Questões de Concursos: População Brasileira

Prepare-se para a prova com questões de População Brasileira de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q485322 | Geografia, População Brasileira, Consultor Legislativo, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN

A taxa de mortalidade é um dos indicadores básicos de desenvolvimento humano e revela muito sobre as condições de vida e a assistência de saúde em um país. Dados do IBGE mostram uma redução na mortalidade infantil no Brasil nos últimos anos, apesar das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ainda apresentarem taxas de mortalidade quase duas vezes maior que as das regiões Sul e Sudeste. Este indicador de saúde corresponde ao número de óbitos de menores de:

32 Q481082 | Geografia, População Brasileira, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A velocidade do crescimento econômico e as transformações na organização produtiva, durante as "décadas douradas", acentuaram a clivagem social nas grandes cidades brasileiras e, em particular, no Rio de Janeiro. Por isso, sua paisagem urbana é marcada pela presença da favela, com forte e imediata associação com a pobreza.

A respeito do surgimento e expansão das favelas no espaço urbano do Rio de Janeiro, estão corretas as afirmativas a seguir, com exceção de uma.

Assinale-a.

33 Q485252 | Geografia, População Brasileira, Professor II, SEE SP, FCC

Analisando-se as cidades brasileiras sob o aspecto de moradia, é correto afirmar que, de modo geral,

34 Q485272 | Geografia, População Brasileira, Geógrafo, SUDAM AM, IADES

As falas a seguir demonstram pontos de vista antagônicos sobre as políticas de ocupação da Amazônia:

• “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós” (1989, Vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore).

• “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia” (1989, Presidente da França François Miterrand).

• “Quando o meio ambiente está em perigo, não existem fronteiras” (1997, Secretária de Estado Americano Madeleine Albright).

• "Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro." "Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado." "Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!" (Senador da República Cristovam Buarque. Com adaptações).

Sobre a proteção e a internacionalização da Amazônia, assinale a alternativa correta.

35 Q481515 | Geografia, População Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dois terços da mão-de-obra brasileira recebem de um a dois salários mínimos enquanto que 1,3% de todo o país recebe mais de vinte salários mínimos. Tendo como referência essas informações, julgue os próximos itens.

Nas regiões metropolitanas do Brasil, inexiste a referida desigualdade de rendimentos, em função do pleno acesso a educação nessas regiões, que favorece o equilíbrio entre emprego, qualificação profissional e melhores salários.

36 Q483405 | Geografia, População Brasileira, Professor de Geografia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre a sociedade brasileira e minorias étnicas, como a população indígena, julgue os itens a seguir.

A demarcação e criação de reservas de proteção aos índios garante a preservação da cultura e das comunidades indígenas evitando conflitos com fazendeiros e mineradores.

37 Q485212 | Geografia, População Brasileira, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura etária da população brasileira e da evolução de seu crescimento no século XX, julgue os itens a seguir. O baixo crescimento vegetativo da população brasileira verificado nos últimos três censos demográficos indica a diminuição do ritmo de migrações no país e o início de longo ciclo de estagnação. Centros urbanos de atração de migrantes, como Brasília, Manaus e São Paulo, diminuíram drasticamente o ritmo de crescimento econômico, justificando assim a queda do fluxo migratório de entrada e o aumento da saída de população.

38 Q482897 | Geografia, População Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

As regiões metropolitanas, por concentrarem formadores de opinião e grandes grupos de mídia, acabam nacionalizando o diagnóstico dos problemas, distorcendo a imagem real do país. O tipo de problema na grande cidade não são os problemas brasileiros. Um exemplo típico dessa tendência é a visão de que o Brasil passou por um processo de desindustrialização. Não existe isso, o que houve no país foi um deslocamento industrial. A participação do emprego industrial tradicional no total da força de trabalho era de 7,4% em 1992 e manteve-se estável em 2004. Nas regiões metropolitanas, caiu de 8,6% para 6,6%.

Com referência ao texto acima e à temática por ele evocada, julgue seguintes os itens.

Um dos fatores determinantes da desconcentração espacial da atividade industrial mencionada no texto é o deslocamento das fronteiras agrícola e mineral.

39 Q485040 | Geografia, População Brasileira, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura etária da população brasileira e da evolução de seu crescimento no século XX, julgue os itens a seguir. Fundamentados no aumento da expectativa de vida, que resulta em crescimento das despesas com aposentadorias, serviços de saúde e assistência social, setores da sociedade brasileira defendem a necessidade de reforma do sistema previdenciário nacional.

40 Q483662 | Geografia, População Brasileira, Professor de Geografia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre a sociedade brasileira e minorias étnicas, como a população indígena, julgue os itens a seguir.

A expansão do agronegócio e das grandes propriedades rurais em regiões de fronteira agrícola tem nos territórios indígenas um foco de conflito e resistência ao seu domínio.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.