Questões de Concursos: Organização do Trabalho na Escola

Prepare-se para a prova com questões de Organização do Trabalho na Escola de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q320487 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendiz, às suas causas e à sua natureza. Inverter a perspectiva, e pensar no erro como sinônimo de inadequação da instituição escolar é também uma necessidade, é talvez a questão crucial. Diante disso, é possível supor que a escola erre de três maneiras diferentes por:

I. desconhecimento das características as várias fases do desenvolvimento humano.

II. adotar as diretrizes curriculares que constam do projeto pedagógico da escola.

III. considerar ideias do segmento cultural que contextua os aprendizes concretos.

IV. levar em conta as histórias de vida próprias de cada um.

V. exigências de conteúdo das provas nacionais aplicadas em larga escala.

Está correto o que se afirma APENAS em

22 Q321955 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“É claro que todo processo que necessita da participação coletiva leva a uma carga de trabalho a mais, pois é necessário prever o tempo para a preparação das atividades.” Identifique as atividades nas quais o administrador escolar deve estar envolvido e assinale a alternativa correta. Fonte Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, etapa I – caderno V – organização e gestão democrática da escola.

I Levantamento de dados ou preparo de relatórios.

II Diagnósticos para a utilização na atividade coletiva.

III Leitura de textos diversos.

IV Planejamento da atividade (participativa) e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos.

23 Q328072 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:

24 Q328706 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.

II Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.

III Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.

IV Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.

25 Q323135 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE

Conforme as concepções de treinamento institucional, as técnicas de treinamento mais adequadas na transmissão de informações e quando o objetivo é mudar atitudes e comportamentos são as técnicas de treinamento:

26 Q324768 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola

O orientador educacional deve assumir uma postura política, considerando o aluno como parte do contexto social. Sobre as competências do orientador educacional, são feitas as afirmativas abaixo.

I Tem como prioridade as orientações sobre as fragilidades cognitivas para a aprendizagem.

II “Dialetiza” as relações e vê o aluno como um ser real, concreto e histórico.

III Divide com as famílias dos alunos a responsabilidade do processo ensino-aprendizagem.

Das afirmativas acima, estão corretas:

27 Q328534 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV

Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer sobretudo o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração. [...] A interdisciplinaridade na formação profissional requer competências relativas às formas de intervenção solicitadas e às condições que concorrerem para o seu melhor exercício. Nesse caso, o desenvolvimento das competências necessárias requer a conjugação de diferentes saberes disciplinares (FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008). A interdisciplinaridade é um princípio de reorganização da escola e da própria ciência, dado que:

28 Q319658 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.

29 Q328367 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor, SEARH RN, IDECAN

O ensino médio é orientado por princípios e finalidades que preveem, EXCETO:

30 Q327170 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.