Questões de Concursos: Problemas e Catástrofes Ambientais

Prepare-se para a prova com questões de Problemas e Catástrofes Ambientais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q481587 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca das questões ambientais, e sobre o aquecimento global, assinale a opção correta.

13 Q482831 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Engenheiro, ELETRONORTE, NCE

A ampliação das áreas destinadas aos projetos agropecuários, principais agentes de desmatamento na Amazônia, vem agravando os problemas ambientais regionais. Sobre os impactos ambientais provocados por esses projetos, analise as afirmativas a seguir:

I - O desmatamento elimina grande contingente de espécies, destruindo a biodiversidade.

II - A retirada da floresta rompe o sistema natural de ciclagem de nutrientes, acelerando a degradação dos solos.

 III - A destruição da floresta altera as condições da fotossíntese e a disponibilidade de nutrientes responsáveis pela produção da biomassa.

 IV - A introdução de inseticidas e agrotóxicos destrói a biodiversidade e contamina os ecossistemas aquáticos.

Assinale a opção correta:

14 Q482085 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Analista em CampT Pleno, MCT, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às causas e conseqüências das mudanças climáticas, julgue os próximos itens.

As causas externas das mudanças climáticas incluem as mudanças na órbita da terra ao redor do sol e variações na criosfera.

15 Q485218 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Leia o texto abaixo

O ALARMISMO DA MÍDIA

“Os vários meios de comunicação têm trazido à tona e de maneira bastante alarmista os problemas globais relacionados à degradação do meio ambiente, sobretudo aqueles de ordem catastrófica, como acidentes nucleares, derramamento de petróleo em regiões marinhas, mortandade de animais por poluição de rios, queimadas, etc...”

(MENDONÇA,F. GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, 8ª. ed, Contexto, 2008 S.Paulo, págs 12 e 13)

Assim, mesmo determinados processos de ordem completamente natural como erupções vulcânicas ou chuvas torrenciais, passam a ser encarados como:

16 Q482346 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Analista Gerencial, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

Considere que uma única imagem de satélite Landsat sem nuvens, registrada no início do mês de julho, foi obtida para uma região do Acre constantemente nublada. Devido à carência de recursos, essa imagem foi tomada como base para avaliação anual de desmatamento. Uma broca, no final do mês de junho, e uma queimada, no mês de agosto, foram observadas.

Considerando a situação hipotética descrita acima, bem como as potencialidades e limitações da tecnologia de sensoriamento remoto para o monitoramento e a avaliação de impacto ambiental, julgue os próximos itens.

Um outro grupo de pesquisa, utilizando imagens diferentes, datadas do início de setembro, deve chegar aos mesmos índices de desmatamento e queimadas relatados no texto, visto que o interstício entre as imagens utilizadas é insignificante na escala de avaliação regional.

17 Q482079 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O desmatamento na Amazônia para os mais diversos fins ocasiona diversas conseqüências, entre elas:

18 Q482092 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Atividades humanas são capazes de causar degradação ambiental não só em escala local, mas também regional, como é o caso da desertificação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

 I Entre os prejuízos causados pela desertificação está a perda de biodiversidade.

II As áreas subúmidas e semi-áridas do globo são suscetíveis ao processo de desertificação pelo uso do solo de modo intensivo pela agricultura de subsistência.

III No Brasil, o processo de desertificação é reconhecido como tendo causa na remoção da cobertura vegetal.

 IV Não obstante esteja isenta de causar impactos socioeconômicos já que ocorre, predominantemente, em áreas de vazio populacional, a desertificação é reconhecida como uma forma de desequilíbrio ambiental.

A quantidade de itens certos é igual a

19 Q483565 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Vilarejos que afundam devido ao derretimento da camada congelada do subsolo, uma explosão na quantidade de insetos, números recorde de incêndios florestais e cada vez menos gelo. Esses são alguns dos sinais mais óbvios e assustadores de que o Alasca está ficando mais quente devido às mudanças climáticas, disseram cientistas. As temperaturas atmosféricas no Estado norte-americano aumentaram entre 2ºC e 3ºC nas últimas cinco décadas, segundo a Avaliação do Impacto do Clima no Ártico, um estudo amplo realizado por pesquisadores de oito países. (Folha de S. Paulo, 28 set. 2005). O fenômeno cada vez mais evidente devido a inúmeros acontecimentos como os descritos no texto e que têm afetado toda a humanidade é:

20 Q481829 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Analista Gerencial, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção de Amazônia AM, CESPE CEBRASPE

Considere que uma única imagem de satélite Landsat sem nuvens, registrada no início do mês de julho, foi obtida para uma região do Acre constantemente nublada. Devido à carência de recursos, essa imagem foi tomada como base para avaliação anual de desmatamento. Uma broca, no final do mês de junho, e uma queimada, no mês de agosto, foram observadas.

Considerando a situação hipotética descrita acima, bem como as potencialidades e limitações da tecnologia de sensoriamento remoto para o monitoramento e a avaliação de impacto ambiental, julgue os próximos itens.

O desmatamento nessa região interfere na recarga do aqüífero Botucatu.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.