Para o biólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil passa por 4 estágios, a saber:
sensório-motor (SM) (0 a 2 anos); pré-operacional (PO) ou simbólico (2 a 7 anos); operatório-concreto (OC)
(7 a 11/12 anos) e operatório-formal (OF) (a partir dos 12 anos). Considerando os estágios que fazem parte
da Educação infantil (zero a cinco anos), marque SM ou PO para as afirmativas a seguir.
( ) A criança age concretamente sobre objetos que a rodeiam, a fim de poder assimilá-los à sua
organização intelectual.
( ) A criança pouco distingue a realidade da fantasia.
( ) O móbile é um brinquedo utilizado para estimular os sentidos e a motricidade das crianças, tais
como as ações de engatinhar, levantar e pegar.
( ) A criança começa a dominar a linguagem e os símbolos de comunicação e também a imitar,
representar, imaginar e classificar.
Assinale a sequência correta.
a) PO, SM, SM, PO
b) SM, PO, SM, PO
c) SM, SM, PO, SM
d) PO, PO, SM, SM