Questões de Concursos Públicos: Políticas de seleção e de aquisição

Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Políticas de seleção e de aquisição com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Com relação às políticas de desenvolvimento de coleções, assinale a opção correta.

Determinada biblioteca de acervo híbrido indicou comissão formada por bibliotecários e especialistas para estruturar e implantar política de desenvolvimento de coleções. No entanto, não há qualquer manual ou política predeterminada que sirva de apoio para tal finalidade.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Deve-se considerar que o tamanho do acervo é irrelevante, sendo relevantes, entretanto, as formas de acesso à informação demandada.

Para a elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções, Weitzel (2013) apresenta elementos sob a forma de doze passos. Abaixo são citados alguns desses elementos. Numere-os na sequência em que os autores que trabalham com política e desenvolvimento de coleções recomendam.

( ) Avaliação da política

( ) Descrever a política de seleção

( ) Perfil da comunidade

( ) Descrever o processo e a política de aquisição

( ) Perfil das coleções

( ) Identificação da missão e objetivos institucionais

Qual a sequência recomendada?

Uma das formas de aquisição de documentos para o acervo de unidades de informação é a compra por licitação. A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a devida qualificação, denomina-se

Em relação à Política de seleção e processo de aquisição em bibliotecas, julgue os itens a seguir. Pode?se caracterizar o processo de desenvolvimento de coleções sob três pontos de vista interdisciplinares: uso e demanda; áreas do conhecimento; e biblioteconomia, ou grupo de relações entre as literaturas dos diversos assuntos.