Questões de Concursos: Planejamento de Ensino

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11 Q319348 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta.

12 Q320015 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEARH RN, IDECAN

A respeito da oralidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É uma das formas de o sujeito participar de processos de interação nas situações de comunicação informais ou formais.

( ) A oralidade e a escrita são duas modalidades da língua diferentes, mas dependentes.

( ) Há uma diferença entre as várias situações de uso da fala e da escrita sem acarretar consequências para o ensino e a aprendizagem.

( ) É uma produção sonora que envolve ainda recursos, como gestualidade, movimentos do corpo e mímica, tom e velocidade de voz, dentre outros.

A sequência está correta em

13 Q325507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE

A educação a distância (EaD) vem se desenvolvendo de forma bastante acelerada no Brasil, especialmente por suas características de romper com as barreiras de espaço e tempo, apresentar um grau de flexibilidade superior à educação presencial e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação em ambientes previamente preparados com interface amigável e graus de interação diversos. Os ambientes tecnológicos, para trabalhar-se com EaD, são conhecidos como

14 Q324038 | Pedagogia, Planejamento de Ensino

O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.

Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:

15 Q325946 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. Por ser central na mobilização do sujeito em sua tarefa, o recurso do saber fazer é o principal indicador e eixo orientador da avaliação de competências.

16 Q325899 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV

No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que:

I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado;

II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras;

III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas.

Está correto o que se afirma em:

17 Q326916 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.

Nesta concepção, o professor é aquele que

18 Q319712 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O nível de escrita em que a criança representa fielmente o som oral, por meio de um grafema para cada um dos fonemas da língua, é denominado

19 Q323304 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV

Sobre a avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ocorrer antes de uma ação.

II. Objetiva produzir um diagnóstico da situação.

III. Identifica as circunstâncias que demandam uma ação restauradora.

Está correto o que se afirma em

20 Q319991 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicólogo, Conselho Federal de Psicologia, Instituto Quadrix

Em uma perspectiva pedagógica diferenciada, a avaliação
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