Questões de Concursos: Patologia

Prepare-se para a prova com questões de Patologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q533060 | Engenharia Civil, Patologia, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Uma das patologias mais comuns em estruturas de concreto são as fissuras; o plano de manutenção predial deve contemplar o reparo desse problema. Em relação à identificação do tipo de fissura e às técnicas empregadas no reparo dessa patologia, julgue os itens que se subseguem.

Recomenda-se o fechamento de fissuras passivas com material aderente e resistente.

32 Q533323 | Engenharia Civil, Patologia, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Com relação às patologias de pintura que frequentemente ocorrem em paredes de edificações, assinale a opção correta.

33 Q533768 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro Civil, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Para dar continuidade a uma obra que ficou parada por muito tempo antes do início da obra, deve-se verificar a integridade das armaduras. É preciso distinguir a diferença entre ferrugem e corrosão. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) Ferrugem: Se sobre as armaduras formou-se uma camada de óxido de ferro na superfície resultante da umidade e oxigênio presentes no ar.

( ) Ferrugem apresenta coloração: marrom claro, castanho e até mesmo preto

( ) Pequenas deposições de ferrugem são removidas com um leve escovamento das barras com escova de aço podendo se utilizar a armadura.

( ) Corrosão significa um processo eletroquímico, devido a presença de umidade e oxigênio, diferença de potencial na barra corroída, motivada por encruamento localizado na barra de aço (região de dobras por exemplo), tensões muito diferenciadas ao longo da armadura, presença de fissuras na peça de concreto armado e outros fatores.

( ) Corrosão apresenta coloração mais escura quanto mais adiantado o estágio de corrosão: avermelhada, laranja.

( ) Se na escovação forem presenciados corrosões localizadas do tipo pites de corrosão e/ou redução da seção da barra maior ou igual a 10% da área resistente deverá ser consultado o projetista para execução de um reforço.

34 Q530503 | Engenharia Civil, Patologia, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A ocorrência de problemas patológicos nas estruturas começa a se manifestar quando o desempenho do produto de revestimento aplicado atinge um valor aquém do limite mínimo desejado. Considerando a aplicação de argamassa de revestimento em uma estrutura específica, NÃO caracteriza patologia associada com essa aplicação:

35 Q534151 | Engenharia Civil, Patologia, Controlador de Recursos Municipais, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

As eventuais anomalias que podem ocorrer em alvenarias estruturais de blocos vazados de concreto incluem o surgimento de eflorescências que podem alterar a aparência da superfície e até causar desagregação profunda do material. Acerca das prováveis causas da eflorescência, julgue os itens subseqüentes.

A eflorescência pode ser decorrente de depósitos salinos, principalmente de sais de metais alcalinos e alcalinos terrosos na superfície da alvenaria.

36 Q529621 | Engenharia Civil, Patologia, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

A fissuração nos revestimentos é um fenômeno complexo, pois pode ter origem nos procedimentos de projeto e/ou de execução, na seleção dos materiais constituintes e até mesmo na mistura dos materiais. As fissuras que podem se formar por retração da argamassa, por excesso de finos no traço, quer sejam de aglomerantes, quer sejam de finos no agregado, ou por excesso de desempenamento, são conhecidas como

37 Q531825 | Engenharia Civil, Patologia, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE

Foi detectado descolamento de pastilhas cerâmicas de dimensão 10 cm × 10 cm que revestiam a fachada de uma edificação, a qual tem o formato de um retângulo de aproximadamente 30 m de altura por 10 m de largura.

Nessa situação hipotética,

na investigação das causas da patologia, deve-se verificar a possibilidade de o assentamento do revestimento cerâmico ter sido feito depois de ultrapassado o tempo em aberto da argamassa colante.

38 Q533098 | Engenharia Civil, Patologia, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN

Nos revestimentos de paredes e tetos de argamassa, pode aparecer um fenômeno patológico que se caracteriza por apresentar manchas esverdeadas ou escuras e causar deslocamento do revestimento. Essa patologia, causada pela umidade constante ou falta de exposição ao sol, é conhecida como

39 Q532407 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro Civil, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Assinale a alternativa incorreta sobre bolor nas edificações.

40 Q529661 | Engenharia Civil, Patologia, Analista em CampT Júnior, DCTA SP, VUNESP

Uma forma usual de acompanhamento de patologias é pelo controle sistemático de abertura e extensão de trincas. Essa é a forma para caracterizar a gravidade do problema e seu aspecto ativo ou a estabilização. Nas classificações de danos em edifícios existentes na literatura, considera-se que o efeito na estrutura deixa de ser estético e o uso da edificação será afetado se a abertura da fissura ultrapassar

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.