Questões de Concursos: Piaget

Prepare-se para a prova com questões de Piaget de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q905877 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Física, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

Como um autêntico estruturalista, Piaget acreditava ter desvendado as formas, ou seja, a essência dos mecanismos pelos quais o pensamento se desenvolve. Essas formas universais estariam muito além de possíveis variações contextuais. Ao discutir a relação entre o tempo e o desenvolvimento intelectual, Piaget fez algumas observações que podem contribuir para elucidar sua posição em relação ao papel do social nesse processo. Ele distinguiu alguns aspectos do desenvolvimento mental; analise-os.

I. O aspecto psicossocial, que compreende tudo o que a criança recebe do ambiente exterior, ou seja, o que ela aprende por meio da transmissão familiar, escolar e educativa em geral.
II. O fator psicológico (espontâneo), isto é, ao desenvolvimento da inteligência propriamente dita, às formas que a criança elabora por si mesma.
III. A mediatização entre o social e o psicológico que se dá na atividade prática, por meios de instrumentos de trabalho e principalmente na internalização da linguagem. Com isso, conseguiu mostrar como a natureza social das pessoas torna-se, igualmente, sua natureza psicológica.
IV. O desenvolvimento mental é completamente independente de qualquer influência social ou cultural, sendo determinado exclusivamente por fatores genéticos.

Está correto o que se afirma em

42 Q906654 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Piaget descreveu quatro estágios de desenvolvimento cognitivo. Qual dos estágios abaixo é caracterizado pelo pensamento lógico, mas dificuldade com o raciocínio abstrato?

43 Q895904 | Pedagogia, Piaget, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget é uma das mais influentes no campo da Psicologia do Desenvolvimento. Piaget propôs uma abordagem construtivista, argumentando que as crianças constroem ativamente o conhecimento enquanto interagem com o ambiente ao seu redor. Sua teoria é composta por estágios distintos que descrevem as mudanças qualitativas na maneira como as crianças pensam e compreendem o mundo. Sobre isso, marque “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as falsas. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

( ) Estágio Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): durante este estágio, as crianças aprendem principalmente por meio dos sentidos e das ações motoras. Elas desenvolvem a noção de permanência do objeto, entendendo que os objetos continuam a existir mesmo quando estão fora de sua visão.
( ) Estágio Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): neste estágio, as crianças tornam-se capazes de realizar operações mentais simples e lógicas com relação a objetos tangíveis e a eventos concretos. Elas também desenvolvem a capacidade de entender princípios de conservação, reversibilidade e seriação.
( ) Estágio das Operações Concretas (dos 7 aos 11 anos): durante este estágio, as crianças começam a desenvolver habilidades de linguagem e a representar mentalmente objetos e eventos. No entanto, elas ainda tendem a ser egocêntricas, incapazes de ver as coisas a partir da perspectiva de outra pessoa.
( ) Estágio das Operações Formais (a partir dos 11 anos): durante este estágio, que persiste pela adolescência até a idade adulta, as pessoas desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre conceitos abstratos e hipotéticos. Elas podem raciocinar sobre possibilidades futuras e considerar diferentes pontos de vista.

44 Q908962 | Pedagogia, Piaget, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Ao estudar o papel do jogo, do brinquedo e da brincadeira na Educação Infantil, são destacados vários autores que analisam a importância desses elementos como promotores do desenvolvimento da criança. Leia as asserções seguintes e assinale a que apresenta um erro conceitual.

45 Q909762 | Pedagogia, Piaget, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar:

46 Q898513 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Física, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas a teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A fase sensório-motora, que ocorre do nascimento até os 2 anos, é caracterizada pela capacidade de raciocínio abstrato e pela resolução de problemas complexos, que se desenvolvem na fase das operações formais.
(__)A fase pré-operacional, que se estende dos 2 aos 7 anos, é marcada pelo egocentrismo e pela incapacidade de realizar operações mentais lógicas, as crianças começam também a imitar, representar, imaginar e classificar.
(__)Na fase das operações concretas, que vai dos 8 aos 10 anos, as crianças são incapazes de entender conceitos de conservação e reversibilidade, o que limita sua capacidade de resolver problemas matemáticos simples.
(__)A fase das operações formais, que se inicia aos 12 anos, é caracterizada pela predominância do pensamento concreto, onde os adolescentes não conseguem pensar de forma hipotética ou abstrata.

Assinale a alternativa com a sequência correta.

47 Q911575 | Psicologia, Piaget, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo propostos por Jean Piaget, assinale a afirmativa INCORRETA.

48 Q899807 | Pedagogia, Piaget, Pedagogo, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Na teoria de Jean Piaget, os símbolos diferem dos signos. Essa diferença pode ser explicada da seguinte maneira:

49 Q898815 | Pedagogia, Piaget, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Emilia Ferreiro estudou o trabalho de Jean Piaget e passou a ser uma espécie de referência para o ensino no Brasil, tendo seu nome ligado ao construtivismo, campo inaugurado pelas descobertas de Jean Piaget. Junto às descobertas chegaram a uma conclusão sobreo aprendizado, que é:

50 Q905480 | Pedagogia, Piaget, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Segundo Jean Piaget, o ser humano passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do indivíduo, ou seja, com a construção do conhecimento na psiquê.
Diante disso, há uma dessas fases que está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nessa fase, o indivíduo começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, com isso, já é possível que consiga resolver alguns problemas básicos. Alguns conceitos são interiorizados, por exemplo, dos números e das operações matemáticas.
Essa fase é denominada:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.