Com base na “Pedagogia do oprimido”, da obra de Paulo
Freire, tratada no capítulo 6 do livro “10 lições sobre Paulo
Freire”, de Daniel Ribeiro de Almeida Chacon (2023), analise
as afirmativas a seguir.
I. A educação antidialógica e mecanicista que Paulo
Freire problematiza é chamada por ele de educação
bancária. Nesta, os educandos são oprimidos, sendo
satisfeitos os interesses dos opressores, tendo
como contraponto a educação problematizadora,
libertadora e dialógica.
II. Para uma educação dialógica, o diálogo deve marcar
inclusive a escolha dos conteúdos programáticos.
Os conteúdos não devem ser impostos, depositados,
mas sim uma devolução enriquecida do que emana
da necessidade e da vivência do alunado. A fonte do
conteúdo é então a própria realidade.
III. Para a pedagogia da libertação, é fundamental
acreditar que o oprimido é capaz de refletir
criticamente sobre sua condição, de agir sobre sua
realidade e assim confiar que a classe oprimida é
capaz de libertar a si mesma a partir da prática,
da ação concreta sobre a sua realidade.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.