Questões de Concursos: Processo de Planejamento

Prepare-se para a prova com questões de Processo de Planejamento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q329118 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

O planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de ação-reflexão-ação.

Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de

32 Q321862 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre o processo de planejamento numa perspectiva democrática.

( ) É um processo de construção coletiva, desenvolvido para auxiliar na organização e na gestão escolar.

( ) A avaliação é uma das etapas do planejamento e deve ser realizada sempre ao final das ações para mensurar o alcance dos objetivos.

( ) Tem como principais atividades o preenchimento de formulários e a avaliação dos resultados.

( ) A partir do planejamento são gerados instrumentos flexíveis, que auxiliam no desenvolvimento do trabalho da escola nas dimensões pedagógica, política e administrativo-financeira.

( ) A participação de técnicos especializados em planejamento escolar é fator imprescindível para o seu sucesso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

33 Q325059 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN

Sobre o planejamento educacional no Brasil, é correto afirmar:

34 Q323589 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

A educação escolar baseada nos princípios que regem a educação nacional, explícitos na Constituição Federal de 1988, deve estar ajustada, para aplicação, à situações reais. Para esse fim, ela deve contemplar:

35 Q327801 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

Devido aos projetos e às facilidades de revisões periódicas, o nível operacional é caracterizado pelo fato de que possíveis impactos limitam-se a setores específicos da instituição.

36 Q324105 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TJCE CE, CESPE CEBRASPE

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

O controle e a avaliação independem das informações sobre o andamento dos trabalhos. Necessitam apenas ter como base o projeto pedagógico curricular.

37 Q326157 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Ministerial, TJDFT DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.

O nível tático abrange uma área específica da organização e os seus prazos são de curta extensão.

38 Q328206 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Um plano de ensino deve incluir

39 Q325600 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

O nível estratégico refere-se, primordialmente, ao relacionamento da organização com o ambiente externo e, por isso, nesse nível, o grau de incerteza é baixo.

40 Q319772 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Acerca da construção de projetos pedagógicos, assinale a alternativa incorreta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.