Questões de Concursos: Processos em Espécie

Prepare-se para a prova com questões de Processos em Espécie de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q736861 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Defensor Público, DPE MA, FCC

O modelo processual acusatório tem sido entendido como o adequado a um Estado Democrático de Direito por ser o mais garantista. Tem-se como um pressuposto estrutural e l ógico do modelo a

22 Q732556 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Analista, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul RS, FCC

É INCORRETO afirmar que

23 Q735067 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Juíz Estadual, TJMG MG, FUNDEP UFMG

Em se tratando do julgamento pelo Tribunal do Júri, marque a opção CORRETA.

24 Q735627 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Defensor Público Substituto, DPE SC, FCC

Sobre a suspensão condicional do processo, é correto afirmar:

25 Q736885 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito processual penal, julgue os itens seguintes.

Atualmente, o rito estabelecido no CPP para os crimes de responsabilidade de funcionário público é o comum ordinário, como regra geral, ressalvados os procedimentos estabelecidos especificamente para o júri e para os juizados especiais criminais. No que diz respeito aos crimes praticados por funcionário contra a administração em geral, deve ser seguido o procedimento especial estabelecido no CPP. Caso condenado à pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano de detenção ou de reclusão, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever com a administração, o funcionário poderá suportar, como efeito secundário extrapenal, a perda do cargo público, se isso constar, expressa e fundamentadamente, na sentença penal.

26 Q737214 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Defensor Público de 4a Categoria, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens à luz da Lei n.º 9.099/1995. A suspensão condicional do processo será concedida no caso de concurso de crimes cuja pena mínima, pelo somatório, exceder um ano, caso em que o período de provas deverá ser de quatro anos.

27 Q737172 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito processual penal, julgue os seguintes itens.

De acordo com o Código de Processo Penal, é cabível o habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, inclusive nos casos de punição disciplinar.

28 Q734377 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Juíz Estadual, TJMG MG, FUNDEP UFMG

Marque a opção INCORRETA.

No procedimento do júri, o Juiz pronunciará o acusado, todavia, fundamentadamente o absolverá desde logo quando:

29 Q737357 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE

Tércio, servidor público federal em cargo de direção, foi denunciado pela prática de falsificação de documento público. O oficial de justiça não o localizou em sua residência, tendo citado o acusado em seu local do trabalho. Apesar de citado, Tércio não constituiu advogado e não apresentou defesa em juízo.

Nessa situação hipotética,

dada a ausência de nomeação de advogado por Tércio, o juiz poderá nomear defensor dativo, o qual terá direito a receber honorários advocatícios arbitrados pelo julgador.

30 Q733889 | Direito Processual Penal, Processos em Espécie, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

A respeito de recursos, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação.

Após absolvição realizada pelo tribunal do júri, recorreu o Ministério Público, alegando decisão manifestamente contrária à prova dos autos. Provido o recurso, foi o réu submetido a segundo julgamento, em que novamente foi absolvido.

Nessa situação, em face da segunda absolvição, caso o promotor de justiça interponha recurso, alegando nulidade ocorrida durante o último julgamento, tal recurso não será conhecido.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.