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Questões de Concursos Plano Nacional de Educação PNE

Resolva questões de Plano Nacional de Educação PNE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q57406 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A partir das constatações da teoria do capital humano, em meados da segunda metade do século XX, vários países, especialmente aqueles em desenvolvimento, passaram a incluir no discurso governamental e no planejamento educacional a universalização e a qualificação da Educação Básica.
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22Q864931 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, estabeleceu metas para a educação brasileira de 2014 a 2024, visando a ampliar a oferta de educação infantil até o final da década, com o objetivo de alcançar
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23Q920633 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, FGV, 2025

Sobre o Plano Nacional da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. Tem por objetivo a formação para o trabalho e o estabelecimento de limites para a aplicação de recursos públicos, não guardando relação de proporção com o produto interno bruto.

II. Tem por objetivo a melhoria da qualidade do ensino e a promoção humanística, científica e tecnológica do país.

III. Tem por objetivo a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar.

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24Q898438 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre a história da educação especial, assinale a alternativa CORRETA.
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25Q905135 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 é um importante marco para a educação brasileira, estabelecendo metas e diretrizes para melhorar a qualidade e a inclusão no ensino. Entre as metas estabelecidas pelo PNE, qual das alternativas a seguir está CORRETA?
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26Q920607 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Leia o trecho da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008):

(...) se estabelece como princípio que as escolas do ensino regular devem educar todos os alunos, enfrentando a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham, das superdotadas, em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais.

O documento que traz a mudança de paradigma para a Educação Especial é:

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27Q920601 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

A meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a efetivação da gestão democrática no âmbito das escolas públicas. Uma das estratégias definidas para o alcance dessa meta é

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28Q900231 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O século XXI requer novas competências, das quais antes não tínhamos a cobrança. Contudo, já estamos no século XXI há quase duas décadas e ainda estamos com os pés fixados em ações e práticas docentes que não condizem com o público que recebemos em nossas escolas, “é puro treino, é pura transferência de conteúdo, é quase adestramento, é puro exercício de adaptação ao mundo”.

(Freire, 2000, p. 101.)


Para melhor compreender as metodologias ativas, far-se-á uma analogia com um provérbio chinês dito pelo filósofo Confúcio: “O que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo”.

(Barbosa; Moura, 2013, p. 54.)


Mediante a busca de formar profissionais que tenham as competências fundamentais para viverem e produzirem no século XXI e, ainda, considerando as metodologias ativas da aprendizagem, é INCORRETO afirmar que:

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29Q915378 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

O Plano Nacional Para a Primeira Infância (PNPI 2010 - 2022 | 2020 - 2030) destaca várias diretrizes para serem observadas na elaboração e implementação das políticas e práticas pedagógicas para a Educação Infantil. Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando cada diretriz a suas respectivas definições e/ou características.

1- avaliação da qualidade da oferta da Educação infantil.

( ) reflete- se nas atitudes de planejar, refletir, problematizar e propor a organização de experiências.

2- intencionalidade educativa.

( ) devem pautar-se pelo princípio da contextualização dos currículos às especificidades dos saberes locais e à diversidade das infâncias brasileiras.

3- educação e cuidado.

( ) um binômio indissociável, aspectos de uma mesma e única realidade.

4- famílias e instituições.

( ) não se substituem; antes, são parceiras no projeto educativo.

5- professores.

( ) são, por excelência, os concretizadores dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos espaços da Educação Infantil.

6- propostas curriculares estaduais e municipais.

( ) elaboração de indicadores de acompanhamento e registro das aprendizagens das crianças.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.

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30Q920605 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de acordo com Veiga (1996):

___________, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza poderes de decisão.

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31Q894243 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A educação bilíngue de surdos, segundo o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Capítulo V-A, e incluso na Lei nº 14.191, será ofertada:
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32Q915821 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, CESPE CEBRASPE

Acerca do PNE, aprovado pelo Congresso Nacional por meio da Lei n.º 10.172/2001, julgue os itens subsequentes.

A elaboração do PNE é uma exigência das agências internacionais financiadoras da educação, não estando prevista na Constituição Federal de 1988.

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33Q901379 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira por dez anos. Está previsto que a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo realizadas pelas seguintes instâncias, EXCETO:
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34Q920603 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

A Lei nº 13.005/2014 (que aprova o Plano Nacional de Educação) fixa como uma de suas metas a oferta de educação integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendendo, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Um dos documentos que tratam dessa modalidade de jornada escolar é a Resolução no 7/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos). É condizente com este documento a afirmação de que 

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35Q920604 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Sobre a literacia familiar, conforme apresentada no Plano Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019), é correto afirmar que se trata de 

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36Q920626 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, FGV, 2025

As opções abaixo apontam algumas das metas e objetivos da educação especial concernentes ao Plano Nacional de Educação, à exceção de uma. Assinale-a.

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37Q920598 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Leia o texto da Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.

Meta 4: _______________, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, ______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

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38Q920627 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, FGV, 2025

Avalie se as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), incluem os seguintes itens, entre outros:

I. superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

II. formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.

III. promoção do princípio da gestão plutocrática da educação pública.

IV. promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.

Estão corretos os itens

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39Q904113 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 é um importante instrumento de planejamento que define metas e estratégias para melhorar a educação no Brasil. Analise as assertivas a seguir.

I. O PNE estabelece 20 metas que abrangem todos os níveis e modalidades de ensino, com foco na expansão do acesso à educação e na melhoria da qualidade do ensino.

II. Entre as metas do PNE, está a ampliação da educação infantil, com o objetivo de atender todas as crianças de 0 a 3 anos em creches e garantir a universalização da pré-escola para crianças de 4 a 5 anos.

III. O PNE 2014-2024 tem como principal foco a educação superior, deixando de lado a educação básica e as políticas voltadas para a educação inclusiva e profissionalizante.

Pode-se afirmar que:
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40Q898793 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor com Licenciatura, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

A Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), define metas e estratégias abrangentes para aperfeiçoar a educação brasileira ao longo de uma década. Este documento serve como um mapa estratégico para resolverproblemas críticos e melhorar a qualidade da educação em todo o país. Com base nas diretrizes estabelecidas por esta lei, avalie as seguintes proposições quanto à sua veracidade e alinhamento com as diretrizes do PNE:

I. Erradicar o analfabetismo para capacitar cidadãos, permitindo-lhes participar plenamente da sociedade e exercer seus direitos e deveres.
II. Promover práticas educacionais que fomentem a igualdade de oportunidades para todos, além de desenvolver uma consciência cívica que respeite a diversidade e combata a discriminação em todas as suas formas.
III. Estabelecer a responsabilidade das instâncias governamentais indicadas no capítulo anterior quanto à transparência e acessibilidade das informações relacionadas à educação.

Assinale a alternativa correta:
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