Questões de Concursos: Primeira Guerra Mundial

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31 Q947130 | História, Primeira Guerra Mundial, Inglês, UEG, UEG

Leia o texto a seguir. Segundo os cálculos de José Pereira Rego (1816-1892), importante médico da Corte, a doença teria acometido, ao todo, cerca de 90.000 pessoas, mais de um terço da população carioca, estimada, por um relatório do ministério do Império da época, em 266.466 habitantes. Os próprios médicos estavam longe de um consenso sobre a natureza da febre amarela. De onde vinha? Como se propagava? Era contagiosa? Infecciosa? Qual era a cura? Como evitar que a cidade fosse atingida por novas epidemias? Perguntas como estas eram estampadas diariamente nas páginas dos jornais, que começavam a cobrar, de forma mais agressiva, soluções para o problema.
GONÇALVES, Monique de Siqueira. Morte anunciada. História Viva. 2 fev. 2009. Disponível em:<http://historianovest.blogspot.com.br/2009/02/morteanunciada.htmil>. Acesso em: 8 mar. 2018.
A citação refere-se à epidemia de febre amarela que assolou a cidade do Rio de Janeiro em 1850. No contexto da época, acreditava-se que a epidemia era causada

32 Q948193 | História, Primeira Guerra Mundial, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP

Entre 1791 e 1804, uma das colônias francesas no Novo Mundo, Saint Domingue (Haiti), passou por um processo marcado pela reação contra a dominação de uma elite branca que resultou na sua independência e na abolição da escravidão.

Sobre este fato, é correto afirmar.

I - A chegada de Napoleão Bonaparte ao poder foi um grande estímulo aos revoltosos, pois o novo governo da França aboliu definitivamente a escravidão em todos os domínios franceses nas Américas (1802).
II - A eliminação dos dominadores brancos e o protagonismo de escravos, libertos e quilombolas foi motivo de grande preocupação entre as sociedades escravistas das Américas. Temia-se a “haitinização”, ou seja, que a revolta se espalhasse e colocasse em xeque a manutenção da instituição escravista em toda a região.
III - A Revolução do Haiti foi um dos inúmeros casos nas Américas em que o rompimento do domínio colonial esteve associado à abolição da escravidão.
IV - Após unir-se aos revolucionários, entre 1794 e 1802, o liberto François Dominique Toussaint (“Toussaint L’Ouv rtur ”) foi a principal autoridade da ilha. Depois da sua captura e deportação para a França, o exescravo Jean-Jacques Dessalines assumiu a liderança dos revoltosos que proclamaram a Independência do Haiti em 1804.

Quais estão corretas?

33 Q679398 | História, Primeira Guerra Mundial, História, UNICENTRO, UNICENTRO

O período que antecede a Primeira Guerra Mundial foi marcado por contradições fundamentais do sistema capitalista que, ao evoluírem, geraram uma grande crise no mundo liberal. Sobre esse período, marque V para o que for verdadeiro e F, para as demais.
( ) A oposição entre o socialismo e o capitalismo promovia a bipolarização política, ideológica e militar, submetendo as relações internacionais aos interesses americanos e soviéticos. ( ) A Europa Oriental via-se envolvida em lutas nacionalistas, e a região balcânica era disputada por nações imperialistas europeias. ( ) A Europa exercia uma hegemonia econômica dominando os preços no mercado mundial e controlando a maior parcela da produção desse mesmo mercado.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

34 Q949063 | História, Primeira Guerra Mundial, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

Analise as afirmativas abaixo acerca do período Estado Novo (1937-1945) no Brasil.
I - O Estado Novo se estabeleceu a partir de um golpe que dissolveu o Congresso e da outorga de uma nova Constituição que suprimiu liberdades civis. Em meio a um período de turbulência política, o pretexto definitivo para o fechamento do regime foi o crescimento da Ação Integralista Brasileira (AIB) e suas marchas populares. II - No âmbito do Ministério de Educação e Saúde (MES), elaborou-se um projeto cultural que visou a incentivar pesquisas sobre o Brasil e preservar suas raízes culturais. Em torno do ministro Gustavo Capanema, reuniram-se intelectuais de variadas correntes de pensamento nem sempre próximos ao regime, mas que compartilhavam um projeto nacionalista. III - O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1939, controlava e censurava previamente os meios de comunicação. Subordinada ao poder público pela Constituição de 1937, a imprensa foi usada como instrumento de propaganda do regime, sendo obrigada a divulgar informes e comunicados oficiais. IV - O Estado Novo valorizou manifestações da cultura popular como o samba e o carnaval, transformando- -os em símbolos da cultura nacional. As festas, os ritmos populares e temas como a sensualidade, a boemia carioca e a “malandragem”, passaram a ser vistos como expressões de uma brasilidade que deveria ser exaltada.
Estão corretas SOMENTE as afirmativas:

35 Q937720 | História, Primeira Guerra Mundial, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

36 Q687869 | História, Primeira Guerra Mundial, História, UNICENTRO, UNICENTRO

A Revolução ocorrida na Rússia em 1917, teve dois momentos vitais: fevereiro e outubro. Esses dois meses marcaram a ascensão de partidos políticos que tinham em comum a ideia de que o czarismo era uma forma anacrônica de poder e, por esta razão, deveria acabar. No entanto, o partido que teve êxito nesse processo foi aquele cujo ideário era mais radical. Exemplo dessa “radicalidade” foi o assassinato de toda a família Real. A qual partido o fragmento de texto se refere?
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