Questões de Concursos: Piaget

Prepare-se para a prova com questões de Piaget de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q908304 | Pedagogia, Piaget, Professor, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Para Piaget, a aprendizagem se define como um processo de equilibração constante. Para efetivar a aprendizagem seriam necessárias, então atividades que desafiassem a criança e provocassem ___________ em seus esquemas internos para que só então esta fosse capaz de reajustar-se através de seus processos mentais, provocando descobertas. A sucessão de tais processos seria responsável por construir novos conhecimentos. A palavra que completa, corretamente, o pensamento da teoria piagetiana é:

52 Q901411 | Pedagogia, Piaget, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Na concepção teórica de Piaget, há dois componentes principais que sustentam o desenvolvimento cognitivo do estudante. O primeiro se refere ao processo pelo qual as crianças buscam harmonizar suas estruturas mentais existentes com novas experiências ou informações, e o segundo processo se refere ao estado de desconforto cognitivo que ocorre quando as experiências ou informações encontradas não se encaixam nos esquemas mentais existentes. É CORRETO dizer que estes dois componentes expressos nestes processos mentais correspondem a:

53 Q891967 | Pedagogia, Piaget, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Segundo Jean Piaget, o processo de aprendizagem ocorre por intermédio da interação dinâmica entre o sujeito e a realidade externa. A equilibração representa o mecanismo fundamental, atuando como um processo contínuo de ajuste entre os esquemas cognitivos do indivíduo e as situações enfrentadas.
Nesse processo, a acomodação ocorre quando

54 Q889682 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A partir da teoria piagetiana, os jogos são classificados, principalmente, de acordo com três variáveis, destacadas a seguir, assinale-as:

55 Q900183 | Pedagogia, Piaget, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo, que se tornou conhecida como a Teoria Psicogenética. Essa teoria destaca que a inteligência é um processo ativo de adaptação ao ambiente e de construção do conhecimento. Entre os aspectos que Jean Piaget transfere da biologia para sua concepção psicogenética podem ser destacados o ajustamento de antigas estruturas e novas funções e o desenvolvimento de novas estruturas para preencher funções antigas. Ambas pressupõem, no desenvolvimento, uma corrente contínua em que cada função se liga a uma base preexistente e, ao mesmo tempo, se transforma para se ajustar a novas exigências do meio, ocorrendo, então, o que Piaget denomina adaptação. Assim sendo, dois princípios básicos, a estrutura e adaptação, se encontram presentes também na atividade mental, já que, para ele, a inteligência é uma característica:

56 Q909174 | Pedagogia, Piaget, Geografia, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Jean Piaget (1896 - 1980) foi biólogo, psicólogo e epistemologista suíço. É considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. É conhecido como o propositor da ciência denominada Epistemologia Genética, que muito contribuiu para a educação. Etimologicamente, a palavra “epistemologia” significa: epistemo = conhecimento e logia = estudo.

(Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5671949/mod_resource/content/1/Psicologia%20.)

A epistemologia genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da vida. Sobre os principais conceitos da teoria de Piaget, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento da estrutura cognitiva humana é um processo que se dá na apropriação da experiência histórica e cultural.

II. O conhecimento resulta de interações entre o sujeito e o objeto. E a troca inicial entre sujeito e objeto se daria a partir da ação do sujeito.

III. O processo de apropriação do mundo cultural é por meio da linguagem – tanto a linguagem socializada quanto a linguagem egocêntrica.

IV. O conhecimento é adquirido por assimilação, ou seja, o aluno incorpora as experiências ou objetos às estratégias ou conceitos já existentes.

Está correto o que se afirma apenas em

57 Q898432 | Pedagogia, Piaget, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Na área educacional existem as teorias de aprendizagens que consideram o comportamento dos seres humanos. Entre essas teorias é conhecida a teoria que manifesta o comportamento do ser humano como uma interação entre o meio em que se vive e o indivíduo, e que sugere haver uma evolução natural cognitiva na aquisição de conhecimentos. A referida teoria é associada a qual teórico?

58 Q902532 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca do desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais assinale a alternativa incorreta.

59 Q897414 | Pedagogia, Piaget, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual das alternativas abaixo apresenta a sequência correta das fases do desenvolvimento cognitivo propostas por Piaget?

60 Q901513 | Pedagogia, Piaget, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Lucas, com 3 anos de idade, está na fase em que começa a usar objetos em brincadeiras de faz de conta e a entender conceitos como passado e futuro. Em qual estágio do desenvolvimento cognitivo de Piaget Lucas se encontra?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.