Questões de Concursos: Patologia Clínica

Prepare-se para a prova com questões de Patologia Clínica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q60364 | Medicina, Patologia Clínica

Os cilindros urinários característicos de um caso de proteinúria de 5 gramas em 24 horas são

12 Q476635 | Farmácia, Patologia Clínica, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial sistêmica é uma patologia caracterizada por níveis de pressão arterial elevados. No Brasil, estima-se que aproximadamente 15% dos indivíduos adultos possam ser considerados hipertensos. O controle dessa patologia é feito por diversos grupos de medicamentos, entre eles os bloqueadores adrenérgicos. A respeito da interação entre agonistas e(ou) antagonistas e dos receptores adrenérgicos, assinale a opção correta.

13 Q477617 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Leucocitose patológica é o aumento da contagem total de leucócitos (CTL) que ocorre como resultado de doença e normalmente é a resposta a um dano tecidual. Assinale a causa de leucocitose que NÃO está de acordo com o tipo celular:

14 Q60366 | Medicina, Patologia Clínica

Homem de 30 anos, apresenta anemia microcítica, hipocrômica com ferro sérico, saturação de transferrina e ferritina normais. O diagnóstico será feito com maior probabilidade pela análise de

15 Q475822 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre o Mieloma Múltiplo, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

16 Q60365 | Medicina, Patologia Clínica

Os exames de um paciente mostram no sangue: sódio = 140 mEq/L, glicose = 90 mg/dL e ureia = 30 mg/dL. A densidade urinária = 1.010.

As estimativas de osmolaridade urinária e plasmática são (em mOsm/kg), respectivamente,

17 Q479509 | Farmácia, Patologia Clínica, Médico Multiprofissional em Atenção Cardiopulmonar, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da farmacocinética em casos especiais, como os de hepatopatas, nefropatas, crianças e idosos.

Em insuficiência renal crônica, quando a depuração da creatinina endógena for inferior a 50 mL/minuto, fármacos com excreção urinária exclusiva ou predominante devem ser evitados ou podem ter seu esquema de administração reajustado, mediante modificação de dose ou de intervalo entre doses. Caso contrário, haverá efeito cumulativo, pois sua meia-vida fica aumentada proporcionalmente ao déficit de função renal.

18 Q60363 | Medicina, Patologia Clínica

Considerando as hepatites virais, assinale a alternativa correta.

19 Q476467 | Farmácia, Patologia Clínica, Biomédico, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Utilizando os resultados dos índices hematimétricos HbCM, VCM e CHbCM, pode-se distinguir as anemias como:

20 Q60368 | Medicina, Patologia Clínica

O chumbo está presente no meio ambiente naturalmente ou em consequência de sua utilização industrial. Os casos de intoxicação por chumbo decorrem tanto da exposição ambiental como da industrial em casos de trabalhadores que entram em contato com o metal em seu local de trabalho. O exame de referência utilizado para identificação de chumbo na urina é o
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.