Questões de Concursos: Orientação a Objetos

Prepare-se para a prova com questões de Orientação a Objetos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q149072 | Programação, Orientação a Objetos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PI, FCC

No âmbito dos princípios de concepção e programação orientada a objeto, é correto afirmar que "um objeto da subclasse é um objeto da superclasse, ou seja, os objetos da subclasse podem ser tratados como objetos da superclasse". Esta afirmação é possível quando se refere ao contexto de

32 Q110748 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

O paradigma de orientação a objetos é centrado em conceitos que envolve os seguintes princípios fundamentais: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. Esse paradigma evoluiu desde a sua concepção original e tornou-se uma força pivotal no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e de quaisquer outros domínios em que é aplicada, inclusive na área de desenvolvimento de software. A esse respeito, assinale a opção correta.

33 Q107700 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Em aplicações orientadas a objetos é possível construir diferentes tipos de classes, como

34 Q119259 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas Desenvolvimento de Sistemas, BRDE, AOCP

Na programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança.

II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas.

III. Literalmente, polimorfismo significa muitas formas. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes.

IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente.

35 Q166557 | Informática, Orientação a Objetos, Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informação, Prefeitura de Natal RN, ESAF

Analise as seguintes afi rmações relacionadas a Orientação a Objetos:

I. O acesso a atributos públicos só pode ser feito a partir dos métodos membros da classe derivada.
II. A visibilidade dos atributos pode ser pública, privada ou protegida.
III. Os métodos protegidos podem ser acessados a partir dos métodos da classe do qual é membro.
IV. Diferentemente dos atributos privados, o acesso a métodos privados pode ser feito a partir dos métodos membros de qualquer classe.

Indique a opção que contenha todas as afi rmações verdadeiras.

36 Q117778 | Programação , Orientação a Objetos , Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.

Há linguagens orientadas a objetos em que mensagens podem ser dinamicamente vinculadas a métodos usando-se variáveis polimórficas capazes de referenciar objetos de uma classe pai ou de suas subclasses. Nessas linguagens, quando se chama, via uma variável polimórfica, um método que foi definido na classe pai e sobreposto nas suas subclasses, a chamada é vinculada dinamicamente ao método.

37 Q217458 | Programação, Orientação a Objetos, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a conceitos de programação orientada a
objetos, julgue os itens que se seguem.

Classes são constituídas por interfaces e nelas definidas. O nome de uma classe deve ser único e tem escopo dentro da interface na qual é declarado.

38 Q118700 | Programação , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, UDESC, FEPESE

Analise o texto abaixo:

Sejam A e B duas classes em um programa orientado a objetos. Se A é __________ de B, então objetos da classe A _________________ atributos que objetos da classe B.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

39 Q191906 | Programação, Orientação a Objetos, Agente de Defensoria Programador, DPE SP, FCC

Classes e objetos são dois conceitos-chave da programação orientada a objetos. Com relação a estes conceitos, é correto afirmar que

40 Q117438 | Engenharia de Software , Orientação a Objetos, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Orientação a Objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software. A respeito desse paradigma, assinale a afirmativa incorreta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.