Questões de Concursos: Problemas de Aprendizagem na Escola

Prepare-se para a prova com questões de Problemas de Aprendizagem na Escola de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q900416 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os transtornos da aprendizagem são vários; os mais estudados são os que causam prejuízo à leitura, à escrita e ao raciocínio matemático.


II. A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada a razões sociais, ambientais, psicológicas, cognitivas, familiares e culturais a que a criança está submetida.


III. Os transtornos que afetam a leitura e a escrita dos estudantes são a dislexia, a dislalia e a disortografia.


IV. A disortografia é um transtorno de aprendizagem caracterizado pela inadequação dos sons e das regras fonológicas.


Estão corretas:

12 Q905492 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Numa situação hipotética, visualize determinado caso: Maria Julia tem 8 anos, é uma criança inteligente, criativa e eloquente. Porém, em trabalhos escritos, a professora relata que a qualidade e estética está bem abaixo do esperado. Em suas produções escritas, Maria Julia apresenta uma dificuldade espacial, não conseguindo escrever nas linhas ou respeitar as margens; deixa espaços demasiados entre as palavras, tem letra com tamanho, formato e inclinação irregulares; a forma da letra é difícil de ler. Maria Julia demora para fazer cópias, queixa-se de cansaço e dores nas mãos.


Tais características do caso citado são referentes a qual dificuldade específica de aprendizagem?

13 Q893935 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

As maneiras de reagir a tensões do meio são aprendidas conforme os mesmos princípios das demais aprendizagens. As aprendizagens de formas de comportamento inadequadas vão caracterizar o desajustamento social e o distúrbio emocional. Uma das manifestações de desajustamento social é o/a:

14 Q898039 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A discalculia é um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade matemática. Identifique os tipos de discalculia e as práticas pedagógicas recomendadas para apoiar alunos com esse transtorno.

15 Q897053 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

A interface entre os problemas de aprendizagem e o fracasso escolar é complexa e multifacetada, demandando uma compreensão aprofundada dos fatores que se entrelaçam nesse processo. Considerando as perspectivas teóricas contemporâneas, assinale a afirmativa que melhor representa a relação entre esses dois construtos.

16 Q904016 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Os alunos com transtornos globais de desenvolvimento podem ser definidos como:

17 Q904022 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


( ) O TEA é caracterizado por uma deficiência efêmera nas interações sociais recíprocas, que afeta a comunicação verbal e não verbal.


( ) A ausência de reciprocidade social é um dos critérios para o diagnóstico de TEA.


( ) O desenvolvimento de relações apropriadas ao nível de desenvolvimento da pessoa é geralmente facilitado em indivíduos com TEA.


( ) Comportamentos motores ou verbais estereotipados não são comuns em indivíduos com TEA.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo

18 Q900703 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Smith (2007, p. 134) compreende que a nem “todas as crianças com dificuldades de aprendizagem podem alcançar níveis médios de leitura, de escrita e de aritmética, mesmo com anos de ajuda adicional. Para um aluno com graves deficiências de processamento de linguagem, a alfabetização básica [...] pode ser o mais alto nível capaz de ser atingido”. Isto posto, poderão os educadores e educadoras empreender em um trabalho que auxilie os discentes em forjar modos de contornar o que permanece de suas deficiências, para que possam atingir alguns de seus objetivos pessoais. Isto implica na alternativa pedagógica de ensinar habilidades

19 Q883312 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que indica uma consequência negativa provocada pelo desconhecimento que os familiares têm a respeito do grau de autonomia possível para a pessoa com deficiência intelectual (DI).

20 Q906638 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

No processo de avaliação psicopedagógica há uma série de recursos e possibilidades para compreender as dificuldades do aprendizado. Emrelação ao instrumento para avaliar a coordenação motora, marque a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.