Questões de Concursos: Paulo Freire

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11 Q898226 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Licenciatura Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro, reconhecido por suas contribuições inovadoras para a educação, e considerado um dos pensadores mais influentes na história da pedagogia mundial e é o Patrono da Educação Brasileira. Segundo Paulo Freire (2019), qual é o conceito de "Educação bancária"?

13 Q894223 | Pedagogia, Paulo Freire, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Paulo Freire (1989, p. 15) afirma que “a compreensão crítica da alfabetização, que envolve a compreensão igualmente crítica da leitura, demanda a compreensão crítica da

14 Q897661 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Em "Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa", Paulo Freire (1996) destaca a importância da leitura do mundo como pré-condição para a leitura da palavra. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor expressa a relação entre a leitura do mundo e a leitura da palavra na pedagogia freireana:

15 Q890071 | Pedagogia, Paulo Freire, PEB, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Com base na “Pedagogia do oprimido”, da obra de Paulo Freire, tratada no capítulo 6 do livro “10 lições sobre Paulo Freire”, de Daniel Ribeiro de Almeida Chacon (2023), analise as afirmativas a seguir.

I. A educação antidialógica e mecanicista que Paulo Freire problematiza é chamada por ele de educação bancária. Nesta, os educandos são oprimidos, sendo satisfeitos os interesses dos opressores, tendo como contraponto a educação problematizadora, libertadora e dialógica.
II. Para uma educação dialógica, o diálogo deve marcar inclusive a escolha dos conteúdos programáticos. Os conteúdos não devem ser impostos, depositados, mas sim uma devolução enriquecida do que emana da necessidade e da vivência do alunado. A fonte do conteúdo é então a própria realidade.
III. Para a pedagogia da libertação, é fundamental acreditar que o oprimido é capaz de refletir criticamente sobre sua condição, de agir sobre sua realidade e assim confiar que a classe oprimida é capaz de libertar a si mesma a partir da prática, da ação concreta sobre a sua realidade.

Estão corretas as afirmativas

16 Q896217 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Em sua obra "Pedagogia da Autonomia", Paulo Freire (1996) apresenta uma reflexão profunda sobre a prática docente e a construção do conhecimento. Dentre os elementos centrais da pedagogia freireana, destaca-se a importância da:

17 Q898521 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Paulo Freire é reconhecido mundialmente por sua contribuição à educação. Sobre as ideias defendidas por ele, é possível afirmar que:

18 Q893678 | Pedagogia, Paulo Freire, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

Uma das tarefas primordiais do educador democrático, de acordo com o pensamento de Paulo Freire, é:

19 Q910672 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Quem foi o educador brasileiro que desenvolveu a teoria da Pedagogia Libertadora, destacando a importância da educação como prática de liberdade e criticando o modelo tradicional de ensino?

20 Q898502 | Pedagogia, Paulo Freire, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Recentemente, alguns coletivos de professores/as e pesquisadores/as têm experimentado as aproximações entre a Educação Física escolar e o pensamento de Paulo Freire. Em um estudo nomeado “A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora”, Valdilene Nogueira, Daniel Maldonado, Elisabete Freire (2023) apresentam princípios político-pedagógicos e epistemológicos da Educação Física em interface com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. As autoras e autor defendem:
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