Questões de Concursos Públicos: Patrimônio Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Patrimônio com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Patrimônio Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q390263 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens seguintes, referentes a narrativas patrimoniais e representações. Um patrimônio histórico contém memórias individuais e(ou) coletivas que justificam a sua escolha como patrimônio. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q351768 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioA respeito da Carta de Petrópolis (1987), resultante do 1.º Seminário Brasileiro para Preservação e Revitalização de Centros Históricos, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I O documento interpreta sítio histórico urbano como o espaço concentrador de testemunhos do fazer cultural da cidade em suas diversas manifestações. Aqui, a expressão “sítio histórico urbano” é adotada em relação ao sentido operacional de área crítica, a considerar que toda a cidade é um organismo histórico. II A preservação dos sítios históricos urbanos pressupõe a gestão democrática da cidade, que observe a participação da comunidade interessada. III A ferramenta básica para análise e compreensão do acervo cultural e natural de um sítio histórico urbano é o inventário. a) Nenhum item está certo. b) Apenas o item I está certo. c) Apenas o item II está certo. d) Apenas o item III está certo. e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q351669 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioAs edificações e os sítios de interesse histórico estão sujeitos a uma série de degradações, especialmente em razão da longevidade, isto é, do longo tempo de existência. A respeito desse tema, é correto afirmar que a) processos químicos deletérios associados aos materiais empregados em uma construção de interesse histórico são considerados fatores extrínsecos que causam a degradação do bem. b) patologias são sintomas de degradação resultantes exclusivamente das ações humanas que surgem nos bens de interesse patrimonial. c) se pode afirmar que o meio ambiente no qual a construção histórica está inserida pouco interfere no surgimento de patologias. d) as causas das patologias são exclusivamente de natureza intrínseca, isto é, relacionadas aos materiais que foram adotados na construção de um determinado edifício. e) é possível classificar as causas das degradações em edifícios como oriundas de três agentes: ações antrópicas, causas imprevistas (incluindo guerras, conflitos ou problemas ambientais fora do controle, como terremotos, tufões etc.) e resultantes de características do meio ambiente em que o edifício está inserido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q390145 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioCom relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. No campo do patrimônio material, há uma relação mais próxima entre o patrimônio cultural e o exercício da cidadania que no campo do patrimônio imaterial. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q352028 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioAvalie os conceitos e classifique-os. I Um bem é considerado de excepcional valor por suas características. Representa um período histórico, arquitetônico, ou de costume (vida, hábitos, modo de morar da cidade), conferindo identidade cultural a um grupo social (nacional, regional ou municipal). II Um bem que pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro, localidade ou entorno de um bem tombado. Neste caso, são mantidos fachadas, telhados e volumetria. III É o imóvel renovado, situado no entorno dos bens preservados. Ele pode ser substituído ou modificado após análise e aprovação dos órgãos competentes. Os conceitos acima se referem, respectivamente, a bem a) tombado, tutelado e preservado. b) tombado, preservado e tutelado. c) tutelado, tombado e preservado. d) preservado, tombado e tutelado. e) tutelado, preservado e tombado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q351578 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioA Carta de Washington (1986) diz respeito à salvaguarda de cidades históricas. Das alternativas abaixo, assinale aquela que interpreta corretamente esse documento. a) Alguns dos conjuntos de elementos materiais a preservar são os seguintes: a forma urbana resultante da malha fundiária e da rede viária; as relações entre edifícios, espaços verdes e espaços livres; e as vocações diversas da cidade adquiridas ao longo da sua história. b) As políticas de salvaguarda, para fins de simplificação, devem ter atuação restrita às cidades e aos bairros históricos, não obrigatoriamente avançando sobre as áreas de entorno. c) A Carta de Washington nega a Carta de Veneza de 1964, estabelecendo novos princípios, objetivos, métodos e instrumentos de ação para a salvaguarda da qualidade das cidades históricas. d) Cidades históricas são aquelas que apresentam conjuntos edificados consolidados há, pelo menos, 50 anos. e) A participação dos habitantes das cidades no processo de salvaguarda, embora desejada, deve ser restrita ao programa de informações gerais, em virtude da ausência de conhecimento técnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q389473 | História, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioAssinale a alternativa incorreta acerca da inter-relação entre o museu e o papel sócio-historiográfico. a) Os projetos museológicos precisam se integrar aos processos educacionais, interligando diversas áreas de ensino, reconhecendo no patrimônio cultural o suporte essencial para o desenvolvimento da cidadania e do desenvolvimento social e, principalmente, oferecendo ações firmativas aos segmentos sociais capazes de compreender o papel social e histórico do museu. b) das instituições museológicas entre si e com outras instituições objetivando construções de projetos integrados, desenvolvendo ações transdisciplinares que extrapolem as visões disciplinares. c) Ao buscar associações necessárias à compreensão do mundo, na sua integridade, reconhecendo no patrimônio cultural um instrumento de educação e desenvolvimento social, o museu se insere como instituição de mediação de construção, manutenção e acessibilidade às informações de cunho sóciohistoriográfico. d) O museu é reconhecidamente um espaço privilegiado, onde é possível concretizar as propostas de diálogos entre as diversas áreas e, ao mesmo tempo, é capaz de produzir conhecimento a partir dos temas e problemas que são potencializados no desenvolvimento das ações de pesquisa, preservação e comunicação. e) Um dos grandes desafios das propostas museais tange questões relativas à democratização do conhecimento e ao papel social do museu na construção de conhecimento transdisciplinar e de relevante interesse social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q351671 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioAs cartas patrimoniais são expressivos documentos de referência para a salvaguarda do patrimônio cultural. Em relação à Carta de Veneza, de 1964, é correto afirmar que a) a noção de monumento histórico deve ser restrita às grandes criações arquitetônicas isoladas. b) contribuições posteriores ao momento inaugural de um monumento podem ser eliminadas, considerando-se que a unidade de estilo é a finalidade da restauração. c) a restauração é entendida como uma operação de natureza excepcional, que termina onde começa a hipótese. d) o documento tem as seguintes características: interdisciplinaridade, extensão da noção de monumento histórico ao entorno e preferência por planos nacionais de conservação e restauração, elaborados segundo contextos culturais próprios, em oposição a planos internacionais. e) a conservação e a restauração de monumentos é ofício, ainda que não exclusivo, preferencialmente de arquitetos e urbanistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q352316 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioQuando se fala de conservação preventiva em museus, têmse três alvos: o edifício, a coleção e o público. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta. a) Objetos em um museu são afetados pelas condições de guarda e exposição. Condições ambientais inadequadas também são causas de sérios danos. Um dos principais aspectos para a sobrevivência de uma coleção é a manutenção das áreas de exposição e guarda em condições ambientais estáveis. Para isso é vital que o edifício que abriga coleções apresente um bom estado de conservação e manutenção. b) A conservação preventiva em museus não pode estar dissociada de dois aspectos fundamentais: o técnico e o organizacional. As coleções não existem isoladamente, normalmente estão condicionadas por um contexto institucional. As informações técnicas propiciam a criação de um ambiente físico capaz de reduzir a deterioração nas coleções; no entanto, a implantação das intervenções necessárias para obtenção desse ambiente é uma ação administrativa. c) Sob a lente dos recursos financeiros, há que se ter sempre clara a relação custo/benefício durante a implantação de um plano de conservação preventiva em um museu. A realidade econômica que nos rodeia nos leva a refletir sobre a crescente redução dos recursos públicos para a preservação do patrimônio cultural e o aumento da necessidade de disputar os recursos dos agentes financiadores privados. d) Sob a lente da equipe técnica, há que se lembrar que o desenvolvimento da ciência da conservação já apontou que a conservação é um assunto restrito a conservadores: arquitetos, engenheiros, químicos, físicos, biólogos e administradores. e) Em uma instituição, diversas pessoas estão envolvidas com as coleções e, desta forma, além de competência técnica, é fundamental que a equipe encarregada da implantação de um plano de conservação preventiva desenvolva capacidade de trabalho em equipe, combinando experiência técnica, científica, de gerenciamento e de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q354067 | Contabilidade Geral, Patrimônio, Analista Judiciário, TRT 21a, FCC, Ensino MédioSão variações do patrimônio líquido que integram o resultado geral apurado no exercício a) todas as receitas nele recebidas. b) todas as despesas nele pagas. c) os produtos da alienação de partes beneficiárias. d) as participações de debêntures. e) todas as receitas nele recebidas e todas as despesas nele pagas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro ← AnteriorPróximo →🖨️ Imprimir questões
11 Q390263 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens seguintes, referentes a narrativas patrimoniais e representações. Um patrimônio histórico contém memórias individuais e(ou) coletivas que justificam a sua escolha como patrimônio. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q351768 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioA respeito da Carta de Petrópolis (1987), resultante do 1.º Seminário Brasileiro para Preservação e Revitalização de Centros Históricos, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I O documento interpreta sítio histórico urbano como o espaço concentrador de testemunhos do fazer cultural da cidade em suas diversas manifestações. Aqui, a expressão “sítio histórico urbano” é adotada em relação ao sentido operacional de área crítica, a considerar que toda a cidade é um organismo histórico. II A preservação dos sítios históricos urbanos pressupõe a gestão democrática da cidade, que observe a participação da comunidade interessada. III A ferramenta básica para análise e compreensão do acervo cultural e natural de um sítio histórico urbano é o inventário. a) Nenhum item está certo. b) Apenas o item I está certo. c) Apenas o item II está certo. d) Apenas o item III está certo. e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q351669 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioAs edificações e os sítios de interesse histórico estão sujeitos a uma série de degradações, especialmente em razão da longevidade, isto é, do longo tempo de existência. A respeito desse tema, é correto afirmar que a) processos químicos deletérios associados aos materiais empregados em uma construção de interesse histórico são considerados fatores extrínsecos que causam a degradação do bem. b) patologias são sintomas de degradação resultantes exclusivamente das ações humanas que surgem nos bens de interesse patrimonial. c) se pode afirmar que o meio ambiente no qual a construção histórica está inserida pouco interfere no surgimento de patologias. d) as causas das patologias são exclusivamente de natureza intrínseca, isto é, relacionadas aos materiais que foram adotados na construção de um determinado edifício. e) é possível classificar as causas das degradações em edifícios como oriundas de três agentes: ações antrópicas, causas imprevistas (incluindo guerras, conflitos ou problemas ambientais fora do controle, como terremotos, tufões etc.) e resultantes de características do meio ambiente em que o edifício está inserido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q390145 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioCom relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. No campo do patrimônio material, há uma relação mais próxima entre o patrimônio cultural e o exercício da cidadania que no campo do patrimônio imaterial. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q352028 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioAvalie os conceitos e classifique-os. I Um bem é considerado de excepcional valor por suas características. Representa um período histórico, arquitetônico, ou de costume (vida, hábitos, modo de morar da cidade), conferindo identidade cultural a um grupo social (nacional, regional ou municipal). II Um bem que pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro, localidade ou entorno de um bem tombado. Neste caso, são mantidos fachadas, telhados e volumetria. III É o imóvel renovado, situado no entorno dos bens preservados. Ele pode ser substituído ou modificado após análise e aprovação dos órgãos competentes. Os conceitos acima se referem, respectivamente, a bem a) tombado, tutelado e preservado. b) tombado, preservado e tutelado. c) tutelado, tombado e preservado. d) preservado, tombado e tutelado. e) tutelado, preservado e tombado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q351578 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioA Carta de Washington (1986) diz respeito à salvaguarda de cidades históricas. Das alternativas abaixo, assinale aquela que interpreta corretamente esse documento. a) Alguns dos conjuntos de elementos materiais a preservar são os seguintes: a forma urbana resultante da malha fundiária e da rede viária; as relações entre edifícios, espaços verdes e espaços livres; e as vocações diversas da cidade adquiridas ao longo da sua história. b) As políticas de salvaguarda, para fins de simplificação, devem ter atuação restrita às cidades e aos bairros históricos, não obrigatoriamente avançando sobre as áreas de entorno. c) A Carta de Washington nega a Carta de Veneza de 1964, estabelecendo novos princípios, objetivos, métodos e instrumentos de ação para a salvaguarda da qualidade das cidades históricas. d) Cidades históricas são aquelas que apresentam conjuntos edificados consolidados há, pelo menos, 50 anos. e) A participação dos habitantes das cidades no processo de salvaguarda, embora desejada, deve ser restrita ao programa de informações gerais, em virtude da ausência de conhecimento técnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q389473 | História, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioAssinale a alternativa incorreta acerca da inter-relação entre o museu e o papel sócio-historiográfico. a) Os projetos museológicos precisam se integrar aos processos educacionais, interligando diversas áreas de ensino, reconhecendo no patrimônio cultural o suporte essencial para o desenvolvimento da cidadania e do desenvolvimento social e, principalmente, oferecendo ações firmativas aos segmentos sociais capazes de compreender o papel social e histórico do museu. b) das instituições museológicas entre si e com outras instituições objetivando construções de projetos integrados, desenvolvendo ações transdisciplinares que extrapolem as visões disciplinares. c) Ao buscar associações necessárias à compreensão do mundo, na sua integridade, reconhecendo no patrimônio cultural um instrumento de educação e desenvolvimento social, o museu se insere como instituição de mediação de construção, manutenção e acessibilidade às informações de cunho sóciohistoriográfico. d) O museu é reconhecidamente um espaço privilegiado, onde é possível concretizar as propostas de diálogos entre as diversas áreas e, ao mesmo tempo, é capaz de produzir conhecimento a partir dos temas e problemas que são potencializados no desenvolvimento das ações de pesquisa, preservação e comunicação. e) Um dos grandes desafios das propostas museais tange questões relativas à democratização do conhecimento e ao papel social do museu na construção de conhecimento transdisciplinar e de relevante interesse social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q351671 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioAs cartas patrimoniais são expressivos documentos de referência para a salvaguarda do patrimônio cultural. Em relação à Carta de Veneza, de 1964, é correto afirmar que a) a noção de monumento histórico deve ser restrita às grandes criações arquitetônicas isoladas. b) contribuições posteriores ao momento inaugural de um monumento podem ser eliminadas, considerando-se que a unidade de estilo é a finalidade da restauração. c) a restauração é entendida como uma operação de natureza excepcional, que termina onde começa a hipótese. d) o documento tem as seguintes características: interdisciplinaridade, extensão da noção de monumento histórico ao entorno e preferência por planos nacionais de conservação e restauração, elaborados segundo contextos culturais próprios, em oposição a planos internacionais. e) a conservação e a restauração de monumentos é ofício, ainda que não exclusivo, preferencialmente de arquitetos e urbanistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q352316 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA, Ensino MédioQuando se fala de conservação preventiva em museus, têmse três alvos: o edifício, a coleção e o público. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta. a) Objetos em um museu são afetados pelas condições de guarda e exposição. Condições ambientais inadequadas também são causas de sérios danos. Um dos principais aspectos para a sobrevivência de uma coleção é a manutenção das áreas de exposição e guarda em condições ambientais estáveis. Para isso é vital que o edifício que abriga coleções apresente um bom estado de conservação e manutenção. b) A conservação preventiva em museus não pode estar dissociada de dois aspectos fundamentais: o técnico e o organizacional. As coleções não existem isoladamente, normalmente estão condicionadas por um contexto institucional. As informações técnicas propiciam a criação de um ambiente físico capaz de reduzir a deterioração nas coleções; no entanto, a implantação das intervenções necessárias para obtenção desse ambiente é uma ação administrativa. c) Sob a lente dos recursos financeiros, há que se ter sempre clara a relação custo/benefício durante a implantação de um plano de conservação preventiva em um museu. A realidade econômica que nos rodeia nos leva a refletir sobre a crescente redução dos recursos públicos para a preservação do patrimônio cultural e o aumento da necessidade de disputar os recursos dos agentes financiadores privados. d) Sob a lente da equipe técnica, há que se lembrar que o desenvolvimento da ciência da conservação já apontou que a conservação é um assunto restrito a conservadores: arquitetos, engenheiros, químicos, físicos, biólogos e administradores. e) Em uma instituição, diversas pessoas estão envolvidas com as coleções e, desta forma, além de competência técnica, é fundamental que a equipe encarregada da implantação de um plano de conservação preventiva desenvolva capacidade de trabalho em equipe, combinando experiência técnica, científica, de gerenciamento e de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q354067 | Contabilidade Geral, Patrimônio, Analista Judiciário, TRT 21a, FCC, Ensino MédioSão variações do patrimônio líquido que integram o resultado geral apurado no exercício a) todas as receitas nele recebidas. b) todas as despesas nele pagas. c) os produtos da alienação de partes beneficiárias. d) as participações de debêntures. e) todas as receitas nele recebidas e todas as despesas nele pagas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro