Questões de Concursos Públicos: Processos participativos de gestão pública

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21 Q377749 | Administração Pública, Processos participativos de gestão pública, Agente de Fiscalização à Regulação de Transporte, ARTESP, FCC

Os serviços de certa autarquia pública podem ser mal avaliados por seus usuários por conta de uma discrepância entre expectativa e entrega. Caso isso ocorra por conta da percepção da qualidade do serviço pelo usuário, sua origem pode ser:

I. Memória seletiva: lembrando apenas o que mais agrada e pretende alcançar como objetivos pessoais.

II. Retenção seletiva: esquecendo apenas o que é relevante para as necessidades e as crenças.

III. Filtragem seletiva: apenas percebendo o que é relevante para as necessidades atuais.

IV. Distorção seletiva: modificando e buscando informações que apoiam as crenças e os preconceitos pessoais.

Está correto o que consta APENAS em

22 Q375476 | Administração Pública, Processos participativos de gestão pública, Gestão e Infraestrutura, IBGE, CESGRANRIO

No Brasil, paralelamente à evolução da Administração Pública de um modelo burocrático para um modelo gerencial, percebe-se que cada vez mais a população se aproxima dos aparelhos governamentais. Assim, inicia-se um processo de busca por uma democracia participativa na qual a população exerce o poder não apenas por meio de seus representantes, mas também por meio de uma participação direta.

Pode(m) ser considerado(s) instrumento(s) de participação, controle e avaliação social da ação governamental

23 Q193776 | Administração Pública, Processos Participativos de Gestão Pública, Administrador, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos processos participativos de gestão pública, julgue
os próximos itens.

São preceitos constitucionais, a serem atendidos nas leis orgânicas municipais, a cooperação das chamadas associações representativas no planejamento municipal e a iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico não só do município, como também da cidade ou mesmo de bairros, requerendo-se, entretanto, para tais projetos, participação percentual mínima do eleitorado.

24 Q377513 | Administração Pública, Processos participativos de gestão pública, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à participação social nos processos de gestão na administração pública e ao controle social. A Carta de Serviços ao Cidadão é um dos instrumentos de gestão que fortalece a transparência e o controle social.

26 Q377506 | Administração Pública, Processos participativos de gestão pública, Administrador, Metrô DF, IADES

No atual cenário da sociedade, o objetivo do Estado é prestar um serviço cada vez melhor ao cidadão. Para isso, novos canais de atendimento foram criados e surgiram as ouvidorias. Em relação à ouvidoria, é correto afirmar que se trata de um (a)

30 Q376024 | Administração Pública, Processos participativos de gestão pública, FGV

Além dos objetivos relacionados à eficiência e eficácia dos processos de gestão pública, a avaliação de políticas é decisiva para o processo de aprendizagem institucional e também contribuiria para a busca e à obtenção de ganhos das ações governamentais em termos de satisfação dos usuários e de legitimidade social e política. Por essas e outras razões, tem sido ressaltada a sua importância, pois