Questões de Concursos: Problemas de Aprendizagem na Escola

Prepare-se para a prova com questões de Problemas de Aprendizagem na Escola de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q911699 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Artes, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Um dos alunos da classe do professor Carlos, possui um transtorno de aprendizagem que afeta as habilidades de leitura, ortografia e escrita. Este transtorno torna difícil para ele reconhecer as letras, as palavras, compreender a fonética, e decodificar texto do mesmo nível que seus colegas de turma. Deste modo, é CORRETO dizer que este tipo de dificuldade específica é caracterizado como:

22 Q900703 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Smith (2007, p. 134) compreende que a nem “todas as crianças com dificuldades de aprendizagem podem alcançar níveis médios de leitura, de escrita e de aritmética, mesmo com anos de ajuda adicional. Para um aluno com graves deficiências de processamento de linguagem, a alfabetização básica [...] pode ser o mais alto nível capaz de ser atingido”. Isto posto, poderão os educadores e educadoras empreender em um trabalho que auxilie os discentes em forjar modos de contornar o que permanece de suas deficiências, para que possam atingir alguns de seus objetivos pessoais. Isto implica na alternativa pedagógica de ensinar habilidades

23 Q906638 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

No processo de avaliação psicopedagógica há uma série de recursos e possibilidades para compreender as dificuldades do aprendizado. Emrelação ao instrumento para avaliar a coordenação motora, marque a alternativa correta.

24 Q906639 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Atente para a seguinte manifestação:
“Dificuldades para recordar palavras e solicitar informações da memória.”
Marque a alternativa que, de acordo com a literatura cientifica, define o tipo de distúrbio descrito acima.

25 Q903315 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Considerando as diferenças individuais no processo de aprendizagem, assinale a alternativa que melhor descreve o papel do psicopedagogo na identificação e solução de problemas psicoeducacionais:

26 Q895924 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

A dislexia visual caracteriza-se pela dificuldade na interpretação, diferenciação e memorização das palavras vistas, frequentemente resultando em inversão, omissão, substituição, adição ou repetição de letras ou sílabas. Quais são as dificuldades adicionais frequentemente associadas a esse tipo de dislexia?

27 Q880594 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Em uma escola que adota uma abordagem inclusiva, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento fundamental que orienta as práticas educativas. No entanto, para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e voltada para a diversidade, é necessário que o PPP contemple princípios que valorizem aequidade, a acessibilidade e o respeito à diferença. Além disso, adaptações de materiais e estratégias pedagógicas são essenciais para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e outras demandas específicas.
Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola inclusiva deve priorizar a homogeneidade e a padronização das práticas educativas para garantir a igualdade de oportunidades a todos os alunos.
II. O PPP deve deixar claro que a educação inclusiva visa apenas atender às necessidades dos alunos com deficiência, excluindo outras formas de diversidade presentes na comunidade escolar.
III. As adaptações de materiais e estratégias pedagógicas são recursos importantes para promover a acessibilidade e a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas características individuais.
IV. A acessibilidade na escola refere-se tanto à infraestrutura física, quanto ao acesso aos materiais e práticas pedagógicas.

Assinale a alternativa correta.

28 Q898012 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Segundo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Um aluno do 2º ano do Ensino Fundamental apresenta dificuldades significativas na leitura e escrita. Após uma avaliação, foi constatado que ele possui dislexia. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_) A dislexia é um transtorno específico que afeta a capacidade de processar informações da linguagem escrita, independentemente da inteligência do indivíduo.
2.(_) Crianças com dislexia geralmente não apresentam dificuldades em outras áreas de aprendizagem, como a matemática.
3. (_) A dislexia pode ser dividida em diferentes tipos,como dislexia da linguagem interior e dislexia auditiva.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

29 Q893925 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem são desordens que dificultam o ritmo de aprendizado de uma pessoa. Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos – o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade) é uma doença crônica que causa comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, dentre outros. Quando a escola identifica alunos com TDAH, NÃO é considerada uma estratégia adequada, quando:

30 Q911378 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento da criança e se caracteriza por problemas na comunicação, na interação social e por comportamentos repetitivos e interesses restritos. Em alguns casos, são observados comportamentos atípicos, repetitivos e estereotipados severos, os quais indicam a necessidade de encaminhamento para avaliação diagnóstica.
Fonte: NEY, T.; HUBNER, L. C. 2022

Sendo assim, assinale a alternativa que compreenda um distúrbio caracterizado pela repetição daquilo que a própria criança acabou de dizer ou pelo que seu interlocutor falou há pouco tempo, como suspeita de autismo, denomina-se:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.