Questões de Concursos: Principais Autores

Prepare-se para a prova com questões de Principais Autores de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q893588 | Pedagogia, Principais Autores, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Reggio Emilia foi o primeiro local onde uma escola que enxergava a criança como personagem central de sua abordagem educativa, surgiu. Leia as afirmações, abaixo, e complete com V, se estão de acordo com as ideias reggianas e F, se não.

( ) A criança é a protagonista de seu aprendizado e, por isso, é entendida como um ser que carrega dentro de si, desde seu nascimento, capacidades e potencialidades ilimitadas.
( ) A criança é um recipiente em que se colocam informações e um ser que, em contato com o mundo, não será capaz de construir significados e aprendizagens.
( ) A criança é aquela que brinca, se relaciona naturalmente com o mundo e com o outro, utiliza seu corpo de infinitas maneiras e experimenta o mundo através dele e é capaz de criar suas próprias hipóteses.

22 Q898434 | Pedagogia, Principais Autores, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Para Libâneo (2013), o planejamento escolar é uma ferramenta que direciona a prática pedagógica, visando um direcionamento da execução da atividade docente e este portanto, precisa ser um processo contínuo e reflexivo, que envolva a definição de objetivos educacionais, estratégias de ensino, avaliação do aprendizado dos alunos e ainda adaptações constantes a partir de resultados obtidos, levando em consideração o contexto social. Portanto, o ato de planejar não se limita ao mero preenchimento de formulários ou rotina escolar, por isso, precisa ser realizado com cautela e alicerçado nos comportamentos sociais que envolvem aquele ambiente e toda comunidade escolar.
Para o autor, são funções do planejamento escolar:
I. Fundamentar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurando a articulação entre a incumbência da escola, as exigências do contexto social a qual está inserida e do processo de participação democrática.

II. Assegurar objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos. Manifestando a relação entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional do professor com suas ações educativas.

III. Garantir a realização de um processo de ensino de qualidade, afastando-se de improvisação e rotina, buscando sempre que possível o replanejamento a partir de novas ações ou situações que venham a ser revelada visto que este processo se caracteriza pelo movimento permanente, impedindo desta forma que o plano seja rígido e acabado.

IV. Antiquar os conteúdos do plano sempre que for preciso, baseando-se nas e no campo do conhecimento, levando em consideração as aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino.

Assinale a alternativa CORRETA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.