Questões de Concursos Públicos: Produção Cultural

Encontre aqui questões Produção Cultural de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

As atividades de organização de eventos, por envolverem noções espaciais bastante complexas, que podem afetar a segurança e o bem-estar do público, devem, por lei, contar com a supervisão de arquitetos.

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

O transporte das peças para qualquer tipo de mostra deve seguir os mesmos padrões de exigência contratual, mesmo em se tratando de peças com elevada importância histórica.

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

A determinação do número de profissionais responsáveis por cada setor do evento é responsabilidade exclusiva da direção.

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Embora as bibliotecas públicas sejam o equipamento cultural com maior presença no território brasileiro, apenas com esse dado não é possível saber sobre sua qualidade e seu perfil de gestão cultural.

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

Um gestor de eventos deve possuir habilidades para criar e gerenciar fluxogramas e planilhas.

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

A lei em questão é responsável por um aumento crescente da produção cultural no Brasil.

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Mesmo considerando a alta distribuição de produções audiovisuais nacionais e internacionais, percebe-se no Brasil baixa permeabilidade desses conteúdos audiovisuais pelo conjunto dos equipamentos culturais públicos, privados e domésticos.

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

O FICART é subutilizado e, desde a sua constituição, não há uma estratégia de marketing cultural atrelada ao lançamento de ativos de projetos e produções culturais regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.

Não é de responsabilidade do produtor cultural, e sim da empresa de programação visual contratada, a aprovação dos materiais de divulgação, como cartazes, outdoors, filipetas, programas impressos e convites.

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

As curadorias de eventos culturais seguem, via de regra, um mesmo e rígido esquema de agrupamento das obras que comporão qualquer tipo de mostra.