Questões de Concursos: Organização do Trabalho na Escola

Prepare-se para a prova com questões de Organização do Trabalho na Escola de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q328825 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC

O treinamento e o aperfeiçoamento aplicados ao preparo profissional são tipos de educação profissional que

12 Q320968 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE

No treinamento voltado para a realização de uma determinada tarefa, de qualquer nível de complexidade, quais dos seguintes aspectos essenciais não podem deixar de ser considerados?

1) Atitudes frente à instituição, às atividades e ao ambiente.

2) Conhecimentos específicos relativos ao trabalho.

3) Desenvolvimento de competências e habilidades.

4) Perícia e habilidade no trato com as pessoas.

Estão corretos:

13 Q325536 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola

A ação da escola não deve se restringir ao ensino, mas se dedicar à pessoa inteira e converter-se em instrumento para seu desenvolvimento. Para Wallon, todos os âmbitos educativos devem integrar as dimensões:

14 Q328229 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

A maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão. Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc. Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir:

I. Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal.

II. Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança.

III. Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança

.IV. Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer.

Assinale as afirmativas corretas:

15 Q325358 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Para exercer a contento a sua função o Orientador Educacional precisa, exceto:

16 Q322329 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

17 Q325277 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE

A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.

18 Q328577 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Para Kenski, os professores intelectualmente bem formados devem:

I) ter capacidade para refletir e interagir com as informações e inovações.

II) ter autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática.

III) reconhecer seus limites.

IV) buscar as mais adequadas formas de atualização pedagógica e cultural.

V) diminuir a velocidade das mudanças tecnológicas.

Estão corretas:

19 Q321867 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Diversos autores da área da educação concordam em dizer que a institucionalização da profissão docente coincide com a feminização do magistério, e com sua consequente desvalorização. Com essa constatação é possível inferir que:

20 Q325140 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A democratização, no âmbito da escola, não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo (...) nada impede que cada escola se organize em termos do modo como compreende a tarefa educativa em face das dificuldades específicas que enfrenta...

Nessa compreensão,

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.