizados no âmbito do II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento), que visava eliminar as restrições estruturais e externas ao crescimento, concentraram-se nos setores de bens de capital, energético e exportador, excluindo-se, porém, investimentos em infraestrutura.

23 Q747978 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Economista, AGE MT, NCE

Os setores privilegiados no II PND foram:

24 Q741272 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos planos econômicos de desenvolvimento no período pós-guerra, julgue os próximos itens.

O II PND (1975-1979), implantado pelo governo Geisel, tinha como um dos objetivos eliminar os estrangulamentos estruturais da economia através de um forte programa de privatizações.

25 Q741307 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Analista de Plajenamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Em relação ao período do milagre econômico, de 1967 a 1973, julgue os itens subsequentes.

Em 1973, após o choque do petróleo, a reestruturação da economia proporcionada pelo lançamento do II PND permitiu superar os problemas de inflação e restrição externa do balanço de pagamentos.

26 Q740185 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Economista, MTE, CESPE CEBRASPE

No tocante à análise da economia brasileira contemporânea, incluindo-se os aspectos relativos ao seu desenvolvimento econômico e social, julgue os itens a seguir.

No âmbito do II PND, a expansão dos investimentos das empresas estatais teve como contrapartida a geração de deficits fiscais expressivos, combinada com uma forte elevação da carga tributária.

27 Q739750 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos planos de estabilização dos anos 80 do século passado, julgue os itens que se seguem.

A tônica dos acordos com o Fundo Monetário Internacional (FMI) era o controle da arrecadação pública mediante a modernização da máquina arrecadadora federal.

28 Q744077 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Economista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Com referência à história da economia brasileira, cujo estudo é importante para a compreensão da situação econômica atual do país, julgue os itens de 99 a 110.

No II Plano Nacional de Desenvolvimento, o crescimento econômico baseou-se, sobretudo, na expansão dos setores que produziam bens de capital e insumos básicos.

29 Q738413 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Economista, DPU, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca dos planos de estabilização da economia brasileira.

30 Q743844 | Economia, O II PND e os Choques Externos, Analista em Ciência Pleno 1, MCT, CESPE CEBRASPE

A análise da economia brasileira é fundamental para o entendimento da situação econômica atual. A respeito desse assunto, julgue os itens de 86 a 90.

O II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), embora tendo atingido suas metas em termos de mudanças estruturais, contribuiu para a crise da dívida externa, em razão de ter sido viabilizado, em grande parte, pelo aumento do endividamento externo.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.