Questões de Concursos: Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil

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11 Q909346 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Horas, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Qual é a principal característica do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola?

12 Q908877 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é a expressão de autonomia da escola, no sentido de formular e executar sua proposta de trabalho. É um documento juridicamente reconhecido, que norteia e encaminha as atividades desenvolvidas no espaço escolar. Com base em Veiga (2001), assinale a alternativa correta sobre a definição do PPP.

13 Q906785 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do Planejamento Participativo tem duas grandes contribuições: 1) O rigor teórico-metodológico (qualidade formal); 2) A participação (qualidade política). Há um forte gradiente entre o grupo aceitar (ou dar sugestões) e o grupo construir a formulação. Com a metodologia da construção que tem como ponto de partida a expressão individual, é possível perceber alguns ganhos: psicológico, epistemológico, político e pedagógico. Especificamente, seriam ganhos pedagógicos, exceto:

14 Q909307 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A trajetória discussão em torno da temática Projeto Político-Pedagógico (PPP) tem ampliado progressivamente o compromisso social da escola como instituição compromissada com o processo de formação humana, cujo caráter é intencional, sistemático e dotado de princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos.

VEIGA, Ilma. Passos Alencastro, FONSECA, Marilia (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. In: Projeto-político-pedagógico: novas trilhas para a escola. 9. ed. Campinas, São Paulo: Papirus Editora, 2013.(adaptado).

De acordo com os pressupostos sobre projeto político-pedagógico, avalie as afirmações a seguir.

I. O projeto político-pedagógico é fruto da projeção arquitetada por todos os envolvidos com o processo educativo.

II. O PPP não se constitui na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação.

III. Sob o ponto de vista emancipador o projeto político-pedagógico deverá ser concebido como instrumento de controle atrelado as regulações dominantes.

IV. O projeto político-pedagógico quando construído na visão de unicidade da teoria e da prática pressupõe relações de interdependência e reciprocidade.

V. O PPP da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas sejam pensadas e dentre elas a conjuntura da escola e a sua função social.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

15 Q909171 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Geografia, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los; portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.

(VEIGA, 2002, p. 7.)

Alguns estudos realizados sobre currículo a partir das décadas 1960 a 1970, do século anterior, destacam a existência de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Esses níveis servem para fazer a distinção de quanto o aluno aprendeu ou deixou de aprender. Considerando os diferentes níveis de currículos, analise as afirmativas a seguir.

I. “O currículo ____________ é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.”

II. “O currículo ______________ é aquele que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.”

III. “O currículo _________________ refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdo das áreas ou disciplina de estudo.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

16 Q908934 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Educação Infantil, Prefeitura de Catuípe RS, OBJETIVA, 2024

O ato de avaliar é uma constante na vida do ser humano, pois, de forma consciente ou inconsciente, estamos sempre nos avaliando e, queiramos ou não, somos avaliados pelos outros a partir de nossas atitudes. Sobre a avaliação na Educação Infantil, assinalar a alternativa INCORRETA:

17 Q911529 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre a Educação Integral, julgue V para as alternativas VERDADEIRAS e F para FALSA:

( )O currículo da Educação Integral pressupõe o acesso do estudante a todas as áreas do conhecimento de maneira articulada e permanente, rompendo com a fragmentação das disciplinas e dando sentido aos conteúdos a partir das questões, trajetórias, experiências e relações dos sujeitos envolvidos nos processos educativos.

( )Propostas de educação integral, então, devem respeitar todas as diferenças representadas pelas deficiências, origem étnico racial, condição econômica, origem geográfica, orientação sexual, religiosa ou qualquer outro fator.

( )A Educação Integral compreende que os processos educativos devem articular os diferentes espaços e tempos de aprendizagem disponíveis e garantir a ampliação e diversificação de interações significativas para todas as pessoas.

( )A Educação Integral é uma concepção de educação definida pelo compromisso com o desenvolvimento integral de todos os sujeitos. Ou seja, a Educação Integral reconhece os sujeitos na sua multidimensionalidade e se compromete com a estruturação de estratégias que garantam a todos, em condições de igualdade, o direito a uma educação de qualidade.

A sequência CORRETA é:

18 Q908855 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

São objetivos de um Projeto Político-Pedagógico:

1. Colaborar na formação dos participantes.

2. Fortalecer o grupo para enfrentar os conflitos.

3. Fomentar as práticas e referenciais individualistas.

4. Auxiliar nas imposições e disputas individuais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

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