Questões de Concursos: Papel Político Pedagógico e Organicidade

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31 Q326408 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III ? direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,

32 Q326661 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.

O conhecimento compartilhado ou colaborativo, uma das possibilidades pedagógicas de conectividade, favorece a formação de comunidades virtuais de aprendizagem.

33 Q328566 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA

Sobre a formação docente para a educação superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Predomina ausência de políticas de formação pedagógica institucionalizada, há apenas ações pontuais e fragmentadas.

( ) O processo de expansão e diversificação das instituições de educação superior propiciou o aumento do quadro docente na educação superior, o que exige políticas de desenvolvimento profissional dos professores.

( ) As políticas de avaliação exigem melhorias qualitativas na ação docente, tendo em vista as deficiências e fragilidades no desempenho dos estudantes.

( ) A docência na educação superior exige ênfase na pesquisa e no conhecimento científico especializado, por isso há necessidade de formação profissional apenas em nível de pós-graduação stricto sensu.

Assinale a sequência correta.

34 Q320192 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:

I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;

II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;

III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.

Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve

35 Q322023 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico em Assuntos Educacionais, UFSB BA

Na análise das políticas públicas educacionais implementadas no Brasil nas três últimas décadas, observa-se, como uma das características principais, o fenômeno da internacionalização. Sobre esse fenômeno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de um fenômeno típico da globalização econômica e política em que agências de controle monetário, comercial e creditício em nível mundial definem um conjunto de princípios, regras e procedimentos ligados à governança pública.

( ) Promove a articulação entre empréstimos financeiros com formas de monitoramento e controle de programas de financiamento nos países tomadores de empréstimos.

( ) Estimula formas de planejamento educacional participativo com vista à emancipação social, ao fortalecimento da cidadania ativa e ao desenvolvimento de um projeto soberano de nação em cada país.

( ) Significa a modelação dos sistemas e instituições educacionais conforme parâmetros e expectativas supranacionais, definidas pelos organismos internacionais ligados às grandes potências econômicas e mundiais.

Assinale a sequência correta.

36 Q323117 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

A organização didático?pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático?pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A organização em ciclos faz sentido se resultar no direito à educação, à apropriação do conhecimento pelos estudantes e à concretização de um projeto transformador da escola e da sociedade.

37 Q319025 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A organização do ensino em ciclos, com regime de progressão continuada, não supõe diminuição ou eliminação de mecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demanda uma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentes níveis e tipos, visando à melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucional que, num âmbito interno, em regime de progressão continuada, deve ter como objetivo:

38 Q328459 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Segundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada

39 Q323368 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória, julgue os seguintes itens.

A escola estatal, quanto ao funcionamento, e pública, quanto à destinação, está alicerçada na concepção emancipatória.

40 Q320323 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Especialista Educacional, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

A escola cumprirá seu papel/função social se ajudar a formar gerentes de informação: alunos capazes de estabelecer relações significativas entre os conteúdos novos, por processos mentais de comparação, de correlação , de aplicação, de análise, de síntese.

As afirmativas abaixo registram mudanças que a escola deverá realizar com vistas a alcançar objetivos relacionados ao seu papel transformador, EXCETO:

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