Questões de Concursos: Principais Autores

Prepare-se para a prova com questões de Principais Autores de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q834376 | Pedagogia, Principais Autores, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

De acordo com PERRENOUD, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Para organizar e dirigir situações de aprendizagem, é indispensável que o professor domine os saberes, que esteja mais de uma lição à frente dos alunos e que seja capaz de encontrar o essencial, sob múltiplas aparências, em contextos variados. ( ) O ensino persegue objetivos de maneira mecânica e obsessiva. ( ) A competência do professor é essencialmente didática, pois trabalha a partir das concepções dos alunos, dialogando com eles, fazendo com que sejam avaliadas para aproximá-las dos conhecimentos científicos a serem ensinados.

12 Q834113 | Pedagogia, Principais Autores, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

De acordo com________________, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é fomentada pela interação de um indivíduo aprendiz com outros indivíduos com maior experiência. O uso dessa abordagem na prática educacional necessita que o professor ou instrutor identifique a Zona Proximal e a estimule rumo ao progresso conjunto. Isso faz com que o caminho de aprendizagem seja o condutor do aprendiz da Zona de Desenvolvimento Proximal ao Nível de Desenvolvimento.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.

14 Q840419 | Nutrição, Principais Autores, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Nutricionista, CESPE CEBRASPE, 2020

Assinale a opção que indica a denominação dada a qualquer etapa do fluxograma de produção em que se aplicam medidas preventivas de controle sobre um ou mais perigos.

15 Q841425 | Nutrição, Principais Autores, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Nutricionista, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação às doenças transmitidas por alimentos (DTA) e a aspectos relacionados a agentes infecciosos causadores dessas doenças, é correto afirmar que

16 Q889600 | Pedagogia, Principais Autores, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Quando são analisadas as informações concernentes ao estudo do desenvolvimento motor infantil, é possível encontrar informações que relacionam deterministicamente o aparecimento de habilidades motoras e classificações etárias. Essas habilidades seguem uma sequência bem definida, sendo consideradas como pontos críticos no desenvolvimento motor infantil. Como essas habilidades são conhecidas?

17 Q908875 | Pedagogia, Principais Autores, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Oliveira (2018), encontramos na história da educação períodos em que se difundiram novas tendências educacionais que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Uma dessas, segundo o autor, pode ser definida como uma teoria da aprendizagem behaviorista, orientada por objetivos instrucionais pré-definidos. A ela cabe o termo “aprender a fazer”, tendo como preocupação básica a eficiência e a eficácia do processo de ensino. A função da escola é de produzir indivíduos para o mercado de trabalho, e ao professor cabe a responsabilidade de transmitir as matérias, a fim de garantir também o adequado controle no comportamento diante do ensino. De acordo com o autor, a qual teoria de ensino essa definição se refere?

18 Q909122 | Pedagogia, Principais Autores, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

A teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta. De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam Piaget, Wallon e Vygotsky, é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar das diferenças entre as suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender. Tendo em vista que cada autor explica o desenvolvimento cognitivo a partir de um aspecto, analise as afirmativas a seguir.

I. Compreende o desenvolvimento cognitivo como um processo social e interacionista, no qual a linguagem e o entorno social assumem um papel fundamental. Também categoriza o desenvolvimento em etapas, mas procura o entendimento do sujeito em sua integralidade: biológica, afetiva, social e intelectual.

II. Centraliza sua explicação para o desenvolvimento cognitivo nas fases de desenvolvimento da criança. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios sequenciais e qualitativamente diferentes, através do quais vai sendo construída a estrutura cognitiva seguinte, mais complexa e abrangente que a anterior.

III. De acordo com sua teoria, a aprendizagem promove o despertar de processos internos de desenvolvimento que não ocorreriam senão por meio das interações estabelecidas com o meio externo ao longo da vida. Como fruto dessas trocas e interações, o cérebro tem a capacidade de criar novos conhecimentos, isso porque o contato com outras experiências ativa as potencialidades do aprendiz.

IV. Sua teoria considera a inteligência como resultado de uma adaptação biológica, em que o organismo procura o equilíbrio entre assimilação e acomodação para organizar o pensamento. O que determina o que o sujeito é capaz de fazer em cada fase do seu desenvolvimento é o equilíbrio correspondente a cada nível mental atingido.

V. A existência do indivíduo se dá entre as exigências do organismo e da sociedade e seu desenvolvimento ocorre por meio de uma construção progressiva em que predominam ora aspectos afetivos, ora cognitivos estabelecidos, através das relações entre um ser e um meio que se modificam, reciprocamente.

As informações se referem, respectivamente, a:

19 Q900093 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual é o conceito central da teoria de Lev Vygotsky em relação ao desenvolvimento cognitivo das crianças?

20 Q911430 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Informática, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A história da educação no Brasil tem suas origens no período colonial, quando as primeiras interações entre o Estado e a Companhia de Jesus se estabeleceram para cuidar da educação dos brasileiros. Ao longo do tempo, muitas pessoas dedicaram-se a aprimorar a educação no país. Qual dos seguintes intelectuais não dedicou suas pesquisas e esforços para melhorar a educação no Brasil?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.