Questões de Concursos: Práticas Laboratoriais em química

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Práticas Laboratoriais em química. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q593613 | Química, Práticas Laboratoriais em Química, Técnico de Laboratório, UFPB PB, IDECAN

Sobre a coloração de GRAM, a sequência de fases correta para a técnica é:

12 Q594917 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A respeito dos métodos de espectroscopia analise as afirmativas abaixo:

I. Espectroscopia no infravermelho não constitui a única maneira de se obter informações sobre transições vibracionais em uma molécula. A espectroscopia de Raman e outro método que fornece informações sobre tais transições.

II. Na espectroscopia Raman, a dispersão da luz por moléculas, envolvia, em alguns casos, uma pequena variação no comprimento de onda da luz. Nesse sentido, a diferença de energia entre a luz da fonte original e a luz espalhada é igual à diferença de energia dos níveis vibracionais de uma molécula.

III. Materiais como o vidro e o quartzo não podem ser usados em recipientes de amostras para a espectroscopia no infravermelho.

Está correto o que se afirma em:

13 Q594612 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Cromatografia líquida é uma técnica cromatográfica na qual a fase móvel é um líquido. Analise os mecanismos abaixo indicados e assinale a alternativa que corresponde ao número de mecanismos pelos quais se separam os solutos em cromatografia líquida.

I. Cromatografia de adsorção.

II. Cromatografia de partição.

III. Cromatografia de troca iônica.

IV. Cromatografia de exclusão por tamanho.

V. Cromatografia de afinidade.

Assinale a alternativa correta:

15 Q593240 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Técnico em Laboratório, IFAP AP, FUNIVERSA

A cromatografia é uma ferramenta muito importante para separar e medir os componentes de uma mistura complexa. A cromatografia a gás e a cromatografia líquida são as principais técnicas nos laboratórios de química analítica e ambiental. Entre essas técnicas, destaca-se a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC, na sigla em inglês) e a cromatografia a gás (CG). Considerando as técnicas de separação na cromatografia a gás, é correto afirmar que a fase

16 Q593923 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue os itens subsequentes. Para o preparo de uma solução ácida, a conduta mais adequada e segura é despejar água no recipiente que já contenha o ácido, a fim de diluí-lo.

17 Q594077 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Refino do petróleo é a operação que tem por objetivo separar suas diversas substâncias componentes em função da cadeia de átomos de carbono que compõem os hidrocarbonetos. Sobre essa etapa do processo de obtenção de petróleo, assinale a alternativa incorreta.

18 Q591686 | Química, Práticas Laboratoriais em química

Entre os processos de soldagem citados a seguir, o mais indicado para soldar ligas de alta condutividade térmica, como as ligas de alumínio e cobre, é o

19 Q594838 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A respeito dos métodos de espectroscopia, espectrometria de massa, titulações espectrofotométricas e indicadores, analise as afirmativas abaixo.

I. A espectroscopia no infravermelho é mais frequentemente empregada em identificação qualitativa de compostos quase puros. Visto que cada composto fornece vários picos, é muito difícil interpretar o espectro infravermelho de uma mistura.

II. Em titulações espectrofotométricas, uma maneira comum de empregar a espectroscopia de ultravioletavisível é pela detecção de indicadores visuais.

III. Indicador ácido-base vermelho de metila é um ?indicador de duas cores?, que é vermelho em uma solução ácida e amarelo em uma solução do PH básico. Ambas as formas são capazes de absorver fortemente a luz visível, mas em comprimentos de onda diferentes.

IV. Em espectrometria de massa, um método de ionização que pode ser usado é a ionização química, que faz uso de um ácido em fase gasosa para protonar o analito e formar um íon molecular.

Está correto o que se afirma em:

20 Q594834 | Química, Práticas Laboratoriais em Química, Técnico de Laboratório, UFPB PB, IDECAN

O laboratório pode ser um local seguro de trabalho, desde que se trabalhe com prudência a fim de evitar acidentes. As causas principais de acidentes em laboratório são: descuidos, falta de atenção no trabalho e ignorância de possíveis perigos. Os acidentes podem ser de pequenas ou grandes consequências e para serem evitados são necessárias precauções que devem ser tomadas no laboratório. Sobre a segurança em laboratório, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de substâncias criogênicas no laboratório é bastante perigoso.

II. Ácidos e bases devem sempre ser estocados separadamente uns dos outros.

III. O volume de líquidos inflamáveis acondicionados em recipientes de pequeno porte, em laboratórios, não deve exceder a 10 litros.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.