Questões de Concursos: Orientação a Objetos Prepare-se para a prova com questões de Orientação a Objetos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Orientação a Objetos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 31 Q149072 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCCNo âmbito dos princípios de concepção e programação orientada a objeto, é correto afirmar que "um objeto da subclasse é um objeto da superclasse, ou seja, os objetos da subclasse podem ser tratados como objetos da superclasse". Esta afirmação é possível quando se refere ao contexto de a) Reutilização. b) Abstração. c) Polimorfismo. d) Herança. e) Encapsulamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 32 Q110748 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPEO paradigma de orientação a objetos é centrado em conceitos que envolve os seguintes princípios fundamentais: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. Esse paradigma evoluiu desde a sua concepção original e tornou-se uma força pivotal no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e de quaisquer outros domínios em que é aplicada, inclusive na área de desenvolvimento de software. A esse respeito, assinale a opção correta. a) Na implementação de linguagens de programação orientada a objetos (POO), o polimorfismo é, usualmente, possível por meio do emprego da técnica de ligação estática, de modo que a escolha da implementação específica que tratará determinado envio de mensagem será efetuada em tempo de compilação. b) O conceito de abstração, presente na POO, oferece maior suporte aos métodos de desenvolvimento embasados em refinamentos top-down que aos embasados em refinamentos bottom-up. c) Na POO, o encapsulamento aplica-se, fundamentalmente, aos campos ou variáveis de estado de determinado objeto, sendo de pouca utilidade a sua aplicação a métodos. d) Uma das formas comuns de se evitar o uso excessivo de herança como mecanismo de refinamento de POO é o emprego de delegação, que evita a criação de número excessivo de subclasses em modelos orientados a objetos. e) Nas linguagens orientadas a objeto da atualidade, é comum o uso de herança múltipla, que permite a determinada classe herdar diretamente das implementações de uma ou mais classes, possibilitando mais expressividade semântica e facilitando a manipulação do sistema de tipos nessas linguagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 33 Q107700 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCCEm aplicações orientadas a objetos é possível construir diferentes tipos de classes, como a) classes abstratas, que podem possuir construtores e serem instanciadas diretamente. b) interfaces, que podem possuir construtores e serem instanciadas diretamente. c) classes abstratas, que podem conter métodos implementados e assinaturas de métodos sem implementação. d) interfaces, que podem possuir constantes, variáveis e atributos privados. e) superclasses em relações de herança, que podem possuir métodos abstratos, mas não podem ser instanciadas diretamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 34 Q119259 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCPNa programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança. II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas. III. Literalmente, polimorfismo significa muitas formas. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes. IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente. a) Apenas I. b) Apenas I e III. c) Apenas I, II e III. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 35 Q166557 | Informática, Orientação a Objetos, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAFAnalise as seguintes afi rmações relacionadas a Orientação a Objetos:I. O acesso a atributos públicos só pode ser feito a partir dos métodos membros da classe derivada. II. A visibilidade dos atributos pode ser pública, privada ou protegida. III. Os métodos protegidos podem ser acessados a partir dos métodos da classe do qual é membro. IV. Diferentemente dos atributos privados, o acesso a métodos privados pode ser feito a partir dos métodos membros de qualquer classe.Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras. a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 36 Q117778 | Programação , Orientação a Objetos , Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.Há linguagens orientadas a objetos em que mensagens podem ser dinamicamente vinculadas a métodos usando-se variáveis polimórficas capazes de referenciar objetos de uma classe pai ou de suas subclasses. Nessas linguagens, quando se chama, via uma variável polimórfica, um método que foi definido na classe pai e sobreposto nas suas subclasses, a chamada é vinculada dinamicamente ao método. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 37 Q217458 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.No que concerne a conceitos de programação orientada aobjetos, julgue os itens que se seguem.Classes são constituídas por interfaces e nelas definidas. O nome de uma classe deve ser único e tem escopo dentro da interface na qual é declarado. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 38 Q118700 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, UDESC, FEPESEAnalise o texto abaixo:Sejam A e B duas classes em um programa orientado a objetos. Se A é __________ de B, então objetos da classe A _________________ atributos que objetos da classe B. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto. a) subclasse ; podem possuir mais b) subclasse ; não podem possuir mais c) superclasse ; possuem necessariamente mais d) superclasse ; possuem necessariamente menos e) subclasse ; possuem necessariamente menos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 39 Q191906 | Programação, Orientação a Objetos, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCCClasses e objetos são dois conceitos-chave da programação orientada a objetos. Com relação a estes conceitos, é correto afirmar que a) uma classe é uma descrição de um ou mais objetos por meio de um conjunto uniforme de atributos e serviços. Além disso, pode conter uma descrição de como criar novos objetos na classe. b) uma classe é capaz de armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ela, assim como se relacionar e enviar mensagens a outras classes. c) uma classe é uma abstração de alguma coisa no domínio de um problema ou na sua implementação, refletindo a capacidade de um sistema para manter informações sobre ela, interagir com ela ou ambos. d) um objeto em uma classe é apenas uma definição, pois a ação só ocorre quando o objeto é invocado através de um método. e) herança é o mecanismo pelo qual um objeto pode estender outro objeto, aproveitando seus comportamentos e variáveis possíveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 40 Q117438 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, MEC, FGVOrientação a Objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software. A respeito desse paradigma, assinale a afirmativa incorreta. a) Um objeto pode ser considerado um conjunto de dados. b) Os objetos possuem identidade, estado e comportamento. c) Um evento pode existir se não houver um objeto a ele associado. d) Um objeto pode existir mesmo que não exista nenhum evento associado a ele. e) A orientação a objetos implementa o conceito de abstração, classe, objeto, encapsulamento, herança e polimorfismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
31 Q149072 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCCNo âmbito dos princípios de concepção e programação orientada a objeto, é correto afirmar que "um objeto da subclasse é um objeto da superclasse, ou seja, os objetos da subclasse podem ser tratados como objetos da superclasse". Esta afirmação é possível quando se refere ao contexto de a) Reutilização. b) Abstração. c) Polimorfismo. d) Herança. e) Encapsulamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
32 Q110748 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPEO paradigma de orientação a objetos é centrado em conceitos que envolve os seguintes princípios fundamentais: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. Esse paradigma evoluiu desde a sua concepção original e tornou-se uma força pivotal no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e de quaisquer outros domínios em que é aplicada, inclusive na área de desenvolvimento de software. A esse respeito, assinale a opção correta. a) Na implementação de linguagens de programação orientada a objetos (POO), o polimorfismo é, usualmente, possível por meio do emprego da técnica de ligação estática, de modo que a escolha da implementação específica que tratará determinado envio de mensagem será efetuada em tempo de compilação. b) O conceito de abstração, presente na POO, oferece maior suporte aos métodos de desenvolvimento embasados em refinamentos top-down que aos embasados em refinamentos bottom-up. c) Na POO, o encapsulamento aplica-se, fundamentalmente, aos campos ou variáveis de estado de determinado objeto, sendo de pouca utilidade a sua aplicação a métodos. d) Uma das formas comuns de se evitar o uso excessivo de herança como mecanismo de refinamento de POO é o emprego de delegação, que evita a criação de número excessivo de subclasses em modelos orientados a objetos. e) Nas linguagens orientadas a objeto da atualidade, é comum o uso de herança múltipla, que permite a determinada classe herdar diretamente das implementações de uma ou mais classes, possibilitando mais expressividade semântica e facilitando a manipulação do sistema de tipos nessas linguagens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
33 Q107700 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCCEm aplicações orientadas a objetos é possível construir diferentes tipos de classes, como a) classes abstratas, que podem possuir construtores e serem instanciadas diretamente. b) interfaces, que podem possuir construtores e serem instanciadas diretamente. c) classes abstratas, que podem conter métodos implementados e assinaturas de métodos sem implementação. d) interfaces, que podem possuir constantes, variáveis e atributos privados. e) superclasses em relações de herança, que podem possuir métodos abstratos, mas não podem ser instanciadas diretamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
34 Q119259 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCPNa programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança. II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas. III. Literalmente, polimorfismo significa muitas formas. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes. IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente. a) Apenas I. b) Apenas I e III. c) Apenas I, II e III. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
35 Q166557 | Informática, Orientação a Objetos, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAFAnalise as seguintes afi rmações relacionadas a Orientação a Objetos:I. O acesso a atributos públicos só pode ser feito a partir dos métodos membros da classe derivada. II. A visibilidade dos atributos pode ser pública, privada ou protegida. III. Os métodos protegidos podem ser acessados a partir dos métodos da classe do qual é membro. IV. Diferentemente dos atributos privados, o acesso a métodos privados pode ser feito a partir dos métodos membros de qualquer classe.Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras. a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
36 Q117778 | Programação , Orientação a Objetos , Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.Há linguagens orientadas a objetos em que mensagens podem ser dinamicamente vinculadas a métodos usando-se variáveis polimórficas capazes de referenciar objetos de uma classe pai ou de suas subclasses. Nessas linguagens, quando se chama, via uma variável polimórfica, um método que foi definido na classe pai e sobreposto nas suas subclasses, a chamada é vinculada dinamicamente ao método. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
37 Q217458 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPETexto associado.No que concerne a conceitos de programação orientada aobjetos, julgue os itens que se seguem.Classes são constituídas por interfaces e nelas definidas. O nome de uma classe deve ser único e tem escopo dentro da interface na qual é declarado. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
38 Q118700 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, UDESC, FEPESEAnalise o texto abaixo:Sejam A e B duas classes em um programa orientado a objetos. Se A é __________ de B, então objetos da classe A _________________ atributos que objetos da classe B. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto. a) subclasse ; podem possuir mais b) subclasse ; não podem possuir mais c) superclasse ; possuem necessariamente mais d) superclasse ; possuem necessariamente menos e) subclasse ; possuem necessariamente menos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
39 Q191906 | Programação, Orientação a Objetos, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCCClasses e objetos são dois conceitos-chave da programação orientada a objetos. Com relação a estes conceitos, é correto afirmar que a) uma classe é uma descrição de um ou mais objetos por meio de um conjunto uniforme de atributos e serviços. Além disso, pode conter uma descrição de como criar novos objetos na classe. b) uma classe é capaz de armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ela, assim como se relacionar e enviar mensagens a outras classes. c) uma classe é uma abstração de alguma coisa no domínio de um problema ou na sua implementação, refletindo a capacidade de um sistema para manter informações sobre ela, interagir com ela ou ambos. d) um objeto em uma classe é apenas uma definição, pois a ação só ocorre quando o objeto é invocado através de um método. e) herança é o mecanismo pelo qual um objeto pode estender outro objeto, aproveitando seus comportamentos e variáveis possíveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
40 Q117438 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, MEC, FGVOrientação a Objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software. A respeito desse paradigma, assinale a afirmativa incorreta. a) Um objeto pode ser considerado um conjunto de dados. b) Os objetos possuem identidade, estado e comportamento. c) Um evento pode existir se não houver um objeto a ele associado. d) Um objeto pode existir mesmo que não exista nenhum evento associado a ele. e) A orientação a objetos implementa o conceito de abstração, classe, objeto, encapsulamento, herança e polimorfismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro