A reivindicação pela articulação da educação e do cuidado na educação infantil caracteriza-se como um processo histórico que
visou garantir, enquanto afirmação conceitual, um lugar para além da guarda e assistência social.
(Brasil, MEC, 2009, p. 68.)
Analise os itens a seguir.
I. O ato de cuidar ultrapassa processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso,
higiene, conforto e prevenção da dor.
II. Cuidar e educar significa afirmar na educação infantil a dimensão de defesa dos direitos das crianças, não somente aqueles
vinculados à proteção da vida, à participação social, cultural e política, mas também aos direitos universais de aprender a
sonhar, duvidar, pensar, fingir, a não saber, a silenciar, a rir e movimentar-se.
III. O ato de cuidar refere-se a colocar-se em escuta às necessidades, aos desejos e inquietações; supõe encorajar e conter ações
no coletivo, solicita apoiar a criança em seus devaneios e desafios, requer interpretação do sentido singular de suas conquistas
no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar movimentos no mundo.
IV. Educar refere-se ao total cumprimento do currículo escolar prescrito como forma instrucional e deve ser realizado
exclusivamente pelos professores, que não se preocupam com o cuidar, atividade realizada estritamente pelo auxiliar ou
profissional correspondente.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, III e IV, apenas.