Questões de Concursos: Piaget

Prepare-se para a prova com questões de Piaget de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q889666 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

Na literatura, inúmeros autores abordam os diferentes prismas que ratificam a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança. Nessa sistemática, é improcedente a seguinte asserção:

12 Q901385 | Pedagogia, Piaget, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um funcionário atendeu à solicitação de uma mãe para entregar o certificado de ensino fundamental de seu filho de 14 (catorze) anos. Ele informou que acompanhou a trajetória escolar da criança, desde os 5 (cinco) anos de idade, quando ingressou na pré-escola. Considerando a teoria de Piaget, é CORRETO dizer que o funcionário acompanhou o desenvolvimento do aluno nas seguintes etapas:

13 Q893371 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Para o biólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil passa por 4 estágios, a saber: sensório-motor (SM) (0 a 2 anos); pré-operacional (PO) ou simbólico (2 a 7 anos); operatório-concreto (OC) (7 a 11/12 anos) e operatório-formal (OF) (a partir dos 12 anos). Considerando os estágios que fazem parte da Educação infantil (zero a cinco anos), marque SM ou PO para as afirmativas a seguir.

( ) A criança age concretamente sobre objetos que a rodeiam, a fim de poder assimilá-los à sua organização intelectual.

( ) A criança pouco distingue a realidade da fantasia.

( ) O móbile é um brinquedo utilizado para estimular os sentidos e a motricidade das crianças, tais como as ações de engatinhar, levantar e pegar.

( ) A criança começa a dominar a linguagem e os símbolos de comunicação e também a imitar, representar, imaginar e classificar.

Assinale a sequência correta.

14 Q901361 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um bebê de 10 meses apresenta fascinação por objetos e explora ativamente o ambiente ao seu redor, engatinhando e alcançando tudo o que consegue. Essa fase do desenvolvimento, caracterizada pela busca incessante por novidades e experimentação, é conhecida como:

15 Q902506 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A teoria piagetiana se fundamenta na visão interacionista, na qual as relações entre sujeitos e objetos não se opõem, mas se solidarizam. Piaget elaborou categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo uma categoria fundamental:

16 Q902499 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca da descrição da etapa e das características do desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, assinale a alternativa correta.

17 Q901135 | Pedagogia, Piaget, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Segundo Jean Piaget (1896-1980), há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O chamado estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos. Em relação ao estágio pré-operacional é correto afirmar:

18 Q897351 | Pedagogia, Piaget, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
A escola tradicional impõe ao aluno a sua tarefa: ela o “faz trabalhar”. Sem dúvida a criança pode colocar nesse trabalho uma parte maior ou menor de interesse e de esforço pessoal, e na medida em que o professor é bom pedagogo, a colaboração entre os alunos e ele deixa uma margem apreciável à atividade verdadeira. Mas, dentro da lógica do sistema, a atividade intelectual e moral do aluno permanece heterônoma [...].
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

Considerando o texto, a abordagem da escola tradicional

19 Q900487 | Pedagogia, Piaget, Agente de Apoio e Inclusão Escolar, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

À luz da teoria piagetiana, o desenvolvimento psicossocial da criança está subordinado ao

20 Q896517 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Piaget, para que o desenvolvimento mental se dê, é necessário que a criança conserve e retenha elementos da experiência anterior, a fim de que possam ser coordenados, adaptados e (re)elaborados em face das experiências externas (Andion, 2010, p. 80-81). Então, é CORRETO afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.