Questões de Concursos Públicos: Principais Autores

Resolva online questões de Principais Autores para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q837877 | Pedagogia, Principais Autores, Prefeitura de União do Oeste SC Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, Ensino Médio, 2021

Jean Piaget elenca quatro fatores que considera essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança:

12 Q834376 | Pedagogia, Principais Autores, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, Ensino Médio, 2021

De acordo com PERRENOUD, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Para organizar e dirigir situações de aprendizagem, é indispensável que o professor domine os saberes, que esteja mais de uma lição à frente dos alunos e que seja capaz de encontrar o essencial, sob múltiplas aparências, em contextos variados. ( ) O ensino persegue objetivos de maneira mecânica e obsessiva. ( ) A competência do professor é essencialmente didática, pois trabalha a partir das concepções dos alunos, dialogando com eles, fazendo com que sejam avaliadas para aproximá-las dos conhecimentos científicos a serem ensinados.

13 Q841664 | Nutrição, Principais Autores, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Nutricionista, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2020

A reação química que ocorre entre aminoácido e um carboidrato redutor responsável pela obtenção de produtos que dão sabor, flavor e cor aos alimentos chama-se

14 Q840419 | Nutrição, Principais Autores, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Nutricionista, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2020

Assinale a opção que indica a denominação dada a qualquer etapa do fluxograma de produção em que se aplicam medidas preventivas de controle sobre um ou mais perigos.

15 Q841425 | Nutrição, Principais Autores, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Nutricionista, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio, 2020

Com relação às doenças transmitidas por alimentos (DTA) e a aspectos relacionados a agentes infecciosos causadores dessas doenças, é correto afirmar que

16 Q889600 | Pedagogia, Principais Autores, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, Ensino Médio, 2024

Quando são analisadas as informações concernentes ao estudo do desenvolvimento motor infantil, é possível encontrar informações que relacionam deterministicamente o aparecimento de habilidades motoras e classificações etárias. Essas habilidades seguem uma sequência bem definida, sendo consideradas como pontos críticos no desenvolvimento motor infantil. Como essas habilidades são conhecidas?

17 Q900093 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, Ensino Superior, 2024

Qual é o conceito central da teoria de Lev Vygotsky em relação ao desenvolvimento cognitivo das crianças?

18 Q908875 | Pedagogia, Principais Autores, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, Ensino Superior, 2024

Segundo Oliveira (2018), encontramos na história da educação períodos em que se difundiram novas tendências educacionais que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Uma dessas, segundo o autor, pode ser definida como uma teoria da aprendizagem behaviorista, orientada por objetivos instrucionais pré-definidos. A ela cabe o termo “aprender a fazer”, tendo como preocupação básica a eficiência e a eficácia do processo de ensino. A função da escola é de produzir indivíduos para o mercado de trabalho, e ao professor cabe a responsabilidade de transmitir as matérias, a fim de garantir também o adequado controle no comportamento diante do ensino. De acordo com o autor, a qual teoria de ensino essa definição se refere?

19 Q898434 | Pedagogia, Principais Autores, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, Ensino Superior, 2024

Para Libâneo (2013), o planejamento escolar é uma ferramenta que direciona a prática pedagógica, visando um direcionamento da execução da atividade docente e este portanto, precisa ser um processo contínuo e reflexivo, que envolva a definição de objetivos educacionais, estratégias de ensino, avaliação do aprendizado dos alunos e ainda adaptações constantes a partir de resultados obtidos, levando em consideração o contexto social. Portanto, o ato de planejar não se limita ao mero preenchimento de formulários ou rotina escolar, por isso, precisa ser realizado com cautela e alicerçado nos comportamentos sociais que envolvem aquele ambiente e toda comunidade escolar.
Para o autor, são funções do planejamento escolar:
I. Fundamentar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurando a articulação entre a incumbência da escola, as exigências do contexto social a qual está inserida e do processo de participação democrática.

II. Assegurar objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos. Manifestando a relação entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional do professor com suas ações educativas.

III. Garantir a realização de um processo de ensino de qualidade, afastando-se de improvisação e rotina, buscando sempre que possível o replanejamento a partir de novas ações ou situações que venham a ser revelada visto que este processo se caracteriza pelo movimento permanente, impedindo desta forma que o plano seja rígido e acabado.

IV. Antiquar os conteúdos do plano sempre que for preciso, baseando-se nas e no campo do conhecimento, levando em consideração as aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino.

Assinale a alternativa CORRETA.

20 Q909122 | Pedagogia, Principais Autores, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, Ensino Superior, 2024

A teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta. De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam Piaget, Wallon e Vygotsky, é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar das diferenças entre as suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender. Tendo em vista que cada autor explica o desenvolvimento cognitivo a partir de um aspecto, analise as afirmativas a seguir.

I. Compreende o desenvolvimento cognitivo como um processo social e interacionista, no qual a linguagem e o entorno social assumem um papel fundamental. Também categoriza o desenvolvimento em etapas, mas procura o entendimento do sujeito em sua integralidade: biológica, afetiva, social e intelectual.

II. Centraliza sua explicação para o desenvolvimento cognitivo nas fases de desenvolvimento da criança. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios sequenciais e qualitativamente diferentes, através do quais vai sendo construída a estrutura cognitiva seguinte, mais complexa e abrangente que a anterior.

III. De acordo com sua teoria, a aprendizagem promove o despertar de processos internos de desenvolvimento que não ocorreriam senão por meio das interações estabelecidas com o meio externo ao longo da vida. Como fruto dessas trocas e interações, o cérebro tem a capacidade de criar novos conhecimentos, isso porque o contato com outras experiências ativa as potencialidades do aprendiz.

IV. Sua teoria considera a inteligência como resultado de uma adaptação biológica, em que o organismo procura o equilíbrio entre assimilação e acomodação para organizar o pensamento. O que determina o que o sujeito é capaz de fazer em cada fase do seu desenvolvimento é o equilíbrio correspondente a cada nível mental atingido.

V. A existência do indivíduo se dá entre as exigências do organismo e da sociedade e seu desenvolvimento ocorre por meio de uma construção progressiva em que predominam ora aspectos afetivos, ora cognitivos estabelecidos, através das relações entre um ser e um meio que se modificam, reciprocamente.

As informações se referem, respectivamente, a: