Questões de Concursos: Princípios do Direito Processual Penal

Prepare-se para a prova com questões de Princípios do Direito Processual Penal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q733704 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal

Considerando os princípios do processo penal, podese dizer que não se aplica às ações penais de iniciativa privada:

32 Q737511 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal, Juiz Substituto, TJAM AM, CESPE CEBRASPE

Relativamente aos sistemas e princípios fundamentais do processo penal, assinale a opção correta.

33 Q174015 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

O princípio da publicidade

34 Q737669 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal

Tradicionalmente, a doutrina classifica as ações penais como privadas, públicas incondicionadas, públicas condicionadas e privadas subsidiária da pública. Os princípios aplicáveis às ações exclusivamente privadas são:

35 Q737075 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil AC

Sobre princípio de processo penal, assinale a alternativa correta.

36 Q100210 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal, Analista Processual, MPU, FCC

Dispõe o art. 5º, inciso XXXVII da Constituição da República Federativa do Brasil que "Não haverá juízo ou Tribunal de exceção; inciso LIII ? Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente". Tais disposições consagram o princípio

38 Q733926 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação processual penal brasileira, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla MP, sempre que utilizada, se refere ao Ministério Público.

O princípio da indisponibilidade impede o MP de opinar pela absolvição, em sede de alegações finais. Em tal hipótese, o juízo competente pode, ainda assim, condenar o acusado.

39 Q735756 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

À luz do CPP e da jurisprudência do STJ, julgue os seguintes itens, relativos à prisão, aos recursos, aos atos e aos princípios processuais penais. Dado o princípio tempus regit actum, as normas processuais penais têm aplicação imediata, não alcançando crimes ocorridos em data anterior à sua vigência.

40 Q148242 | Direito Processual Penal, Princípios do Direito Processual Penal, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

Segundo De Plácido e Silva, os princípios jurídicos, sem dúvida, significam os pontos básicos, que servem de ponto de partida ou de elementos vitais do próprio Direito. Indicam o alicerce do Direito. (Vocabulário Jurídico. 28 ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2009. p. 1091)

Tendo em mira o trecho acima transcrito, mormente os seus conhecimentos sobre a matéria, julgue as proposições a seguir:

I. Decorre do princípio da presunção de inocência a imputação do ônus da prova à acusação.

II. Em razão do princípio da soberania dos veredictos, não pode o Tribunal reformar a decisão, apenas designar um novo júri.

III. O Juiz deve ser previamente designado previamente, por lei, sendo vedado o Tribunal de Exceção, conforme preleciona o princípio do Juiz Natural.

IV. De toda alegação fática ou de direito e das provas apresentadas tem o adverso o direito de se manifestar, tendo em vista o que preleciona o princípio do contraditório.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.