Questões de Concursos: Papel Político Pedagógico e Organicidade

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21 Q327680 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem o(a)

I formação de uma boa equipe de trabalho.

II construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.

III promoção de ações de desenvolvimento profissional.

IV envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões.

V fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.

A quantidade de itens certos é igual a

22 Q328044 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das diferentes formas de participação da comunidade escolar na gestão da educação, julgue os itens a seguir.

Considera-se a LDB absolutamente original no que se refere às disposições sobre a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes, visto que tais disposições introduziram o conceito de gestão democrática na educação pública.

23 Q328982 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:

I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.

II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.

III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.

IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu “nível”, necessidades e expectativas educativas.

24 Q326914 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Um mundo em constante transformação, com o conhecimento se ampliando e comunidades se transformando, exige, segundo Hargreaves (2004), que o professor desenvolva e seja ajudado a desenvolver as capacidades de

25 Q320795 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA

As políticas públicas de financiamento da educação no Brasil passaram por significativas alterações, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1990, com a criação dos fundos contábeis ou fundos multigovernamentais, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos Profissionais do Magistério (FUNDEF), substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esses fundos, é correto afirmar:

26 Q323328 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.

Apesar de a cada ano crescer o número de empresas que implantam uma universidade corporativa em sua estrutura organizacional, não se evidencia uma tendência de migração dos setores de treinamento para esse fim.

27 Q328854 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Rosana, diretora de uma escola de Ensino Fundamental, ao chegar em seu local de trabalho encontra um pai de aluno na secretaria, reclamando com os funcionários da escola sobre a postura de determinado professor. Como uma diretora pautada por princípios da gestão da democrática, ela deverá

28 Q321768 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Profissionais de Recursos Humanos planejam as práticas táticas que podem e devem ser utilizadas para desenvolver a estratégia e implementá-la. São práticas fundamentais para a implementação de estratégias:

29 Q324635 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:

I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.

II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.

III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.

IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte da equipe escolar.

V. Avaliação compartilhada.

Estão corretas apenas:

30 Q326659 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

A democratização do sistema escolar, inclusive da escola, é um caminho para se alcançar a efetiva democratização da educação pública, pois deve proporcionar a participação cada vez mais ampla de todos os segmentos e setores da sociedade.

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